TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Heineken Processo Produção

Trabalho Universitário: Heineken Processo Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 15

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS A IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM CERVEJARIA INSTALADA NA CIDADE DE PONTA GROSSA - PARANÁ

Resumo:

Uma das tarefas primordiais para que um sistema de gestão adotado se torne um sucesso, é promover o engajamento de todos os funcionários e envolvê-los, fazendo-os crer que a ferramenta implantada para gerir os processos e torná-los mais eficientes e eficazes realmente traz resultados. Com isso, a Manutenção Produtiva Total – TPM chega para revolucionar o sistema fabril das indústrias, e ao mesmo tempo trazer a excelência industrial. A TPM vem sendo adotada por muitas empresas no Brasil, como Yamaha, GM, Alcoa, Ford, Azaléia, AmBev, Multibrás, Tilibra, Heineken etc.. Os objetivos do programa são o envolvimento das pessoas, pois sem elas de nada vale o sistema. A base do programa é a aplicação de metodologia passo a passo já existente, de fácil entendimento e de retorno positivo visível. É constituída por pilares que direcionam os trabalhos dos times para um enfoque mais assertivo, atacando os problemas diretamente na sua causa raiz. Eles representam eficiência, auto reparo, planejamento, treinamento e ciclo de vida. Alguns dos resultados obtidos: Melhoria dos percentuais de rendimento das linhas de produção; Redução nos consumos de energia elétrica e térmica; Redução das quebras; Ambientes de trabalho revitalizados e que proporcionam bem-estar aos funcionários.

Palavras chave: TPM, Metodologia, Excelência industrial, Resultados.

EVALUATION OF THE REACHEAD RESULTS AFTER THE IMPLEMENTATION OF TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE INSTALLED IN PONTA GROSS CITY - PARANÁ

Abstract:

One of the primordial tasks for an adopted management system to become a success is to promote the engagement of all the employes and envolve them making them believe that a tool implemented is to manage the processes and make them more efficient and effective thus it will certainly bring results. Thus, Total Productive Maintenance - TPM comes to revolutionize the system of manufacturing industries and the same time to bring industrial excellence. TPM has been adopted by many companies in Brazil, such as Yamaha, GM, Alcoa, Ford, Azalea, AmBev, Multibrás, Tilibra, Heineken etc.. The objective of the program is the involvement of people because without it the system is worth nothing. The basis of the program is the application of the existing methodology, step by step, for easy understanding and with a noticeable positive return. It consists of pillars that direct the work of the team sint a more assertive approach by attacking the problems directly in their root cause. They represent efficiency, self-repair, planning, training and lifecycle. Some of the obtained results are: improvement of the percentage in come of the production lines; reduction of the electricity and thermal consumption; break downs reduction; revitalized work places they can provide welfare for the employes.

Keywords: TPM, Methodology, Industrial Excellence, Results.

1. INTRODUÇÃO

O avanço científico-tecnológico se acentuou a partir da década de 70, promovendo alterações nos padrões concorrenciais das empresas, permitindo que fossem repensadas as formas de organização da produção.

Uma organização empresarial, utilizando determinada tecnologia, produz algum bem ou serviço, para ser comercializado em função do atendimento a demandas da sociedade. Cabe à empresa desempenhar com qualidade sua missão específica.

As empresas capitalistas passam por uma reestruturação profunda no que diz respeito às relações hierárquicas e trabalhistas e à reformulação das técnicas gerenciais e de gestão. Essa mudança é o que tem permitido transformar o trabalhador – antes passivo cumpridor de tarefas rotineiras e monótonas – em sujeito ativo, participante das decisões empresariais.

As exigências de maior responsabilidade e comprometimento do trabalhador no controle dos produtos, na verificação da qualidade e na introdução de aperfeiçoamentos e correções no processo de produção proporcionam uma nova dimensão ao treinamento nas empresas.

As condições econômicas que envolvem as empresas foram se tornando cada vez mais rigorosas, exigindo a eliminação completa dos desperdícios para que estas pudessem sobreviver. Assim, já não são mais permitidos de maneira alguma desperdícios como os provocados por equipamentos em que apresentam perdas por falha, quebra ou fabricam produtos defeituosos.

2. A MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL OU TPM

A TPM tem como objetivo geral, desenvolver uma estrutura organizacional que possibilite obter a máxima eficiência global do sistema de produção, envolvendo todos os setores da empresa, desde a produção (operação) até a administração e vendas.

Dentro de uma organização, conforme Turbino (2000, p. 116):

Tem-se metas e estratégias definidas, e existe a necessidade de se criar planos para atingi-los administrando recursos humanos e físicos e através destes planos deve-se direcionar as ações dos recursos humanos sobre os físicos e acompanhar estas ações tratando das devidas correções necessárias para os desvios que surgem no sistema produtivo.

Para tanto, deve-se criar mecanismos para a eliminação dos desperdícios (as chamadas "grandes perdas"), através da busca pelo "zero acidente", "zero defeito" e "zero quebra/falha", levando em conta todo o ciclo de vida do sistema. Um pressuposto básico da TPM é o envolvimento de todos no processo, desde a alta administração até o chamado “chão-de-fábrica”. (NAKAJIMA, 1989, p.81).

2.1. OS PILARES BÁSICOS QUE SUSTENTAM O PROGRAMA TPM

Ainda que existam especificidades na implementação da TPM em um tipo de indústria e metas que possam ser exclusivas para cada caso, as atividades fundamentais ao processo são usualmente conhecidas como os "oito pilares básicos", que sustentam qualquer implementação de TPM, como mostra a figura 1, são eles: (TAKAHASHI e OSADA, 1993, p.118).

Na empresa, objeto de estudo, inicialmente está sendo trabalhado “seis pilares” (figura 1), os quais já trazem excelentes resultados, inclusive com índices de Benchmarking.

É importante ressaltar que a TPM prega um gerenciamento orientado para o equipamento, visto que esse é encarado como o elemento básico do processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com