TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Gerados Pela Comunicação em Massa

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos gerados pela comunicação em massa

        A sociedade, não apenas atual, tende, e tendia a ser muito influenciada pelos padrões em sua volta em diversos aspectos, como padrões de vestimenta de diferentes regiões e épocas, padrões de pensamentos da sociedade no passado ou até a própria cultura, que aglomerava uma imensidão de costumes devida a essa inspiração que uns tem nos outros. Falando mais dessa inspiração coletiva e individual, com a chegada da globalização junto aos meios de comunicação em massa, como o rádio, cinema e televisão, o alcance de tal influencia, foi fortemente potencializado. Contudo, a admiração de pessoas por famosos, personagens, emissoras e outros símbolos foi inevitável, fazendo assim, pessoas imitarem seus bordões, se vestirem como famosos da televisão, ou até acreditarem cegamente naquilo que falavam.

         Para se referir a essas vias de comunicação, como o rádio, internet e a televisão, foi criado o termo “mídia”. Depois que a internet foi criada, a mídia ficou ainda mais presente no nosso dia-a-dia, pois é de extrema dificuldade encontrar um cidadão hoje, que não utiliza nenhum recurso desse meio. Porém, a proposta de facilitar a comunicação, gerar entretenimento, e outras promessas positivas da mídia, na verdade, viraram apenas interesses. Rapidamente, empresas perceberam que a força de influência da mídia na sociedade era extrema, e se aproveitaram dela para criar uma nova ferramenta de manipulação. A mídia se tornou a detentora de todo o conhecimento da humanidade, principalmente com a chegada da internet. São poucos aqueles que ainda consultam livros para a obtenção de conhecimento. Um dos grandes problemas cognitivos que a mídia causa, é justamente o de enviar informações demais aos receptores, e uma grande parte não ter base científica alguma, como as fake news. Esses receptores começam achar que realmente são detentores desse tal falso conhecimento, repassando-o ao seu ciclo próximo em roda de conversas, redes sociais ou até em sua família. Outro problema é que essa mídia também fortalece algumas das crenças dos receptores, a fim de obter algum benefício. Por exemplo, se o algoritmo reconhece que você apoia um partido político, e repudia a oposição, ele irá mandar uma série de notícias, muitas vezes fake news, para que você apoie mais o seu partido, e mais informações ainda, para repudiar a oposição ainda mais.

        A mídia já não é uma ferramenta para noticiar o povo e transmitir informação já faz tempo, e sim, um instrumento de manipulação. Além dessa prática da desinformação, ela também deixou de apenas atender as necessidades de seus receptores, pra também criar novas. O famoso algoritmo é um dos principais culpados por essa situação, pois é ele que identifica no que a pessoa se interessa, e mostra ainda mais coisa para ela, como apenas propagandas, ou até outros que já usam de tal produto, trazendo uma sensação de necessidade para aquela pessoa que lhe é veiculada.

A manipulação de informações é de interesse de diversos setores, mais principalmente os setores político e de consumo. Muitas vezes, as empresas abusam da persuasão, para incentivar o consumo compulsivo, voltando no ponto de criar uma falsa necessidade no consumidor. Essas “jogadas” de persuasão, encontram algumas fraquezas no consumidor, para que ele compre cada vez mais, sem nenhuma necessidade, até mesmo produtos que ele não vá usar.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com