TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Minimercado Big Ben

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso: Minimercado Big Ben. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso do Minimercado BIG BEN - Área Comercial

Este estudo de caso foi extraído da Revista Administração - Edição no. 65 de julho/agosto de 2008, Negócios, escrito por João Humberto de Azevedo - pág. 46 e 47.

A saga dos irmãos Santana teve inicio quando Carlos, recém-formado em administração, ficou desempregado.

Em vez de procurar um novo emprego, resolveu enfrentar o desafio de montar seu próprio negócio. Para colocar sua ideia em prática, ele desenvolveu uma série de estudos para saber qual a atividade comercial mais promissora da cidade.

As pesquisas mostraram que o bairro onde morava faltava açougues, quitandas e mercearias, levando-o a concluir que uma empresa com grande variedade de mercadorias seria uma boa alternativa de negócio.

E foi assim que Carlos Santana resolveu montar um minimercado, um autosserviço bem planejado, com uma boa estrutura de comercialização de gêneros de primeira necessidade, materiais de limpeza do lar, artigos de higiene pessoal.

Decidido, o administrador tratou de alugar um imóvel adequado para instalar a empresa e convidou seu irmão Samuel como sócio do empreendimento. Com a anuência do irmão, Carlos tratou de providenciar o registro e a regularização do estabelecimento.

Passados alguns meses da inauguração do minimercado Big Ben - um sucesso notável - os irmãos Santana fizeram um balanço dos negócios e constataram que alguns departamentos vinham apresentando baixos níveis de venda, outros departamentos estavam proporcionando lucros irrisórios e até mesmo prejuízos.

A análise feita pelos irmãos Santana mostrou que os problemas tinham como causas a inadequação dos métodos de compras e do sistema de apuração do preço de venda. Resolvidos estas questões, o minimercado tomou novo fôlego, proporcionando bons lucros e ótimos resultados. Agora, os irmãos Santana estavam ultimando os preparativos para abrir a primeira filial do Minimercado Big Ben, conversando sobre isso:

- Antes da inauguração, precisamos contratar um profissional e prepará-lo para gerenciar a nova loja, disse Samuel.

- Você tem razão. Mas, devemos exigir que este profissional seja um administrador formado e registrado no Conselho Regional de Administração (CRA), acrescentou Carlos.

O gerente administrativo e financeiro sabia que a efetivação da contratação de um novo empregado é precedida por importantes etapas. Continuando a conversa, ele salientou que, além da formação em administração e registro, o novo gerente teria que apresentar outros predicados:

- Para gerenciar nossa primeira filial temos que contar com alguém que já tenha experiência no ramo de supermercados, facilidade de expressão, espírito de equipe, liderança e iniciativa, entre outras características, enumerou Carlos.

- Já que definimos o perfil do profissional do gerente, vamos contratá-lo o mais rápido possível, falou Samuel.

- Temos que ser ágeis então, começando pelo processo de recrutamento. Temos que selecionar o melhor e o mais interessado, dentro de um patamar de salários que podemos pagar a ele, concordou Carlos. Dentre os candidatos, Carlos selecionou a administradora Maria de Fátima para a nova função de gerente da filial.

Vencida esta etapa, ele começou a se preocupar com a contratação da candidata. Já contratada, após aceitas todas as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com