TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONEXÕES DAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS COM O AMBIENTE PROFISSIONAL

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 1

1 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 2

1.1 Língua Portuguesa l ....................................................................................... 2

1.2 Técnicas de Estudo e Pesquisa ..................................................................... 3

1.3 Economia l ..................................................................................................... 3

1.4 Auto-Conhecimento e Liderança .................................................................... 4

1.5 Prática l ........................................................................................................... 5

1.6 Ética, Valores Humanos e Transdisciplinaridades ........................................... 5

2 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 6

1

INTRODUÇÃO

Foram feitas conexões entre as disciplinas do primeiro período do curso de Administração de Empresas e toda rotina de trabalho que desenvolvo na empresa que atuo.

As disciplinas são:

- Língua Portuguesa l;

- Técnicas de Estudo e Pesquisa;

- Economia l;

- Auto-Conhecimento e Liderença;

- Prática l;

- Ética, Valores Humanos e Transdisciplinaridades

2

1 DESENVOLVIMENTO

1.1Português

Faz parte da minha rotina profissional. A língua portuguesa é assimilada como uma ferramenta para o desempenho estável. Sem ela, o conhecimento técnico fica restrito comigo, por não saber comunicá-lo.

Sou Técnico de Segurança no Trabalho e preciso escrever relatório, carta, comunicado, circular. E na linguagem oral, tenho que me expressar-se de forma convincente nas reuniões, para ganhar respeito e credibilidade.

A crescente valorização do domínio do idioma no dia dia da empresa vem sido apontada em várias matérias dos meios de comunicação conforme li em um jornal da grande circulaçãa. Na pesquisa realizada, comprovou que o uso eficiente da língua influi na carreira profissional, a chance de ascensão profissional está diretamente ligada ao vocabulário que a pessoa domina. Quanto maior seu repertório, mais competência e segurança ela terá para absorver ideias e falar em público.

Acredito que hoje em dia, saber um segundo ou terceiro idioma é pré-requisito para se conseguir bom emprego ou promoção, mas muita gente se esquece de que o domínio da língua materna pode ser o diferencial para a sua valorização.

A competência comunicativa garanti potencial para ampliar a minha "empregabilidade" profissional. Desde o processo de seleção, a empresa buscou visualizar a minha capacidade de se comunicar com clareza e meu poder persuasivo. Nas dinâmicas de grupo, além de habilidades de relacionamento e liderança, os selecionadores verificam a minha capacidade comunicativa.

Na rotina diária percebo erros de grafia e concordância, vícios de linguagem e uso inadequado de vocabulário, falta de clareza, gerundismo, tropeços em usar a crase, falta de concordância de verbo antes do sujeito, dúvidas de ortografia, escrever como fala, má colocação dos pronomes, problemas com pontuação, falta de revisão no que se escreve. E não me excluo dos erros citado.

O fraco domínio da língua pode ser uma barreira, ao manter contato com o grupo de trabalho por telefone ou e-mail; ao escrever relatórios e fazer apresentações, tenho certeza que está disciplina vai ter resultado direto na minha vida profissional.

3

1.2 Técnica de Estudo e Pesquisa

A disciplina é constituída por 2 assuntos interessantes que trará o aperfeiçoamento, de modo que possa continuar minha caminhada, com aprendizagem significativa nas técnicas e métodos de estudo sobre: a pesquisa: conceito, importância, etapas e pesquisa bibliográficas e despertando sempre o desejo de a cada dia descobrir novos olhares através da leitura, do conhecer, do aprender novas maneiras e novos métodos para me ajudar na realização da seus objetivos acadêmico e na realização das minhas tarefas profissionais, durante elaboração de trabalhos técnicos, apresentações e divulgação de conteúdo técnico, buscando sempre a pesquisa, o caminho para chegar na reta final com mérito e principalmente com convicção de saber como chegar.

1.3 Economia

Na disciplina de Economia estudamos o modo com que a sociedade gasta e administra os seus recursos.

Nem todas as pessoas podem ter tudo o que desejam, os recursos humanos, os recursos de inteligência e os recursos naturais são todos limitados.

Uma das principais funções da economia é estudar o modo com que o mundo gasta esses recursos, para onde estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com