TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL

Artigo: IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

IMPACTOS DO COMPORTAMENTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL

Atualmente nas organizações, onde as mudanças ocorrem a todo instante, as empresas tem que estar aptas a realizar diversas mudanças organizacionais, para garantir a sobrevivência da mesma. Dentre essas mudanças, às vezes haverá de fazer uma mudança cutural, quebrar paradigmas, costumes, crenças e valores. Inicialmente, os aspectos culturais eram confundidos com um modismo, mas, atualmente, são vistos como imprescindíveis em qualquer tipo de análise e prática organizacional, despertando grande interesse. Desse modo, o termo cultura organizacional foi o primeiro a surgir e se popularizar.

As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingi os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram. Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem.

As pessoas entram para as organizações com certas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como: características biográficas, como idade, sexo e estado civil; características de personalidade; estrutura emocional; valores e atitudes; e níveis básicos de capacitação. Essas características pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento e tem grande impacto sobre o comportamento.

O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade do modelo está na compreensão compreendemos do comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas ou em grupo. Variáveis no Nível do Sistema Organizacional: O comportamento organizacional atinge o seu maior nível de sofisticação quando somamo a estrutura formal ao nosso prévio conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.

Devido ao fato que a cultura provê o contexto onde as pessoas da organização interpretam os eventos, os esforços em mudá-la podem ser corroídos por potenciais, apesar de bem intencionados, passos em falso. Por exemplo, em uma companhia com uma cultura algo paternalista, decisões da gerência que visem aliviar o impacto da transição para os empregados, podem ser entendidas como evidências que nada irá realmente mudar. Outro exemplo seria uma empresa na qual a alta gerência tenha uma longa história em não delegar decisões importantes, ou pior ainda, onde o comitê operacional, pressionado pela alta administração, tome virtualmente todas as decisões em base consensual, uma prática que frequentemente leva a atrasos e indecisões.

Para resumir essa definição, pode-se dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse campo de estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional incluii tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho. As mudanças na estratégia, na estrutura, nas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com