TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração E Socialização

Casos: Integração E Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

1 Integração e Socialização de Colaboradores

É indispensável às organizações promover a integração e socialização de seus novos colaboradores e integrá-los adequadamente ao seu trabalho. A socialização visa criar um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial de emprego, ou seja, uma boa socialização e integração fazem com o novo empregado alcance os resultados esperados de forma mais rápida.

1.1 Os métodos de socialização que tem sido mais utilizados na atualidade são

:Processo de Recrutamento e Seleção: Nesse método o gestor deve dar início ao processo de Integração e Socialização ainda na fase de recrutamento e seleção, informando ao candidato os aspectos que podem vir interferir no seu futuro emprego, como cultura da empresa, profissionalismo e perfil das chefias .Conteúdo do Cargo: O novo colaborador deve receber tarefas mais fáceis que exijam esforço razoável no início das suas atividades dentro da empresa, para a partir do momento que obtiver sucesso nessas tarefas ir recebendo tarefas mais desafiadoras e complicadas. É preciso que o novo colaborador tenha todas as informações necessárias para desempenhar corretamente suas atividades. Escolha de Tutor: Esse método visa escolher pessoas que tenham o perfil adequado para tutorar novos colaboradores. A pessoa escolhida para tal atividade deve ter conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam que o novo empregado obtenha todas as informações necessárias para desempenhar as suas tarefas dentro da organização. Equipe de Trabalho: Aqui a integração do novo colaborador deve ser atribuída aos colegas de trabalho e devem-se aplicar todos os esforços para que haja a aceitação grupal, pois essa é uma das necessidades sociais .Programa de Integração: Nesse método a adaptação do novo colaborador é executada de uma maneira mais formal, sua finalidade é fazer com que os novos participantes aprendam a incorporar os valores ,normas e padrões de comportamento que a organização considera relevantes para uma boa execução dos trabalhos.

Em um programa de integração e socialização devem contar os seguintes itens:

Assuntos organizacionais: Missão, políticas, estrutura, produtos, regras internas, instalações que serão utilizadas pelo novo empregado .Benefícios oferecidos: Horário de trabalho, descanso, refeições, data de pagamento, benefícios sociais. Relacionamento: Apresentação aos superiores e colegas de trabalho. Deveres do novo participante: Responsabilidades básicas do empregado, visão do cargo, tarefas, objetivos do cargo, metas e resultados a alcançar.1.2 Vantagens de um programa de integração Reduzir as ansiedades das pessoas com um processo de socialização planejado. Essa ansiedade geralmente é provocada por medo de falhar no trabalho. Reduzir a rotatividade através de uma orientação dia a dia, principalmente nos primeiros 90 dias onde a rotatividade é maior. Economizar tempo através de uma orientação bem fundamentada dos aspectos teóricos e práticos a serem desempenhados pelo novo empregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com