TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria de fundição do Norte Catarinense

Seminário: Indústria de fundição do Norte Catarinense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 10

indústria de fundição do Norte Catarinense

A função desse artigo baseia-se em realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básico de Estatística (CEP) e analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria visando identificar particularidades e características e características do processo, e também oportunidades de melhorias na Empresa.

Essa indústria de fundição produz blocos para veículos automotores, ela fornece seus produtos as grandes indústrias automotivas mundiais, e esses mercados são bastante competitivos e por isso muito exigente.

Baseando-se em estudos estatístico um dos processos considerados estratégicos, por já estar consolidado no mercado, é um determinado bloco de motor para caminhões a Diesel, sendo ele considerado de alta qualidade e um ótimo grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascol (MPA). Ele passa por um grande processo de inspeção que requer um teste destrutivo do corpo de prova, ele exige que o bloco seja cortado, para que se retire (s) corpo (s) de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

Esse processo requer um grande cuidado por ser ele de difícil manuseio, alem do fato de que ele só pode ser submetido ao ensaio de tração após estar resfriado (variando entre 45 a 240 minutos após sua fundição, dependendo das condições) o que viabiliza uma inspeção antes que todo lote seja produzido.

O processo de avaliação é feito da seguinte maneira, coletar o primeiro bloco do lote, extrair o corpo de prova, usinar o corpo de prova, realizar o ensaio de tração, comparar o resultado do ensaio com o LIE, e aceitar o lote ou rejeitar (dependendo da avaliação). Depois de tudo isso é feito uma apresentação de dados.

Também foram realizado testes para verificar a presença de anormalidade na destruição da serie ou existência de autocorreção serial e tiraram a estimativa da média e do desvio padrão dos resultados coletadas ao longo de 185 dias

Através desses dados foram feitos gráficos alternativos com o objetivo de controlar a variabilidade no processo da empresa. Particularmente o autor desses gráficos o controle da média e do desvio padrão amostral e esses gráficos consistem de uma linha central (média do processo) e duas linhas paralelas a esta, chamados de limites inferior (LIC) e superior (LSC) todos os gráficos feito dessa forma são denominados gráficos de SHEWHART,mas esses gráficos podem ser ineficiente para detectar pequenas alterações na média do processo,por isso para ter certa exatidão foram usados outros tipos de gráficos nesse estudo.

Foi feito também um gráfico de amplitude móvel onde concluiu que de um modo geral o processo não apresentou variabilidade que ultrapasse os limites de controle.

É importante mencionar que um gráfico de controle nada mas é do uma seqüência de hipótese, em que a probabilidade do risco a erro é do tipo I ou seja esse erro só ocorre quando se rejeita a hipótese nula verdadeira , isto é um corpo de bom mas é rejeitado pela empresa.

Também foi feito o gráfico de Soma Cumulativa ele incorpora diretamente toda a informação nas seqüências de valores da amostra do valor ativo, ele também combina informação de varias amostras, o tornado mas eficaz de que o gráfico de SHEWHART para detectar pequenas mudanças na média do processo.

Também foi utilizado nessa pesquisa o gráfico de Média Móvel Exponencialmente Ponderado (EWMA), ele é similar ao gráfico de Soma Acumulativa é utilizado para detectar pequenas mudanças na média do processo e a grande diferença entre este é que no EWMA os dados não se afastam gradual e indefinidamente da linha média, como no caso do CUSUM.

A utilização desse gráfico nesse estude de caso, foi de grande valia para mostrar as pequenas mudanças e as oscilações sofridas pela média do processo.

Por fim essas analises feitas buscou identificar informação a respeito da estabilidade do processo e se o mesmo estava funcionando adequadamente podendo se concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porem ficou em evidencia a presença de pequenas oscilações em torno da média, isso provavelmente ocorre pelo procedimento característico no processo de fundição de ferro, no entanto foi recomendado a possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido acreditando se que essa atitude poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo do bloco analisado.

Conceito e Aplicações da Estatística

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. Desde a Antiguidade Apesar de a Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais.

A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com