TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOXBEL: Introducão de um sistema de gerenciamento de qualidade

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.839 Palavras (20 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO:

Baseado na consultoria prestada ao Grupo INOXBEL, caldeiraria industrial, situado em Jundiaí/SP, foram levantados alguns pontos que poderiam ser melhorados, descritos no relatório que segue.

Ao longo de sua historia, o grupo descobriu que ter os melhores profissionais, ótimos projetos e o “controle” como única ferramenta de gestão não é o suficiente.

A responsabilidade social e a consciência com relação ao meio-ambiente são questões primordiais a serem consideradas pela INOXBEL atualmente, assim como métodos de gestão mais atuais, inteligentes e abrangentes, já que o grupo pode ter ficado ultrapassado nestes aspectos. Seria uma forma de contribuir para a sociedade de forma positiva e de administrar os impactos sociais e ambientais da organização como forma de aumentar competitividade.

APRESENTAÇÃO:

O grupo INOXBEL foi criado em 2005, a partir da fusão de duas empresas, RER (Caldeiraria) e MHI (Estruturas Metálicas), tendo sua sede em Jundiaí, São Paulo. O grupo conta com uma considerável carteira de clientes, como Petrobras e General Motors, que foram conquistados devido a sua prestação de serviços qualificada e eficiente. Como o grupo está em constante crescimento nesses 10 anos de atuação no mercado, investiu-se na qualificação de mão de obra e na entrega do produto, porém questões como, competências gerenciais e preocupação com o meio-ambiente, acabam ignoradas.

O grupo não possui um sistema de gestão de qualidade, e a pressão dos clientes é cada dia maior com relação a exigência das certificações,  tais como a ISO, por exemplo.

“Modelo de Excelência da Gestão”

A primeira questão a ser trabalhada no grupo INOXBEL é a do planejamento. Planejamento é uma ferramenta que ajuda a perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial no futuro. É um lado racional da ação. Tratando - se de um processo  explícito que escolhe e organiza ações, possibilitando antecipar os resultados esperados.

Planejar é um processo no qual se identifica aonde se quer chegar para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

O Planejamento Empresarial é o relatório (por escrito) que consolida o planejamento de uma empresa, unidade de negócio ou projeto. O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos determinados.    Ele não é de longo prazo, mas devem ir além do cotidiano empresarial, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” tem a chance de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e determinando os planos para chegar aos objetivos estratégicos.  

O planejamento aplicado à situação do grupo INOXBEL, demonstrará como a organização, que atualmente é Vertical (ou seja, se move de cima para baixo em cada área funcional fazendo com que o nível de autoridade e responsabilidade de cada funcionário diminua) se tornará mais eficiente com uma Estrutura Organizacional na Horizontal (dividida por setores ou departamentos, tendo líderes, Supervisores ou Gerentes, responsáveis pelo resultado final de suas equipes). Desta forma os funcionários ficarão mais satisfeitos e terão maior liberdade e autonomia para mostrar seu trabalho. As equipes cooperam com a Organização, contribuindo com  ideias para manter a empresa sempre à frente de seus concorrentes.

Também faremos uso de algumas Tecnologias de Gestão que precisam ser implementadas no grupo. As tecnologias de Gestão são essenciais para a atualização das empresas, que nada mais são que mudanças na organização.

Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para realinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios, ou que queira conquistar novas oportunidades de negócios.  A mudança organizacional abrange a introdução de novos processos, procedimentos e tecnologias, muitas vezes desconhecidos, que constituem uma abordagem diferente daquelas que as pessoas envolvidas consideram como a forma tradicional, prática e familiar de fazer seu trabalho. Dessa forma, do ponto de vista individual, a mudança pode causar emoções e reações que vão do otimismo ao medo, podendo incluir ansiedade, desafio, resistência, ambigüidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação. O gerenciamento da mudança organizacional é o processo de reconhecer, guiar e administrar essas emoções e reações humanas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que muitas vezes acompanha as mudanças.

A empresa deve estar preparada para mudar sempre que necessário, e, para isso, é preciso fazer todo um planejamento “pré-mudança” para que o processo se dê de uma maneira satisfatória a todos: É preciso construir todo contexto, mapear o que precisa ser mudado, mobilizando toda a equipe e realinhando a estrutura da empresa.

Algumas ferramentas e modelos de tecnologia de Gestão a serem utilizados são os ISO e o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), que é um avançado processo de capacitação em gestão empresarial e cujo objetivo é ”Estimular e apoiar as organizações brasileiras para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência”

A família ISO 14000 aborda vários aspectos da gestão ambiental e disponibiliza ferramentas práticas para que as empresas e organizações identifiquem e controlem o seu impacto ambiental, aprimorando constantemente a sua performance na preservação ambiental. O intuito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.

Atualmente a responsabilidade social é imprescindível à uma empresa. A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou fatores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com