TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Artigo: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

Entendendo o conceito de Gestão: A função de gestor hoje é muito mais complexa do que no passado, hoje o gestor precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições totalmente diferentes das de antes, como:

1-Interdisciplinaridade - os processos de negócio envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens; 2-Complexidade - As situações carregam cada vez um número maior de variáveis; 3-Exiguidade (escassez) – De tempo e prazos cada vez mais curtos; 4-Multiculturalidade – Mistura de culturas cada vez mais comum em empresas: Clientes , fornecedores, equipes de outras unidades; 5-Inovação - tanto as formas de gestão , quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaças; 6-Competitividade – Mercado mais competitivo, ameaças: NOVOS ENTRANTES E PRODUTOS SUBSTITUTOS.

#Gerir a aplicação dos recursos é crucial, sejam recursos materiais, financeiros, de informação, humanos, de comunicação ou tecnológicos. A gestão tornou-se importante para aperfeiçoar continuamente os processos de negócio, através das novas ferramentas de apoio.

Gestão Empresarial : Refere-se ao processo e estruturas para direção e controle das empresas, ocorre através da relação entre a diretoria , conselho de administração, controle dos acionistas, acionistas minoritários e outros intervenientes.

A evolução: Antigamente a Gestão Empresarial era uma tarefa fácil.

Era da Repetição: Antigamente os Planos Empresariais poderiam ser feitos por extrapolação da evolução do passado ;

Era da Expansão: Ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial vivenciamos uma época de crescimento econômico que permitiu projeções na busca da ampliação de oportunidades ;

Era dos Planos de Longo Prazo com ajustes de Curto Prazo: A partir dos anos 60, aconteceram aceleradas evoluções macro-econômicas, e os gestores passaram a buscar formas de sobreviver nesse cenário Mutante. Porém, os planos Empresariais ainda contemplavam horizontes de 10 a 20 anos.

Era da mudança: De 1970 em diante, o cenário começou a sofrer mudanças de grande impacto como a Guerra do Oriente, que trouxe consigo a “guerra do petróleo” . A partir daí gestores buscaram formas de lidar com as consequências, explorando a capacidade tecnológica e financeira .

Era dos Planos Econômicos: Após a crise do petróleo, o Brasil entrou na crise da gestão governamental que desafiou o empresariado brasileiro, um grande desafio que tornou o Brasil uma escola para formação em Gestão Empresarial de gestores com potencial de carreira e sucessão (muitas matrizes mandam gestores para serem treinados aqui, para testar sua capacidade gerencial)

Era da Surpresa: Ocorreu dos anos 90 em diante: Nem os recursos mais sofisticados de planejamento estratégico eram suficientes para uma leitura segura do futuro. A Gestão Empresarial precisou se “reinventar”, analisando, reagindo e pró-agindo. Entrando no novo século, fica cada vez mais evidente a necessidade de uma “Gestão helicóptero” (visão de cima para baixo, de ponta a ponta, ficar de olho no painel do cockpit e manter cabeça fria). Além disso não se pode mais agir localmente,é preciso ser global. Não basta correr, agora é necessário alcançar a velocidade da internet. “Quer ser Líder, não seja o dono da verdade, mas sim o inspirador de uma equipe criativa e envolvida"

A GOVERNANÇA CORPORATIVA

- Surgiu nos EUA na metade dos anos 90 com o objetivo principal de proteger os acionistas de eventuais abusos das diretorias executivas das empresas. Busca a total transparência na relação das empresas com seus acionistas e “stakeholders”.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com