TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de comunicação empresarial e seu papel na construção da imagem institucional

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

4.1. Conceito de comunicação empresarial e seu papel na construção da imagem institucional

Essa ideia de comunicação empresarial e bem nova no Brasil, mesmo que décadas atrás já houvesse trabalhos relacionados não se tinha o conhecimento que se tem atualmente sobre o assunto que influência o crescimento das empresas e seus colaboradores.

Antigamente a comunicação não favorecia muito, ainda mais com o regime militar onde não poderia se manifestar. Hoje vemos que a comunicação empresarial é indispensável para as empresas, para a comunicação com os clientes, além disso, ela é protagonista no momento que temos um mundo tão informatizado e com tecnologias que aperfeiçoa e estrutura empresas para que elas produzam muito mais de forma eficaz, o ritmo acelerado nas mudanças no mundo dos negócios altera o comportamento da empresa, fazendo com que a comunicação nas empresas seja algo essencial, pois pessoas diferentes de culturas diferentes muito distintas precisam um do outro para atingir metas e objetivos compartilhando informações para o crescimento e bem estar da mesma.

4.2. Padronização da correspondência empresarial

Os erros ortográficos e uso de palavras de difícil compreensão sem objetivo e clareza são marcas indesejáveis na comunicação, chamados de ruído nas comunicações, onde as informações acabam sendo mal interpretadas, a partir disso foi criada a padronização com textos mais objetivos e métodos fáceis para a comunicação dentro das organizações contribuindo para melhor entendimento.

4.2.1. Correspondência empresarial contemporânea

A correspondência que atualmente é muito usada tanto no ambiente externo como interno nas empresas representa não somente um meio de comunicação, mas também uma ferramenta de marketing para as empresas que facilita a comunicação, a correspondência eletrônica está substituindo as correspondências de papel, por causa da praticidade, mas tem que tomar alguns cuidados e seguir alguns padrões, o mais usado é o e-mail, visto como algo rápido e claro deve ser escrito com uma linguagem formal e objetivo como qualquer outro documento respeitando o etilo usado pela empresa para a troca de informações.

4.2.2. Qualidade do texto moderno

O avanço da tecnologia e a rapidez em que as pessoas trocam informações e seus meios utilizados para esse contato sofreu modificações ao longo dos anos nas empresas, e a forma da escrita com o uso de palavras com difícil compreensão perdeu espaço para um texto moderno que se prioriza a concisão, objetividade, clareza e a coerência da mensagem, uso de palavras e frases dando sentido ao texto e transmitindo as informações necessárias com a utilização de uma linguagem mais atual que possa ser facilmente interpretadas com as principais ideias em destaque e interligadas para melhor compreensão do leitor, mas a utilização muito exagerada desses recursos nos textos podem enfraquecer as ideias e a qualidade das informações é preciso ter um cuidado quanto à qualidade do texto.

4.2.3. Procedimentos e modelos de correspondência empresarial

A correspondência é algo essencial, pois ela ajuda as pessoas se comunicarem é o meio mais utilizado nas empresas, essa relação segue modelos, regras para organizar melhor as ideias dentro do contexto para sua finalidade.

Comunicado

Um comunicado deve ser feito de forma clara e objetiva transmitindo as informações de uma forma simples e rápida de acordo com a cultura da empresa.

Carta

A carta é a forma mais utilizada pelas empresas por ser rápida e objetiva, com o uso de linguagem formal, nos anos 60 o padrão usado pelos brasileiros era o dentado, apresentando aberturas nos parágrafos, esse modelo passou por algumas modificações influenciadas por modelos americanos até chegar ao estilo bloco.

Cartão

O cartão é utilizado nas empresas por ser algo prático e informativo. Existem quatro tipos de cartão: de visita, contato, comercial e comum com a mesma finalidade informar e divulgar por meio de mensagens breves um assunto, podendo ser tanto manuscrito tanto digitado.

Comunicação Interna (Memorando)

O memorando é utilizado pelas empresas para mensagens rápidas, alguns anos atrás a comunicação interna e memorando eram distintas, mas tal diferença não existe mais, sendo os dois são utilizados para a mesma finalidade, não é necessário a utilização da norma e escrita formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com