TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO PROJETO ACADEMIA DO CIDADÃO NA IMAGEM INSTITUCIONAL, SOB A ÓTICA DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.515 Palavras (23 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 23

FARLEY ANDRADE E LOPES – Nº 65 – CAD PM CFO-2/B

A influencia do projeto academia do cidadão na imagem institucional, sob a ótica do policiamento comunitário

O policiamento comunitário do projeto academia do cidadão, reflexos à imagem institucional

O PROJETO ACADEMIA DO CIDADÃO, SOB A ÓTICA DA FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA, COMO FERRAMENTA DE MARKETING INSTITUCIONAL.

Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia Científica II do Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Ciências Militares com ênfase em Defesa Social – da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, sob orientação do instrutor Sr. Cel PM Antônio Leandro Bettoni da Silva

Belo Horizonte

2012


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        TEMA        5

2.1        Delimitação do Tema        5

3        OBJETIVOS        6

3.1        Objetivo Geral        6

3.2        Objetivos Específicos        6

4        JUSTIFICATIVA        6

5        OBJETO DE ESTUDO        7

5.1        Problema        7

5.2        Hipótese        8

5.3        Variáveis        8

5.3.1        Variável Independente        8

5.3.2        Variáveis Dependentes        8

6        METODOLOGIA        8

6.1        Abordagem do Tema        8

6.2        Método de Procedimento        9

6.3        Tipo de Pesquisa        9

6.3.1        Quanto aos objetivos        9

6.3.2        Quanto ao conceito operativo        10

6.3.3        Quanto à natureza        10

6.3.4        Quanto à abordagem        10

6.4        Técnicas de Pesquisa        10

6.5        Delimitação do Universo        11

6.5.1        População        11

6.5.2        Amostra        11

7        EMBASAMENTO TEÓRICO        11

7.1        Teoria de base        11

7.2        Revisão Bibliográfica        12

8        CRONOGRAMA        16

9        ORÇAMENTO        16

REFERÊNCIAS        18

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO DO PROJETO ACADEMIA DO CIDADÃO A SER APLICADO NOS BAIRROS PRADO E CALAFATE        20

APÊNDICE B – PLANO DE ESCRITA        22


  1. INTRODUÇÃO

Em meio a tantos problemas sociais já conhecidos pelos brasileiros, a falta de segurança ou a sensação de insegurança é o que faz com que o indivíduo deixe de viver livremente, optando pela permanência em casa ou modificando seus hábitos para poder sobreviver. As Polícias Militares em todo Brasil, bem como os Governos e também a sociedade vivem em uma era de crise no que diz respeito à segurança pública. São inúmeras as notícias de violência e morte veiculadas na mídia todos os dias, que abordam desde a violência praticada pelos grupos que dominam os aglomerados do país, até as que, em tese, são praticadas por agentes públicos.

E é nesse contexto que Torquato (1986) alega que as empresas em época de crise devem acionar sua propaganda comercial, ao invés de adotarem postura de encolhimento. Além disso, elas devem repensar sobre as novas exigências do mercado e da postura do público consumidor, buscando assim a confiança deles.

Atuando no mérito de novas exigências do mercado e frente a postura do público, a filosofia de Polícia Comunitária trouxe uma ideia de uma polícia orientada para a solução de problemas e melhoria da qualidade de vida de comunidades. Em Minas Gerais, segundo a diretriz para a produção de serviços de segurança pública (DPSSP) nº 04/ 2002 – CG, a Polícia Militar investiu no desenvolvimento do conceito de defesa social que sustentasse a aproximação da polícia junto à comunidade e de uma maior participação da sociedade nas ações policiais. Dessa forma, a gestão de segurança pública, ao adotar essa filosofia de polícia, busca o combate à criminalidade de uma forma preventiva, além de objetivar a neutralização da sensação de insegurança trazida pelo medo da desordem e das consequências da degradação de áreas urbanas.

No que diz respeito ao acionamento da propaganda comercial, Kotler (2008) diz que o marketing é a melhor plataforma de planejamento para uma agência pública que deseja atender às necessidades do cidadão e que queira ser valorizada. A preocupação central do marketing é a produção de resultados que o mercado-alvo valoriza. No setor público, essa preocupação diz respeito à valorização e satisfação do cidadão. Assim, a filosofia de Polícia Comunitária pode ser crucial para o fortalecimento da imagem institucional, uma vez que esse tipo de policiamento visa à preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, com uma interação efetiva da polícia com o cidadão.  

Dentro dessa filosofia baseada no respeito e na confiança mútua é que surgiu, em 2011, o Projeto Academia do Cidadão, na qual a polícia atua como elemento catalisador, incentivando as pessoas a reconhecerem na participação social, o resultado pela qualidade geral de vida do seu ambiente local. Esse projeto “nasceu” objetivando a melhoria da prestação de serviço policial com ênfase na prevenção criminal, além da ação educativa, em observância aos objetivos estratégicos, aos preceitos éticos e o respeito à dignidade da pessoa humana. Dessa forma, o projeto visa à redução da criminalidade, melhoria da qualidade de vida e da sensação de segurança dos moradores dos bairros Prado e Calafate, em Belo Horizonte. Diante do exposto, o presente trabalho se propõe a verificar se o Projeto Academia do Cidadão, dentro da filosofia de Polícia Comunitária, tem contribuído para o marketing institucional da Polícia Militar de Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (770.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com