TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Comunicação no Ambiente Profissional

Por:   •  7/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da comunicação no ambiente profissional?

Hoje em dia, as exigências do mercado estão cada vez maiores. Portanto, os profissionais precisam sempre melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e participar de cursos específicos, como oratória, cursos de português, etc.

O profissional não deve ter medo de expor o seu pensamento, deve ter o cuidado de falar de uma forma que possa compreender, ou seja, de forma objetiva e clara, mas ter medo jamais.

Para ser mais exato, uma boa comunicação no ambiente de trabalho ajuda a propor soluções, apresentar ideias, explicar, chegar a acordos, etc. A comunicação é uma das principais competências necessárias ao ser humano, principalmente, no ambiente corporativo.

Como uma boa comunicação pode trazer benefícios para as empresas?

A importância da comunicação no ambiente de trabalho é garantida por meio da atenção e consciência sobre os principais pontos comunicativos da empresa.

Comunicação interna – Diálogo entre os funcionários e seus líderes. Quando a equipe não fala a mesma "língua", existem muito mais chances de que ocorram problemas por causa de falhas e equívocos na comunicação entre os colaboradores. A comunicação interna afeta diretamente o clima organizacional, seu objetivo principal é discutir resultados, definir metas e objetivos futuros.

Comunicação empresa e clientes - Sempre tratando com o máximo respeito os usuários. Dúvidas devem ser sanadas, atendentes preparados para fornecer um atendimento convidativo e atraente.

O aumento da produtividade da equipe é apenas uma consequência quando a comunicação interna da empresa é profissional, clara e eficiente.

Não foram listados todos os benefícios, mas esses são os principais que toda empresa deve ter.

A linguagem corporal possui papel relevante dentro do processo de comunicação?

Sim, a linguagem corporal tem um papel muito relevante dentro do processo de comunicação. Pesquisas indicam que grande parte da comunicação humana é não verbal, e que a linguagem corporal pode transmitir informações sobre as emoções, intenções e atitudes de uma pessoa. Portanto, a linguagem corporal negativa, pode transmitir diversas questões que acabam atrapalhando o progresso da pessoa em suas inter-relações na sociedade.

Uma linguagem corporal negativa pode passar qual mensagem? Justifique sua resposta.

A linguagem corporal é uma forma de comunicação que envolve gestos, expressões faciais, posturas e outros movimentos corporais.

Uma linguagem corporal negativa pode transmitir uma mensagem de desinteresse, desconfiança, agressividade, nervosismo ou falta de confiança. Por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com