TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Exames: Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

Nesse trabalho iremos aprofundar nossos conhecimentos na Caixa econômica e seus investimentos.

Criada em 1861, a CAIXA não é apenas um banco, mas uma instituição presente na vida de milhões de brasileiros. Os trabalhadores formais do Brasil têm na CAIXA o agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego. A CAIXA também marca presença por meio de programas sociais, como o Bolsa Família, e unidades lotéricas.

Empresa 100% pública, a CAIXA exerce um papel fundamental na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social do país, uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

A CAIXA ainda apoia inúmeras atividades artísticas-culturais, educacionais e desportivas, garantindo um lugar de destaque no dia a dia das pessoas, pois acredita que pode fazer o melhor pelo país e por cada um de seus habitantes.

Para seus correntistas, a CAIXA busca sempre oferecer os melhores serviços e opções de crédito, ajudando-os a concretizar seus sonhos, acumulando conquistas e sucessos em parceria com o povo brasileiro.

1. MISSÃO E VALORES EMPRESARIAIS

Para apoiar a excelência de sua atuação e garantir seu constante desenvolvimento e aprimoramento, a CAIXA tem uma política de conduta e transparência que norteia todas as suas ações.

Missão

Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.

Valores Empresariais

Nosso trabalho é importante para a sociedade

Temos orgulho de trabalhar na CAIXA

Juntos podemos mais

Nossas atividades são pautadas pela ética

Respeitamos as ideias, as opções e as diferenças de toda a sociedade

A liderança se faz pelo exemplo

Somos inovadores no que fazemos.

1.1HISTORIA

Há 153 anos, no dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. Nas principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, a CAIXA estava lá, apoiando e ajudando o Brasil.

Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da CAIXA do Rio de Janeiro.

Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

Desde o início, alinhada às necessidades da população

Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

Desde sua criação, não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade: a de acreditar nas pessoas.

2. INVESTIMENTOS

Os investimentos financeiros são alternativos para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento e não o contrário. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservador ou agressivo. As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros. Conheça abaixo cada um deles

2.1 INVESTIMENTO POUPANÇA CAIXA

A Poupança CAIXA é um INVESTIMENTO com forte tradição no mercado, a CAIXA oferece à sua empresa uma das aplicações financeiras de maior credibilidade e tradição do mercado financeiro nacional, a Poupança CAIXA. Duas modalidades estão disponíveis: uma para empresas SEM FINS LUCRATIVOS com rendimentos mensais, e outra para aquelas com fins lucrativos, apresentando rendimentos trimestrais.

Como funciona

Não há limite mínimo para o depósito inicial. Os valores depositados são remunerados a uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR), creditada mensalmente ou trimestralmente, conforme a modalidade, a cada dia-limite.

Poupança da CAIXA – Empresas sem Fins Lucrativos

Os rendimentos são calculados sobre o menor saldo apresentado pela conta no período base. A liquidez é imediata, porém os saques efetuados fora da data de aniversário não serão remunerados. A operação é isenta de Imposto de Renda, tarifas e IOF.

A quem se destina essa modalidade da Poupança CAIXA

A Poupança da CAIXA – Empresas SEM FINS LUCRATIVOS pode ser adquirida por: entidades sindicais de trabalhadores; partidos políticos; fundações; sociedades civis culturais, educativas, esportivas, religiosas, entre outras; institutos de assistência social; condomínios; entidades da Igreja Católica Apostólica Romana; pessoas jurídicas de direito público e cartórios.

Poupança da CAIXA – Empresa com Fins Lucrativos

Quando a data de aniversário da poupança CAIXA coincidir com sábado, domingo ou feriado, os rendimentos são disponibilizados no primeiro dia útil subseqüente. Os rendimentos são calculados sobre o menor saldo apresentado pela conta no trimestre.

A Poupança da CAIXA, a mais tradicional aplicação financeira do mercado, continua com a mesma simplicidade, segurança e liquidez diária.

