TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Artigos Científicos: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM FINANÇAS

Trabalho Final da Disciplina

Governança Corporativa

Resende

2013

Natália da Silva Diniz

O comprometimento de grandes empresas devido

a determinações incorretas.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Governança Corporativa para obtenção de avaliação.

Resende

14/12/2013

2

1. INTRODUÇÃO Definir a estrutura de governo que maximize a relação entre o retorno dos acionistas e o benefício auferido pelos executivos. Para Hitt, Ireland e Hosksson (2001), esta é a melhor tradução para os objetivos da Governança Corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. E por que, então, empresas como Citigroup, Merryl Linch, GM, Sadia e Votorantim foram tão fortemente afetadas pela crise financeira internacional de 2008, se possuiam uma estrutura neste sentido? Porque os Conselhos de Administração falharam.

2. DESENVOLVIMENTO

A principal função de um Conselho Administrativo em uma organização é proteger e valorizar o patrimônio da sociedade empresarial, bem como maximizar o retorno do investimento dos acionistas em busca da sustentabilidade da empresa. Além disso, é o guardião do sistema de governança e deve buscar o equilíbrio entre os anseios das partes interessadas. Ou seja, é o órgão mais importante dentro do sistema, pois precisa lidar diariamente com as questões práticas e políticas da organização. Na crise financeira internacional de 2008, algumas grandes empresas se destacaram negativamente no cenário brasileiro. A Sadia, por exemplo, utilizava um sistema de financiamento em que dependia da baixa do dólar para manter vantajosa sua escolha, já que nessas operações a taxa que ela pagaria dependia da cotação do câmbio vigente até a data de vencimento do contrato estabelecido entre a empresa e o banco. Caso o dólar ficasse abaixo de uma determinada faixa de valor, os juros pagos pelo financiamento seriam menores do que os praticados pelo mercado, o que na época era vantajoso para as empresas. Se ficasse acima, a vantagem passava a ser dos bancos. Mesmo depois que a forte tendência de alta do dólar foi se consolidando, a Sadia continuou realizando essa operação. Com a disparada da cotação da moeda entre agosto e outubro de 2008, a empresa amargou enormes prejuízos.

3

E é nesse ponto que aparece a falha do Conselho de Administração. Em tese, eles deveriam ser ocupados por profissionais que conhecem o mercado a fundo como a organização deve se inserir nele. Porém, falta bagagem. Uma pesquisa da consultoria McKinsey com 1 597 conselheiros revela um retrato preocupante: 35% deles dizem desconhecer a dinâmica do mercado em que as empresas operam. E só 14% estão a par dos riscos que a companhia enfrenta.

3. CONCLUSÃO

Um Conselho preparado poderia ter evitado, ao menos, que a Sadia tivesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com