TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Pesquisas Acadêmicas: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da Governança Corporativa, discorrendo sobre seu conceito de ética empresarial, e como essa prática visa aperfeiçoar o desempenho de uma organização. Estudamos com base nas teorias apresentadas em aula, e análise do filme Wall Street- Poder e Cobiça. Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade. (IBGC 2004).Sendo assim, a pesquisa afirma que adotar a prática de GC pode levar a organização à longevidade e perenidade.

Palavras chave: Governança Corporativa, Ética Empresarial.

ABSTRACT

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa demonstrar a importância da governança corporativa e a sua ligação com o conceito de ética empresarial. A expressão Governança Corporativa tem sido muito utilizada nos dias atuais, embora não seja um conceito novo.

Esse tema tomou grande proporção nos últimos anos em decorrência de alguns escândalos que envolveram companhias importantes como o caso do Barings Bank. Com a constatação, por parte dos investidores institucionais, de que os conselhos não vinham cumprindo suas obrigações, essa prática foi implementada com o intuito de estabelecer regras e procedimentos visando uma gestão eficaz.

A definição de Governança Corporativa dada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa): “sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.” É uma política de governança corporativa moderna e transparente que garante a proteção dos interesses de todos os acionistas e demais públicos envolvidos com a empresa.

A prática de GC contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, para que isso ocorra é preciso que o conselho de administração exerça estratégias para a empresa, e fiscalize o desempenho da gestão.

Essas práticas evitam ou minimizam fracassos decorrentes de uma má governança, tais como: abusos de poder, erros estratégicos e fraudes.

A fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas, são 4 os princípios básicos de GC:

Transparência – Objetivo de garantir a confiabilidade, e é gerada pelo desejo de disponibilizar as in-formações à todas as partes interessadas.

Equidade – Refere-se ao tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas (stake-holders).

Prestação de Contas – Assumir as consequências de seus atos.

Responsabilidade Corporativa - Os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Wall Street e a Governança Corporativa

Através do filme Wall Street – Poder e Cobiça podemos refletir sobre até onde somos capazes de ir para se conseguir algo, ou o quanto custa o sacrifício para subir na vida.

O filme relata a história de um corretor da bolsa ambicioso, capaz de qualquer coisa para se chegar ao seu objetivo no mundo dos negócios, o mesmo se torna um executivo inescrupuloso, ganancioso que se sentindo atraído pelo poder e orientado pelo dono da corretora, passa por cima de todos os regulamentos e regras. Ele passava informações sigilosas e privilegiadas dos investimentos, para conseguir seu padrão de vida desejável.

O filme nos mostra a falha na governança corporativa, onde não se foi possível detectar num primeiro momento as irregularidades e as manipulações, mesmo em um país com regras rígidas e punições contra fraudadores. A história relata a falta de conduta ética e responsabilidade social, visando apenas o lucro.

ANDRESSA TOUR

Agência de turismo localizada na Grande São Paulo.

Visão: Tendo como objetivo tornar o turismo acessível a todas as pessoas, oferecendo produtos, serviços e atendimento de qualidade a preços justos, dedicando-se diariamente a realizar o sonho de cada cliente.

Missão: Formatar produtos e adaptar o preço desses produtos à capacidade de pagamento dos clientes.

Desenvolver novos mercados nacionais e internacionais.

Incentivar o desenvolvimento de fornecedores e de receptivos locais.

1-OBJETIVO

Definir claramente os princípios éticos que direcionam as ações e seus compromissos de conduta, tanto institucionais quanto dos empregados, demonstrando o sentido ético de sua Missão, Visão, Valores e Estratégias.

ABRANGÊNCIA: Esta Política aplica-se a todas as áreas e funcionários da Empresa.

Com o Intuito de Compartilhar as Boas Práticas adotadas pela Andressa Tour, este Código abrange, também, os prestadores de serviço, fornecedores, lojas terceirizadas e agentes de viagem.

VIGÊNCIA: Esta Política foi revisada e aprovada pelo Conselho Administrativo e entra em vigor a partir de março/2009.

FUNDAMENTAÇÃO: Este documento fundamenta-se nas crenças e valores do Conselho Administrativo.

2-ESTRUTURA

Comitê de Integridade corporativa

Como parte da responsabilidade de governança corporativa, a Andressa Tour instituiu um Comitê de Integridade Corporativa que trata os assuntos sobre integridade, conformidade e ética, avaliando os impactos sobre os negócios das empresas.

O Comitê é formado pelos principais representantes das empresas do Grupo, inicialmente: diretor geral, CEOs, diretor financeiro, diretor de RH e diretor e gerente de integridade corporativa.

3-RESPONSABILIDADES

1-FUNCIONÁRIOS

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com