A regra determina apenas que quando a taxa Selic ficar igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da Poupança passará a ser 70% da taxa Selic + TR. Esta regra é válida somente para depósitos feitos a partir de 04 de maio de 2012.

Os depósitos realizados ANTES do dia 04 de maio de 2012 não sofrem nenhuma alteração e tem garantido o rendimento fixo de 6,17% ao ano + TR, pelo tempo que forem mantidos em poupança.

Você pode continuar movimentando a sua conta poupança com o mesmo cartão magnético e conferindo seu saldo total (depósitos antigos e novos) normalmente.

Os débitos (saque, transferência, pagamentos e débito em conta) serão retirados primeiro do saldo dos depósitos novos (efetuados a partir de 04 de maio de 2012) e, em seguida, do saldo de depósitos antigos (efetuados até 03 de maio de 2012). Caso você prefira que o saque seja feito inicialmente dos depósitos antigos (realizados até o dia 03 de maio de 2012), você deve procurar a sua agência e solicitar ao seu gerente.

A Poupança CAIXA está presente há mais de 150 anos no dia a dia do brasileiro. Suas facilidades vão de remuneração mensal à isenção de Imposto de Renda.

2.2 INVESTIMENTO TESOURO DIRETO

O Tesouro Direto é um programa criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC)

Com ele, você adquire Títulos Públicos Federais por meio do Tesouro Nacional. A compra dos títulos é feita pela Internet, no site do Tesouro, e constitui uma nova opção de aplicação financeira para pessoas físicas. A CAIXA atua como Agente de Custódia, efetivando o cadastramento e a habilitação do cliente para a aquisição e venda de títulos.

Valor de aplicação

O valor mínimo para sua aplicação é de 20% do título, ou de aproximadamente R$ 100,00, variando conforme o preço do título no dia da compra. O limite máximo é de R$ 400.000,00 por mês.

Prazos

• Compra e venda:

As compras de títulos podem ser efetuadas diariamente, a partir das 9h. Os títulos podem ser vendidos pelo investidor, no Tesouro Direto, a partir das 9h das quartas-feiras, sem limitação de quantidade ou valor, desde que os títulos tenham sido adquiridos diretamente do Tesouro Nacional. O crédito é efetivado às quintas-feiras pela CAIXA na conta informada no cadastro do cliente, obedecidas às regras da Conta Corrente, sendo calculados e recolhidos os tributos pertinentes.

• Vencimento dos títulos:

Os prazos para vencimento dos títulos são definidos pelo emitente (Tesouro Nacional), no momento do seu lançamento.

Rentabilidade

Cada tipo de título admite uma forma diferenciada de rentabilidade.

Letra do Tesouro Nacional (LTN):

Rentabilidade pré-fixada, definida no momento da compra.

Letra Financeira do Tesouro (LFT):

Rentabilidade diária pós-fixada, vinculada à taxa de juros básica da economia (SELIC);

Nota do Tesouro Nacional série C (NTN-C):

Rentabilidade vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra;

Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B):

Rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra;

Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F):

Rentabilidade definida, acrescida de juros definidos no momento da compra.

Taxas

As compras de títulos, realizadas no Tesouro Direto, estão sujeitas ao pagamento das taxas de custódia abaixo:

• CAIXA: 0,40% ao ano. A taxa, referente ao primeiro ano, é cobrada na aquisição dos títulos, incluída no débito da compra, efetuada na Conta Corrente. Os demais anos são pagos no resgate/vencimento dos títulos e o valor é proporcional ao período em que o investidor mantiver o título.

• BM&FBOVESPA - CBLC: taxa de Custódia de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos. Ela é recolhida semestralmente, no 1º dia útil de janeiro e de julho, ou na ocorrência de um evento de custódia (pagamento de juros, venda ou vencimento do título), o que ocorrer primeiro. A taxa de Custódia é cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor mantiver o título e é debitada em sua conta corrente.

