TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PCP

Seminário: INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Seminário  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NO PCP

A competitividade empresarial hoje em dia depende muito do desempenho dos seus processos internos. Nesses processos, realizam-se decisões por parte da gerencia e da parte operacional, que estão baseadas em informações geradas e disponibilizadas por diferentes setores dentro da empresa.

Podemos dizer que a informação é um dos principais recursos, se não o mais importante, dentro de uma empresa e estão diretamente relacionadas com o sucesso nas tomadas de decisões, essas informações também devem ser repassadas no momento certo e com a finalidade certa para tal.

Muitas empresas se preocupam com sistemas sofisticados para gerir as suas informações, mas não se preocupam em garantir que as informações disponibilizadas sejam importantes e atendam às necessidades dos processos. Informações errôneas podem comprometer os resultados de uma empresa, já que as decisões tomadas são baseadas nessas informações que recebemos.

Muitas empresas desperdiçam suas informações, por não as tratarem como prioridade ou levarem em conta da importância delas para o seu crescimento no mercado.

Muitas empresas utilizam a QI (Qualidade da Informação) para fazerem seu planejamento anual e não desperdiçarem materiais, tempo ou dinheiro em projetos mal planejados, impactando assim em seu resultado econômico.

Hoje em dia utilizamos um método muito eficaz para fazermos nosso planejamento anual o PCP (Planejamento e Controle da Produção), que nada mais é que colhermos as informações corretas sobre os processos dos vários setores dentro de uma empresa e programarmos o seu orçamento, seu estoque e até sua mão de obra.

O sistema PCP torna eficazes alguns dos custos e benefícios associados a ele. A tarefa essencial do sistema de PCP é gerenciar com eficiência o fluxo de material, seu ponto de reencomenda e responder às necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura interna e, em alguns casos, dos próprios clientes, para atender a suas demandas.

Foram desenvolvidos vários trabalhos para obtermos um padrão para as pesquisas de informações, de como, onde e quando avaliaríamos as informações recebidas.

Um dos mais importantes modelos de avaliação foi o AIMQ (Methodology for Information Quality Assessment) que classifica as dimensões da qualidade de informação em quatro classes, QUALIDADES DA INFORMAÇÃO COMO PRODUTO, QUALIDADES DA INFORMAÇÃO COMO SERVIÇO, CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES E ATENDE OU EXCEDE AS EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR.

Com este sistema as informações podem ser acessadas de forma rápida e eficiente, caso contrário sua qualidade será comprometida.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) pode ser entendido como uma área funcional ou, também, como um processo das empresas. Na visão de processos o PCP é o responsável pela transformação da matéria prima em produto acabado, otimizando o fluxo de materiais e o uso de recursos e capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com