TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Exames: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O mercado brasileiro tem se mostrado cada vez mais dinâmico e competitivo, à medida que a globalização tem tornado o acesso à informação mais fácil, colaborando assim, para o aumento da concorrência, e para a necessidade das empresas tratarem a governança corporativa e a gestão de riscos com mais efetividade, devido a fatores internos e externos à empresa, cujo desencadeamento pode alterar o objetivo organizacional.

O crescimento exponencial de investidores no mercado brasileiro nos últimos anos, devido ao aumento de empresas abertas e da estabilidade da economia, transmudou o país a um nível bem mais elevado de governança, onde a taxa de retorno aos acionistas passaram a sobrepor a taxa de risco. Por conseguinte, o investidor passou a ser mais exigente e comprometido, além de garantir que os recursos empregados irão impulsionar o negócio.

No decorrer dos anos, devido ao considerável crescimento do mercado de capitais e da necessidade efetiva de profissionalização da alta administração das empresas brasileiras, foi percebido um déficit de movimentos pelas boas práticas de governança corporativa, o que ocasionou em diversas discussões sobre as novas demandas e à realidade do mercado.

No Brasil, os Conselhos de Administração - Profissionais ou Independentes - surgiram em resposta a esse movimento por boas práticas de Governança Corporativa com intuito de tornarem as empresas mais atrativas para o mercado, o que representa uma grande importância para captação de investidores, uma vez que houve um aumento significativo de investimentos de estrangeiros no mercado de capitais brasileiro, o que reforçou a necessidade das empresas se adaptarem às exigências e padrões internacionais, além de dar mais transparência aos resultados para aumentar sua atratividade.

O objetivo desse trabalho consiste em analisar o desenvolvimento da governança corporativa no Brasil e a relação entre o valor de mercado das ações das empresas brasileiras quando da adesão ao Novo Mercado BM&FBOVESPA ( Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo), avaliando por conseguinte, se a efetiva adesão e a atenção a elevados padrões de Governança Corporativa, tem impacto sobre o valor das ações. Será analisado também como os agentes de Governança, tais como: acionistas, Conselho de Administração , Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Auditoria Independente e os demais stakeholders(partes interessadas à empresa), contribuem para o aprimoramento e desenvolvimento das práticas e normas de boa conduta para agregação de valor à firma.

A busca da gestão profissionalizada e transparente decorreu de uma profunda mudança no ambiente organizacional brasileiro que tem como objetivo principal proteger o valor da empresa no mercado e com isso tornar a organização mais atraente, agregando uma série de características para futuros investidores. A partir dessa análise, cabe questionar: A adesão ao novo mercado influencia no comportamento dos papéis negociados?

Percebe-se, na atualidade, a necessidade de mudanças relacionadas aos hábitos, processos, costumes e políticas nas empresas brasileiras, pois a preocupação com a saúde financeira e econômica das mesmas se faz necessário para sua longevidade. Este trabalho pretende mostrar se a adesão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com