TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DE RELAÇÕES: IDENTIFICAÇÃO SATISFAÇÃO DA COOPERAÇÃO CRESOL CORONEL VIVIDA

Projeto de pesquisa: MARKETING DE RELAÇÕES: IDENTIFICAÇÃO SATISFAÇÃO DA COOPERAÇÃO CRESOL CORONEL VIVIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.424 Palavras (26 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 26

MARKETING DE RELACIONAMENTO: IDENTIFICAÇÃO DA

SATISFAÇÃO SOBRE O COOPERADO DA CRESOL CORONEL VIVIDA

RESUMO:

Pretende-se com este artigo analisar com está as percepções dos usuários de uma cooperativa de crédito,

identificada como CRESOL em Coronel Vivida – PR, sobre os serviços prestado ao público. As cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade cooperativa, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados. A cooperativa Cresol como outras cooperativas buscam espaço no mercado econômico brasileiro. E para acompanhar as mudanças e novas necessidades é preciso investir na qualidade do atendimento e na relação do marketing a fim de agregar novos cooperados. Portanto, especificamente na Cresol em Coronel Vivida – Paraná realizou-se uma pesquisa com cooperados para analisar a satisfação do cliente. A partir de pesquisa de campo sobre a satisfação do cliente que foi orientada nos estudosde Farias (2011). Foi possível analisar que as maiorias dos clientes estão satisfeitos com o atendimento e possibilitou algumas direções para organizar a maior agilidade do atendimento, principalmente na organização das filas.

PALAVRAS CHAVE:Atendimento. Marketing de relacionamento. Cresol.

1. INTRODUÇÃO

Procura-se estabelecer um ponto norteador que motive o relacionamento entre cooperados da Cresol de Coronel Vivida e a cooperativa, bem como um melhor atendimento como a manutenção do mesmo. A relação se baseia no interesse de ambos os lados pelo lucro e benefícios econômicos e a humanização do atendimento, procurando uma saída para manter-se competitivo sem perder a missão e os princípios queé a essência do sistema Cresol. Buscar uma estratégia coerente de ações que visam vantagem sustentáveis sobre a concorrência, melhorando a posição da cooperativa com seus cooperados na responsabilidade social, ética, transparência em suas ações. Essa deve ser a grande preocupação da cooperativa. A preocupação do relacionamento e o atendimento ao cooperado também é exposto por Bittencourt (2001) quando escreve que:

distintos (pode ser por meio de divisórias), sendo um destinado ao atendimento direto

aos associados, um para a realização de reuniões e atendimento aos cooperados por parte

dos dirigentes, um para o funcionamento do caixa e o último destinado ao

armazenamento e manipulação dos documentos administrativos. (BITTENCOURT,

2001, p. 87).

Complementando o diagnóstico do ambiente, há de se compreender com muita consistência a realidade do público, desejos, possibilidades, comportamentos, valores, visões culturais, costumes, para que possamos estabelecer uma relação consistente e adequar os produtos e serviços às suas necessidades, lembrando que a conquista do cliente exige muita atenção e dedicação no atendimento. Em um mundo competitivo é relativamente fácil copiar produtos e preços, mas praticamente impossível copiar pessoas e marcas.

A Cresol Coronel Vivida existe para oferecer produtos e serviços de qualidade ao seu quadro social, o sucesso da organização esta em seus associados, ter um atendimento excelente é essencial para sua manutenção e seu crescimento no mercado, ainda mais por ser uma cooperativa de atuação solidária que busca promover o desenvolvimento local sustentável e a permanência do agricultor no campo. Para estabelecer um marketing de relacionamento é necessário o desenvolvimento da liderança de mercado, fidelidade do cliente e maior facilidade na aceitação de novos produtos e serviços. Relaçõessólidas e duradouras com associados não é tarefa das mais fáceis e a sua manutenção é difícil, porém em um mundo onde o cliente tem cada vez mais opções, uma relação pessoal é a única forma de manter a sua fidelidade em longo prazo.

Embora a satisfação dos clientes seja primordial para qualquer empresa bem sucedida, verifica-se que a satisfação isoladamente não e suficiente para manter a sua fidelidade. Conforme Becker (2012, p.2), na década de 80, inúmeros foramos autores que pregavam “atendimento ao cliente” e “excelência de atendimento”, Onde fica comprovado que clientes satisfeitos geram maior resultado financeiros para a organização.

Assim, este artigo objetiva identificar a satisfação e o atendimento da cresol de Coronel Vivida-Pr.

2. O HISTÓRICO E CONCEITO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

Mesmo não se utilizando o termo “marketing”, historicamente, desde que o homem se relaciona com outro o marketing existe. Mas o auge mundial de relação de negócios aconteceu com o inicio da Revolução Industrial com a produção em massa. Os conceitos de marketing ainda não se faziam necessários, pois os esforços das empresas eram direcionados à melhoria dos processos de produção, e tudo o que era produzido tinha um comprador interessado. (KOTLER, 1974).

Mas a pergunta correta está relacionada com o início do marketing como ciências relacionado com as vendas e com o relacionamento com outras pessoas.

Para o site Portal Brasil:

O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade, oriunda da Revolução Industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente. (BRASIL, 2008).

Com o passar dos anos o marketing passou a se preocupar com muitas áreas, deixou de ser uma ciências exclusiva da administração e de vendas. E passou a ganhar novas dimensões

como o relacionamento com o cliente. Até mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com