TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING

Artigo: MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO: Qual a importância de um plano de marketing no cotidiano de uma empresa?

O plano de marketing é um documento que resume os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva do plano.

Os planos de marketing variam em conteúdo e metodologia. Empresas com estilos diferentes elaboram planos com formatos diferentes. Algumas exigem o detalhamento de cada ação, enquanto outras preferem que seus executivos partam direto para as ações, sem esse detalhamento.

Isso depende também do mercado no qual se atua. Às vezes, simplesmente não há tempo de detalhar ações para não perder o timing de entrada no mercado. Por exemplo, o primeiro site de compras coletivas estreou no mercado brasileiro há apenas 8 meses e já há mais de 200 empresas competindo no setor.

Embora alguns mercados sejam mais dinâmicos do que outros e alguns empreendedores mais ousados, não se deve fugir da tarefa de elaborar o plano de marketing. A elaboração do plano, com data para ser finalizado, obriga a empresa a realizar o processo de planejamento.

Esse processo, do qual resulta o plano de marketing, ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas. O planejamento beneficia a empresa por ajudar os seus dirigentes e funcionários a estabelecer prioridades sobre como investir seus recursos. O plano de marketing é um documento que pode ser utilizado para comunicar para todos os envolvidos o rumo que a empresa quer tomar.

“Coleta de Informações e Análise do Ambiente de Marketing”

O desenvolvimento e a implementação de um plano de marketing envolve várias decisões. Para isso as empresas precisam de informações abrangentes e atualizadas sobre as tendências macroambientais e os efeitos microambientais do seu negócio. O ambiente de marketing apresenta constantemente novas oportunidades e ameaças, sendo de suma importância o monitoramento desse ambiente, assim como, a adaptação contínua a ele.

Os profissionais de marketing têm uma responsabilidade maior de identificar mudanças significativas no mercado, rastreando tendências e buscando oportunidades. Apesar de todo gerente dentro de uma empresa observar o ambiente externo, os profissionais de marketing apresentam duas vantagens, usam métodos consistentes para coletar informações e passam mais tempo interagindo com os clientes e observando a concorrência. Esses profissionais também detêm muitas informações sobre padrões de consumo em outros países. Na Europa Ocidental, por exemplo, os suíços são os que mais consomem chocolates, os gregos os que mais comem queijo, os irlandeses os que mais tomam chá e os austríacos os que mais fumam. Entretanto, na maioria das empresas falta sofisticação em relação aos dados, não existindo um departamento de pesquisa de marketing. Além de tudo, muitos gerentes se queixam de não encontrar as informações essenciais dentro da empresa, de obter mais informações do que podem usar e muito menos do que realmente precisam, e quando conseguem tais informações já é tarde.

Na sociedade em que vivemos empresas com melhores sistemas de informação obtêm vantagem competitiva, escolhendo melhor seus mercados, desenvolvendo melhores ofertas e executando melhor seu plano de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com