TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

• 1. Elabore uma explicação do motivo pelo qual nenhum conceito formal ou integrado de logística prevaleceu antes de 1950.

R. A falta de atenção dada à logística, durante a evolução do conceito de marketing, pode ser atribuída a esse fato e segue os três fatores importantes: Primeiro, antes da grande difusão dos computadores e de técnicas quantitativas, havia nenhum motivo para se acreditar que funções logísticas pudessem ser integradas ou que essa integração de funções pudesse aprimorar o desempenho total da empresa.

Em segundo, a contínua pressão no sentido de elevar os lucros, que teve início na década de 50, em conjunto com as condições instáveis, que continuou durante a década de 90, refletem na preocupação gerencial em torno da contenção e redução de custos. A logística continua sendo uma área relativamente inexplorada em termos de aumento de produtividade.

O terceiro fator à ampla adoção do princípio da logística integrada foi a dificuldade de quantificar o retorno sobre o investimento que poderia ser obtido. Os problemas de quantificação resultaram, em parte, da dificuldade da administração entender o real custo do estoque. Era difícil estimar o retorno financeiro obtido a partir da redução do investimento em estoque.

Para Bowersox e Closs (2001), esses fatores básicos, somados à resistência natural às mudanças, foram as causas para que nem todos os esforços iniciais no sentido de implementar os princípios logísticos tivessem sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com