Penalidades no caso de inadimplência

No dia seguinte à efetivação da compra pelo cliente, a CBLC envia a relação das compras dos clientes CAIXA para finalização do débito na Conta Corrente CAIXA. O débito compreende o valor do título, as taxas da CBLC e a taxa de corretagem. É responsabilidade do cliente disponibilizar os recursos em conta corrente para liquidação das compras no Tesouro Direto. Caso os recursos não estejam disponíveis serão aplicadas penalidades previstas na CBLC.

2.3 INVESTIMENTO CAIXA FIC CLÁSSICO RF LONGO PRAZO

Um INVESTIMENTO com liquidez e rentabilidade diária. O CAIXA FIC Clássico RF Longo Prazo oferece rentabilidade e liquidez diária e o cliente tem liberdade para realizar aplicações e resgates a qualquer momento. Com apenas R$ 100,00, você já pode aplicar.úblico Alvo

Pessoas físicas e jurídicas.

Objetivo e política de investimento

O Fundo tem como objetivo proporcionar aos seus cotistas a valorização de suas cotas por meio da aplicação dos recursos em cotas de Fundos de INVESTIMENTO que apliquem em CARTEIRA diversificada de ativos de renda fixa, indexados a taxas de juros prefixadas, pós-fixadas (SELIC/CDI) e/ou índices de preços. Os fundos nos quais o Fundo aplica poderão adquirir ativos financeiros privados, desde que a carteira do Fundo não ultrapasse o limite de 50% (cinquenta por cento) em ativos financeiros privados. Os emissores dos ativos financeiros adquiridos pelos fundos de Investimento nos quais o Fundo aplica, devem estar classificados na categoria de baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de risco localizada no país, exceto nos casos em que a aquisição do ativo financeiro, acrescida de sua remuneração, tenha cobertura integral do FGC. O prazo médio da carteira dos fundos de investimento nos quais o Fundo aplica será superior a 365 dias, o que poderá proporcionar ao cotista o benefício fiscal da alíquota de IR de até 15%, dependendo do tempo de aplicação.

Razão social

Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento CAIXA Clássico Renda Fixa Longo Prazo

Classificação ANBIMA

Renda Fixa

Aplicação inicial:

R$ 100,00

Aplicações adicionais:

R$ 50,00

Saldo mínimo:

R$ 100,00

Resgate mínimo:

R$ 50,00 Cota de aplicação (déb./conv.)

D0 / D0

Cota de resgate (conv./créd.)

D0 / D0

Cota utilizada

Fechamento

Taxa de administração:

1,40% ao ano

Liquidez

Diária

Gestor do Fundo

Caixa Econômica Federal Administrador do Fundo

Caixa Econômica Federal

Auditor

PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes

Custodiante

Caixa Econômica Federal

Tributação

Longo prazo

Data de início

24/04/1996

IOF: 1% ao dia, limitado ao rendimento do Fundo, de acordo com tabela decrescente em função do prazo de aplicação.

IR: 15% sobre o rendimento semestral. No resgate, será aplicada alíquota complementar de acordo com o prazo da aplicação, conforme tabela abaixo::

Até 180 dias De 181 a 360 dias De 361 a 720 dias Acima de 720 dias

22,5% 20,0% 17,5% 15,0%

2.4 INVESTIMENTO LETRA DE CREDITO IMOBILIÁRIO

O que é?

São títulos de crédito lastreados por crédito imobiliário garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de imóvel. As LCI foram criadas pela MP 2.223, de 04/09/01, convertida na Lei 10.931, de 02/08/04, como instrumento financeiro para captação de recursos para os financiamentos imobiliários.

A aplicação em LCI tem todos os atrativos que você procura em um INVESTIMENTO diferenciado, com rendimento e segurança. Os títulos são competitivos, com rentabilidade garantida e a segurança da CAIXA - instituição de maior experiência e tradição no mercado imobiliário.

Modalidades

LCI CAIXA é um produto remunerado pelo CDI e isento de IRRF para clientes Pessoa Física, passível de resgate a partir de 60 dias, se assim contratado pelo cliente.

Como funciona?

