TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias de Novos Negócios - Buffet

Pesquisas Acadêmicas: Idéias de Novos Negócios - Buffet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 14

Idéias de Novos Negócios - Buffet

Apresentação do Negócio

Buffet é um negócio que está relacionado à realização de sonhos das pessoas. São sonhos que estão ligados a datas importantes, como:

nascimento, aniversário, casamento, formatura, bodas, reencontros familiares e confraternizações diversas.

Festas dessa natureza exigem que nenhum detalhe seja esquecido, pois o momento sonhado não pode virar pesadelo. Logo, é uma atividade que requer planejamento compartilhado com os clientes e execução impecável pelo empresário.

Realizar festas especiais envolve uma série de itens, seja o tema do momento, a produção da roupa dos donos da festa e dos convidados, a criatividade do convite, a filmagem dos momentos que ficarão para sempre, a produção do ambiente, a música, as atividades de entretenimento para os convidados e as guloseimas que serão servidas.

O empreendedor deve decidir entre uma grande variedade de especializações de acordo com as características da clientela, tais como: festas infantis, festas teens, eventos para empresas, formaturas, recepções, etc. No segmento de festas infantis há uma tendência atual

dos buffets temáticos, que incorporam na estrutura e decoração temas do momento como, aventura espacial, fundo do mar, temas da Disney, piratas, contos de fadas, etc.

Mercado

Utilizando a cidade de São Paulo como exemplo, existem aproximadamente 500 buffets especializados em festas infantis, concentrados especialmente em bairros da classe média e alta.

Os principais clientes são as empresas especializadas em formaturas, empresas organizadoras de eventos em áreas diversas, entidades de classes, pessoas da classe média ou alta, confraternizações empresariais, etc.

A maior demanda por eventos ocorre nos meses de novembro, dezembro e janeiro, em razão das confraternizações de empresas,

festas de natal, ano novo e formaturas. Os eventos mais procurados são casamentos e aniversários infantis.

O ritmo acelerado de vida da população das cidades e a crescente especialização desse segmento de negócio têm sido responsáveis pelo crescimento do setor, em face da comodidade que oferece. Fazer uma festa ou uma recepção em um buffet implica apenas em contratar uma empresa, reunir os amigos e abrir os presentes.

O mercado de realização de festas e eventos apresenta nível de crescimento acelerado.

Localização

A contratação de um buffet para a realização de uma festa é uma compra planejada, porque o cliente pesquisa as empresas existentes no mercado, identifica aquela que atende melhor as suas necessidades considerando o melhor equilíbrio entre custos e serviços agregados. Sendo assim, a área de atratividade torna-se maior, já que o cliente não se incomoda em se deslocar um pouco mais para a contratação de um serviço considerado especial.

Entretanto, ao comparar com as empresas concorrentes, alguns fatores devem ser motivo de atenção do empreendedor para a localização do buffet. Estar localizado em bairros residenciais de classe média e classe média alta oferece as melhores oportunidades. Para os buffets especializados em festas infantis são pólos de atratividade as escolas existentes na região.

Os fatores urbanos relacionados à segurança do local são itens muito importantes para a decisão de localização. É necessário observar a existência nas proximidades de terrenos baldios, imóveis abandonados e com má conservação, zona de prostituição, assim como a iluminação das ruas próximas.

Exigências legais específicas

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

-Junta Comercial;

-Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

-Secretaria Estadual de Fazenda;

-Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

-Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de

janeiro de cada ano a Contribuição Sindical Patronal);

-Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

-Corpo de Bombeiros Militar.

A Portaria 1428/93 do Ministério da Saúde estabelece a obrigatoriedade para todos os estabelecimentos que manipulam

produtos alimentícios implantarem o sistema PAS (antigo APACC).

As Boas Práticas de Fabricação são pré-requisitos fundamentais.

Deve-se tomar conhecimento da legislação municipal e estadual antes da instalação, sobretudo das questões relacionadas à fiscalização pela Secretaria de Saúde do município.

Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a

instalação de buffets no local.

Estrutura

A estrutura de uma empresa de realização de festas e eventos está relacionada ao perfil do cliente que será alvo do negócio e aos serviços que serão ofertados.

Um buffet de festas deverá contar com a seguinte estrutura:

-Salão de festas equipado e decorado de acordo com o evento;

-Cozinha equipada de acordo com a necessidade do evento;

-Banheiros condizentes com o nível do buffet;

-Serviço de manobristas para estacionamento dos carros;

-Estacionamento à disposição;

-Área destinada à administração dos serviços de apoio;

-Vestiários para os profissionais envolvidos;

-Depósito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com