TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento

Casos: Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiros passos para escrever um artigo científico

Publicado em março 6, 2013 por Eduardo Yukihara

O primeiro passo para escrever um artigo científico é obviamente realizar a pesquisa científica em si: identificar um problema, rever a literatura, planejar uma estratégia de como investigar o problema, realizar a pesquisa experimental ou teórica necessária, comparar os resultados com a literatura, interpretar os dados, etc. No entanto, assumindo que a maior parte da pesquisa foi realizada, como e quando começar a escrever um artigo científico?

A resposta para essa pergunta é bastante pessoal. Cada pesquisador desenvolve uma estratégia para escrever o manuscrito. Por exemplo, já me foi sugerido começar pelo resumo (abstract) para ajudar a definir o problema e o escopo do artigo. No entanto, o importante é que a sua estratégia funcione para você e que o produto final, o artigo, seja satisfatório.

O meu processo de escrever o manuscrito se inicia quando 2/3 do trabalho está realizado, ou seja, no momento em que as seguintes condições foram atingidas:

• O problema está bem definido e uma revisão da literatura mostrou que o problema é relevante.

• A estratégia de pesquisa está estabelecida e os dados já obtidos até o momento começam a ajudar a delinear as conclusões.

Nesse momento eu começo a esboçar o manuscrito da seguinte forma:

1. Escrevo o chamado “statement of purpose”: uma frase ou parágrafo curto que resume o objetivo e o escopo do trabalho. Note que o escopo de um artigo pode ser uma sub-parte de um projeto maior, no qual um problema específico identificado nesse “statement of purpose” é investigado.

2. Faço o “outline” do trabalho, escrevendo os cabeçalhos e a estrutura (veja o exemplo abaixo; uma versão em português encontra-se no final do artigo). Os cabeçalhos são um pouco mais detalhados do que pode aparecer no artigo final. Eu uso os cabeçalhos para identificar as ideias que precisam ser discutidas. No entanto, no trabalho final talvez algumas seções sejam combinadas, principalmente se cada seção não for muito extensa. No exemplo abaixo, as seções “materials” e “sample preparation” talvez possam ser combinadas. O mesmo pode ser dito das sub-seções da discussão, que na versão final podem aparecer simplesmente como parágrafos separados dentro da seção “Discussion”.

3. Coloco os gráficos nas respectivas seções e tento ver se há deficiências: dados que não foram obtidos em condições ideais e que devem ser retomados, experimentos que estão faltando, dados insuficiente para estimar as incertezas, etc.

4. Escrevo alguns pontos principais dentro de cada seção, particularmente se algumas conclusões já estão delineadas.

EXEMPLO DE OUTLINE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com