TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Logisticas

Artigos Científicos: Habilidades Logisticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA 1

1-QUAL E O CONCEITO DE LOGISTICA, SUA ORIGEM NA ESTRATEGIA MILITAR E QUANDO OCORREU A ADOÇÃO PELA INDUSTRIA?

Logística é o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoques finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização, de tal forma que as rentabilidades atual e futura sejam maximizadas através da execução de pedidos, visando custo-benefício.

Considera-se que a logística nasceu da necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munições e rações, enquanto se deslocavam da sua base para as posições avançadas.

É paradoxal que tenha levado quase cem anos para que os princípios básicos da gestão logística fossem amplamente aceitos.

2-QUAL O CONCEITO DE CADEIA DE VALOR E O PAPEL INTEGRADOR DA LOGISTICA NA ORGANIZAÇAO?

Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final.

3-DE QUE MANEIRA A VANTAGEM COMPETITIVA PODE INFLUENCIAR NO RESULDADO DE UMA EMPRESA?

Podendo se diferenciar dos concorrentes aos olhos de seus clientes e operacionalizar a um custo menor e com maior lucro, sendo demonstrada em um modelo simples triangular baseado nos três Cs, na ligação entre a companhia, seus clientes e seus concorrentes.

TEMA 8

1-O QUE TORNA A CADEIA DE SUPRIMENTO MAIS VULNERAVEL?

A exposição a graves adversidades, decorrentes de riscos na cadeia de suprimentos, bem como os riscos externos a cadeia de suprimentos. Alguns fatores que deixaram a cadeia de suprimentos vulneráveis foram aprofundados como o enfoque na eficiência e não na eficácia; A globalização das cadeias de suprimentos; Fábricas focadas e distribuição centralizada; A tendência à terceirização; Redução da base de fornecedores.

2-QUAL O NOVO CONCEITO DE COMPETIÇÃO?

As empresas devem reconhecer que é por meio de suas capacidades e competências que elas competem isso significa que as organizações criam para clientes e consumidores, gerenciando seus processos internos melhor que a concorrência. O desenvolvimento de um novo produto, a melhoria de novos produtos e fornecedores, o cumprimento dos pedidos e a gestão das relações com os clientes, são fundamentais, fazendo com que elas ganhem mais vantagem competitiva no mercado. É necessário criar sistemas de fornecimento com valor agregados mais responsivos a mercados em rápida transformação e mais conscientes na entrega de valor.

3-DE QUE MANEIRA O IMPACTO DE EVENTOS NÃO PLANEJADOS NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS PODE AFETAR A EMPRESA?

Pode demorar antes que os problemas se tornem visíveis, sendo tarde demais para tomar as medidas eficazes a resolvê-los. Existem ferramentas como (SCEM – supply chain event management) gestão de eventos da cadeia de suprimentos,e a radio frequency identification (RFID) que são identificadores que podem reduzir a incerteza da cadeia de suprimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com