TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identifique No Seu Ambiente Profissional, Um Exemplo: De Cooperação, Competição E Outro De Conflito. Escreva Uma Pequena Justificativa Para Ter Selecionado Cada Uma Das Situações;

Trabalho Universitário: Identifique No Seu Ambiente Profissional, Um Exemplo: De Cooperação, Competição E Outro De Conflito. Escreva Uma Pequena Justificativa Para Ter Selecionado Cada Uma Das Situações;. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.711 Visualizações

Página 1 de 2

Identifique no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações;

Faz dois anos que eu trabalho no Centro de Referencia da Assistência Social Francisco Sivaldo de Sousa Filho – CRAS, vinculado a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, no referido ambiente desenvolvemos diversas políticas públicas que tem por objetivo a proteção social básica, além de um acompanhamento do Programa Bolsa Família, que se configura como uma política pública de transferência de renda.

No meu ambiente de trabalho existem vários exemplos de cooperação, que consiste na realização de ações em conjunto para se alcançar uma dada meta, um bom exemplo disso são as oficinas de shantala, que tem por objetivo fortalecer o vinculo entre os pais e os bebes da comunidade e que esta integrada ao programa de 0 a 6 anos atenção especial. Para a realização de tais oficinas contamos com diversos parceiros como a ONG IFAM o qual em parceria com nosso CRAS libera uma profissional para ensinar aos pais as massagens, encontra partida o CRAS através de nossa psicóloga trabalha a relevância dessa terapia para o bebe. O resultado são mães e pais mais próximos de seus filhos desempenhando de forma mais direta seus papeis de pais.

Como exemplo de competição, percebemos a disputa entre os jovens e coordenadores dos coletivos do Prójovem adolescente, que são assistidos por nós, infelizmente não possuímos um grande numero de recursos financeiros e materiais que possibilitem atender todas as reivindicações e anseios de nossos jovens, muitas vezes esses recursos são disputados através de competições esportivas, culturais e educativas, que trazem como premio viagens e passeios culturais. Entretanto mesmo com uma certo clima de competição, os vários jovens de nossa comunidade se unem para a promoção do bens social dentro da nossa cidade.

Como exemplo de conflito percebe-se a relação dos jovens do coletivo do prójovem Sereno e das crianças e adolescentes assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI da comunidade de Sereno, que dividem alguns ambientes comuns dentro do CRAS, percebemos que mesmo estando em ambientes socioeducativos distintos, o compartilhamento de alguns lugares e equipamentos comuns a ambos os grupos gera conflito entre eles, muitas vezes a atenção dada por um ou outro técnico do CRAS a um dado grupo gera certa “inveja” por parte de outro grupo, o que em alguns momentos tem gerado disputa e até mesmo conflito.

Concebemos assim que em qualquer ambiente de trabalho estamos sujeitos às múltiplas possibilidades de cooperação, competição e conflito, entretanto cabe a nós seja em nosso ambiente de trabalho ou em nossa vida em sociedade buscarmos sempre cooperar com nossos pares sociais para assim termos uma vida mais harmoniosa e prazerosa.

BIBLIOGRAFIA

RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com