TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes Empresas

Exames: Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Elas não surgem essencialmente de grandes ideias, mas sim a partir de grandes pessoas que sabem o que querem.

Diferentemente do que muitos possam imaginar, grandes empresas normalmente não se iniciam com grandes ideias, mas sim com pessoas de alto potencial que sabem o que precisa ser feito, como fazer e principalmente tem dedicação total para transformar um sonho em realidade, assim, o elemento mais importante para uma startup é o seu time.

Os fundadores devem ser complementares tanto em termos de conhecimentos e afinidades, quanto em perfil; genericamente enquanto um deve ter foco mais técnico, outro deve ter pelo lado administrativo/operacional e um terceiro voltado para negócios, marketing e comercial. Assim, tem-se um tripé que consegue não só se sustentar, mas também ao negócio como um todo. Além disto, este time precisará de um líder, que ao mesmo tempo os conduza na realização da visão do negócio e saiba delegar suas responsabilidades bem como ouvir e aprender com seu time, com os clientes e parceiros.

O segundo elemento fundamental para a criação de grandes negócios é o mercado e a oportunidade que ele possui naquele momento. Uma empresa existe para atender as necessidades de seus clientes e somente cresce e se torna perene se conseguir suprir as demandas e expectativas acima de qualquer outro concorrente no mercado. Neste sentido é fundamental, antes de sair executando a ideia, conhecer o mercado, conversar com potenciais consumidores, parceiros e fornecedores para entender a lógica do mesmo, a atuação dos concorrentes e as necessidades não atendidas.

Após tudo vem a ideia, ou melhor, de que forma esta necessidade será atendida, os produtos/serviços que serão ofertados, no que eles serão inovadores/diferenciados em relação aos concorrentes existentes. Aqui reside um detalhe muito importante: os concorrentes podem não ser aqueles iguais a você, mas sim os players dominantes que de alguma forma suprem a necessidade que irá atender. Um exemplo típico que sempre cito são os concorrentes de e-commerce não são só os outros sites de vendas, mas também as lojas físicas que ainda tem o maior market-share deste mercado.

Assim, a lógica da construção de grandes empresas deve ser sempre inversa ao que se imagina: antes de sair criando e tendo ideias, deve-se observar atentamente o mercado que se pretende atingir, entender quais são suas necessidades mal atendidas e se realmente há oportunidade de supri-las de forma diferente, montar o time certo e então desenhar seu modelo de negócio para então implementá-lo.

- See more at: http://www.endeavor.org.br/artigos/start-up/aprendendo-a-ser-empreendedor/como-se-criam-grandes-empresas#sthash.XXH3I0hk.dpuf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com