TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Por:   •  16/12/2018  •  Artigo  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

LIDERANÇA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Telbas Ferreira

INTRODUÇÃO

O espírito de liderança dentro do ambiente de trabalho é de fundamental importância no desenvolvimento profissional pessoal e social, tais como na comunicação interpessoal e no estabelecimento de diretrizes objetivando o alcance eficiente das metas traçadas pela organização. A liderança de um bom gestor, além de visar o melhor cumprimento das atividades desenvolvidas, tem um papel importantíssimo no bem-estar social dentro da organização, transformando as atividades desenvolvidas pela a equipe prazerosas mesmo sobre as grandes jornadas de trabalho e o descontentamento remuneratório. Portando, a liderança está completamente envolvida nos fatores motivacionais dos colaboradores e no reflexo do desempenho do grupo profissional.

Segundo CHIAVENATO (1994) a Liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Pode-se defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

Assim, compreender a natureza humana, gerir, ter carisma, ter uma boa relação interpessoal, elaborando e buscando trazer sempre melhorias para o ambiente de trabalho, são características fundamentais para o trabalho eficiente de um gestor de pessoas.

O presente estudo foi elaborado através da análise de dados e de consultas bibliográficas objetivando reconhecer e detectar que há influencia na gestão de Liderança dentro da organização profissional, constatando que os líderes que adotam o estilo autoritário coercitivo, ou seja, com pouco ou nulo de diálogo entre a equipe tem grandes chances de encontrar dificuldades na gestão profissional. Em contrapartida, os gestores que adotam o relacionando interpessoal dentro do grupo na tomada de decisões e na participação da gestão profissional tende a ter eficiência nos objetivos delineado pela organização. Sobre o tema em tela, constata-se que os estilos de liderança influenciam na variabilidade administrativa dentro das organizações.

METODOLOGIA

A metodologia desta presente artigo se baseia em uma pesquisa qualitativa, por se tratar de uma coleta de informação relativa às percepções e características; e do tipo descritiva, por ter como fim, organizar, analisar e interpretar dados coletados por meio de fontes primárias, entrevistas realizadas em uma determinada organização, e fontes secundárias, informações coletas de artigos diversos e do livro Introdução à Teoria Geral da Administração de  Idalberto Chiavenato.

Os dados coletados foram obtidos por meio de pesquisas realizadas na Internet, no site Google, em artigos científicos disponibilizados na plataforma online Google Acadêmico, e em entrevistas realizadas em campo. A pesquisa tem como objetivo evidenciar a presença e a importância da Liderança dentro das organizações e determinar qual tipo de liderança usada, com base na Teorias Sobre Liderança exposto no livro Introdução à Teoria Geral da Administração de  Idalberto Chiavenato.

Com o objetivo de mostrar a importância da Liderança em uma empresa e tipificar qual tipo de liderança está presente, foram realizadas 4 (três) entrevistas com funcionários de uma pequena empresa que atua no ramo alimentício. A quantidade de entrevistas realizadas se deu ao pouco efetivo na organização, por ser uma empresa de pequeno porte. Serão levadas em consideração as percepções do entrevistador no ambiente onde foram realizadas as entrevistas.

REFERENCIAL TEÓRICO

  1. TEORIAS SOBRE LIDERANÇA

Atualmente o tema Liderança vem crescendo e ser tornado um dos temas mais acessados e estudados. Ao longo dos anos, o cargo de liderança tem sido alvo de diversas teorias que buscam desvendar a essência do profissional que assume esse papel. A liderança passou por diversas transformações, aprimorando sua influência sobre seus liderados e fazendo surgir novas formas de gestão, ampliando até a influência sobre outras sociedades. As teorias sobre a liderança que foi apresentada por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: Cada um desses grupos de teorias apresenta características próprias:

  1. TEORIAS DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE

Esta é a teoria mais antiga que a humanidade já teve a respeito da liderança, segundo esta teoria o líder é aquele que possui algumas características marcantes de personalidade que o diferenciam de outras pessoas.

Segundo CHIAVENATO (2003, p 123) o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Há algumas características que marcam essa teoria, dentre elas os traços físicos como energia, aparência, estatura e peso; traços intelectuais que são a adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança; traços sociais que são a cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa e por último vem os traços relacionados com a tarefa que são os impulsos pela realização, persistência e iniciativa. Um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso.

  1. TEORIAS SOBRE ESTILO DE LIDERANÇA

São teorias que estudam o comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar.  Há três estilos de liderança, a autoritária, liberal e democrática. A liderança autoritária O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. Na liderança liberal. O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum já na liderança democrática o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas.

Segundo POSSI (2006, p.4-5), White e Lippitt fizeram um estudo em 1939 para verificar o impacto causado por esses três diferentes estilos de liderança em meninos, orientados para a execução de tarefas. As conclusões da pesquisa foram espantosas, pois os meninos se comportaram conforme as "exigências" de cada grupo. Em suma os resultados foram os seguintes.

[pic 1]

As crianças expostas ao líder autocrático demonstraram forte tensão e frustração. Além disso, a agressividade do grupo foi aumentada assustadoramente. As crianças do grupo não formaram grupos de amizade e nem tinham iniciativa para nada. Na execução das tarefas, não demonstram satisfação e o trabalho só era exercido se o líder estivesse presente junto ao grupo, quando o mesmo se ausentava as atividades cessavam e as crianças do grupo expandiam seus sentimentos reprimidos, tendo explosões de indisciplina e de agressividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (605.9 Kb)   docx (449.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com