É preciso procurar o gerente de contas para efetivação da aplicação e assinatura da Nota de Negociação. Caso não seja cliente da CAIXA, deve-se procurar a agência mais próxima e abrir uma Conta Corrente CAIXA.

A aplicação ocorre exclusivamente por meio de débito em Conta Corrente, com crédito automático no vencimento ou na solicitação do resgate antecipado.

Aquem se destina?

A pessoas físicas que:

 Possuem recursos acima do valor mínimo para a aplicação;

 Quem possui conta corrente na CAIXA (titular de Conta Corrente);

• Vantagens

 Isenção do Imposto de Renda para Pessoa Física;

 Rentabilidade atrativa;

 Transferência de titularidade a qualquer momento;

 Alteração de agência e conta de vinculação a qualquer momento;

 Garantia dos Créditos Habitacionais da CAIXA.

Valores para Aplicação e Movimentação

O valor aplicado deve obrigatoriamente corresponder a múltiplos de R$ 1.000,00. Portanto, todas as aplicações em LCI CAIXA deverão ser feitas em múltiplos deste valor.

Aplicação mínima Aplicação complementar mínima Saldo mínimo

R$ 30.000,00 R$ 30.000,00 R$ 5.000,00

Prazos

• Prazo mínimo: 60 dias

• Prazo máximo: 750 dias

Transferência de Titularidade

A transferência de titularidade da LCI CAIXA é permitida, desde que apresentado o Termo de Cessão de Direitos, com o devido registro em cartório de títulos e documentos. Na transferência de titularidade, o cessionário poderá ter conta INVESTIMENTO em outra agência que não a do cedente, em que está vinculada a aplicação.

Resgate Antecipado

O resgate antecipado da LCI CAIXA, desde que contratado com esta característica, pode ser feito a qualquer tempo e a critério do cliente, se decorrido o prazo mínimo definido pelo BACEN (Banco Central do Brasil). No caso da remuneração pelo CDI, este prazo é de 60 dias.

• Resgate mínimo: R$ 1.000,00

senta de IRRF, para clientes Pessoa Física.

Para Pessoa Jurídica, é aplicada a curva de alíquotas conforme tabela abaixo:

Curva de Alíquotas de IRRF

Prazo até 180 dias de 181 a 360 dias de 361 a 720 dias acima de 720 dias

Alíquota 22,5% 20% 17,5% 15%

permitida a transferência de titularidade/cessão de direitos, pelo valor total. O titular da LCI deverá apresentar, na agência em que possui conta corrente, o Termo de Cessão de Direitos com as firmas do cedente e do cessionário reconhecidas e com o devido registro no Cartório de Títulos e Documentos, juntamente com os documentos que comprovem as representações.

A alteração da agência e/ou conta corrente de vinculação, também, é permitida. O vencimento se dá ao término do prazo contratado. (Quando não for dia útil, o crédito será no primeiro dia útil subsequente).

O resgate antecipado se caracteriza pela possibilidade de resgate, por meio da solicitação do cliente, de valor total ou parcial de sua aplicação, após ter completado o prazo mínimo deste tipo de papel (60 dias), observado o princípio de data a data, até o dia útil imediatamente anterior à data de vencimento.

CONCLUSÃO

Com este trabalho conseguimos enxergar as diversas maneiras que existem para fazer investimentos.

Concluímos que a Caixa Econômica Federal disponibiliza diversas opções de investimentos para seus clientes. Opções estas que se adequa de acordo com as condições e objetivos de cada cliente.

Com estas opções de investimentos cabe ao cliente escolher qual o investimento mais viável e qual lhe trará menos riscos.

Dentre eles escolhemos quatro que acreditamos que são os que mais se destacam e também os mais adquiridos pelos clientes da Caixa Econômica Federal e concluímos que a o melhor investimento entrem elas e a poupança que umas aplicações financeiras mais tradicionais do mundo que ajudam muitos brasileiros a poupar dinheiro e investir o capital depois em uma compra ou financiamento.

FONTES DE PESQUISA

http://www.caixa.gov.br/

...

Baixar como  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »