TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DE LUGARES

Pesquisas Acadêmicas: MARKETING DE LUGARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A palavra Marketing denotativamente significa: “1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços de produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor.”( Dicionário Michaelis)

Existem inúmeras formas e características que definem o Marketing, como por exemplo, sua aplicação e planejamento estratégico para bens e serviços.

Quando se trata de um bem tangível sua intenção (genericamente) é exaltar qualidades do produto de acordo com a demanda e desejo do público alvo, de forma que a missão da empresa, a qual o fabrica, seja atingida e haja, então, a satisfação do cliente. Já quando falamos de bens não tangíveis, a responsabilidade de sucesso está diretamente ligada à qualidade e a execução dos serviços.

Isso acontece visivelmente no Marketing Turístico, pois o sucesso da viagem e a aprovação do cliente dependem do trabalho de publicidade e propaganda das agencias e das reais condições que a cidade de destino apresenta, ou seja, ela deve representar aquilo que foi vendido na publicidade e impressionar o cliente com suas possibilidades de entretenimento e diferenciais, caso isso não aconteça, o cliente reprovará o serviço prestado e o destino turístico.

Plano de Marketing

O plano de Marketing deve ser bem elaborado e sua confecção deve ser voltada ao público alvo, onde pesquisas são necessárias para que se entenda qual tipo de produto ou bem a empresa oferecerá e quais os diferenciais, pois a empresa responsável pelo bem e/ou serviço não estará vendendo apenas um produto, mas sim um “sonho”. Portanto a experiência, aprovação ou reprovação do cliente é responsabilidade da organização que prestou o serviço.

Essa analogia de “Marketing e Sonho” é visível principalmente no setor turístico, onde o cliente planeja uma viagem e deposita toda confiança na agência prestadora do serviço e no Marketing por ela realizado, já que confia nas imagens e informações passadas pela empresa.

Marketing Turístico

Neste tipo de planejamento estudam-se as potencialidades do local, onde os pontos positivos são transformados com o propósito de torna-los diferenciais e consequentemente formar o produto turístico, que é ofertado ao mercado alvo por meio de publicidade e propaganda.

A imagem da publicidade turística reflete na satisfação do cliente, por isso, abusar de editores de imagem ou exaltar exacerbadamente as qualidades do local, o transformando em um “conto de fadas”, pode levar o cliente a uma decepção.

As empresas se empenham muito no pré-venda, onde utilizam inúmeros mecanismos de indução e propaganda, que leva o cliente a escolher o destino da viagem. Porém, o pós-venda é o fator que determina a fidelização do cliente, já que é o momento em que a empresa mostra o interesse no sucesso da viagem e o cliente pode refletir sobre a experiência e demonstrar sua satisfação ou insatisfação com o serviço prestado.

Antes de uma região investir em seu marketing para melhorar suas relações exteriores, atrair capital estrangeiro, indústrias e turistas, essa deve preocupar-se primeiramente com a comunidade e organizações previamente estabelecidas, ou seja, deve preocupar-se com sua infraestrutura e a satisfação dos seus habitantes, pois não há como fazer propaganda de um suposto destino turístico, sendo que a população regional sofre com a falta de estrutura e mobilidade urbana.

Um local não é necessariamente um destino turístico porque possui belas paisagens ou histórias antigas, é preciso que este local, junto com suas particularidades, possa oferecer, servir e principalmente dar assistência a quem, na condição de turista, visite o local, como por exemplo, transporte, alojamento e assistência a turistas. Sem isso, o local não poderá ser chamado de destino turístico, mas sim, um destino com potencialidade turística.

Marketing Turístico de Florianópolis

Florianópolis foi classificada pela revista brasileira semanal Veja como “o melhor lugar para se viver no Brasil” e foi eleita também, pelo site Trip Advisor Brasil, como o quinto melhor destino turístico brasileiro. Por esses e outros motivos que a cidade é cada vez mais procurada por turistas.

As suas praias encantadoras, o esporte aliado ao ecoturismo, gastronomia, festas e também o seu estilo, que combina uma cidade grande moderna com fortificações coloniais do século XVII, transforma a passagem pela cidade inesquecível.

Obviamente Florianópolis não possui apenas características positivas, como as agencias de turismo, hotéis e até mesmo a TV mostra. A cidade possui um déficit considerável quando se trata de mobilidade urbana e infraestrutura. Os acessos a determinadas regiões e em determinados horários é caótico, a cidade não tem mais capacidade para os habitantes e seus automóveis e no verão, quando o fluxo turístico alcança seu ápice, as redes de luz caem e, dependendo do consumo, os moradores ficam dias sem água, sem contar a falta de higiene nas praias e cuidado com o meio ambiente, onde se encontram vazões de esgoto diretamente nas praias.

Esses aspectos negativos jamais seriam evidenciados em uma campanha publicitária de uma agência de turismo ou em uma novela que é exibida em rede nacional, no entanto, os moradores da cidade e os turistas que passam por ela têm visibilidade e noção do problema enfrentado e que é remediado durante a temporada de verão, mas permanece para quem não está de passagem pela ilha.

Considerações Finais

As estratégias de Marketing abrangem inúmeros mercados e públicos. Quando falamos de Marketing de Lugar e delimitamos ao Marketing Turístico é notável o quão árduo é o trabalho das cidades e agencias de turismo que criam e executam estratégias voltadas a ênfase dos pontos positivos da cidade, com o intuito de criar diferenciais para atrair os turistas.

A maioria das cidades que tem como a renda principal, o turismo, investe fortemente nas publicidades. Porém, sabemos que o excesso delas e a idealização de um lugar prefeito pode decepcionar o visitante.

A cidade deve estar preparada para oferecer mobilidade e alojamento aos seus visitantes e deve saber quando está no seu limite, para que haja uma redução da publicidade do local, evitando assim transtornos e más impressões daqueles que nela chegam.

Referências Bibliográficas

Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2013/03/09/como-a/?topo=67,2,18,,,67>. Acesso em: 10/05/2014.

Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJhcAH/marketing-turistico>. Acesso em: 06/05/2014.

Disponível em: <http://www.iscet.pt/education/marketing-tur%C3%ADstico>. Acesso em: 08/05/2014.

Disponível em: <http://observatoriodeturismo.wordpress.com>. Acesso em: 10/05/2014.

Disponível em: <http://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303576-Activities-Florianopolis_State_of_Santa_Catarina.html>. Acesso em: 09/05/2014.

Disponível em: <http://www.feriasbrasil.com.br/sc/florianopolis/atrativosculturais.cfm>. Acesso: 07/05/2014.

Disponível em: <http://www.santur.sc.gov.br/segmentos/ecoturismo.html> Acesso em: 09/05/2014.

Disponível em: <http://adrenailha.com.br/>. Acesso em: 11/05/2014.

Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2013/03/09/como-a/?topo=67,2,18,,,67>. Acesso em: 09/05/2014.

Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 11/05/2014.

Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-X7HrP6JSMHM/TWQ-yq7L_VI/AAAAAAAADJ4/eqdxvadHUz4/s1600/florianopolis.jpg>. Acesso em 11/05/2014.

Disponível em: <http://bistrot48.files.wordpress.com/2011/09/trc3a2nsito.jpg>. Acesso em: 11/05/2014.

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »