TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DE VAREJO - ATIVIDADES

Por:   •  25/2/2016  •  Exam  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem Virtual: Marketing de Varejo e Serviços

Curso: Tec. Marketing

Professor: Luiz Alberto Cordioli

Nome do estudante:

Data: 18/10/2015

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (5,0 pontos)

Podemos afirmar que serviço “[...] é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico”. (SANTOS, Luciano Costa. Qualidade em serviços: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2011. p. 19)

Diante do exposto, leia o seguinte texto (acesse o link):

PROCURADORIA DA REPÚBLICA. Pernambuco. Consumidores alegam não conseguir completar ligações feitas a partir de celulares da operadora. MPF. [200-]. Disponível em: <http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_consumidor-e-ordem-economica/mpf-pe-apura-qualidade-dos-servicos-de-telefonia-movel-da-oi>. Acesso em: 17 set. 2015.

Faça uma análise crítica, em um texto dissertativo de aproximadamente 15 linhas, sobre o pacote de serviços oferecido pela operadora em questão.

A notícia exposta em nossa atividade traz um caso de Pernambuco, mas sabemos que a realidade da falta de qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras está por todo o nosso país. É cada vez mais comum ouvirmos casos de reclamações e transtornos dos clientes que contratam esses serviços. Sabe-se que para que essas empresas privadas exercerem esses serviços, estas devem seguir determinações da Anatel e também, respeitar o nosso código de defesa do consumidor. Infelizmente a prática é diferente da teoria, estamos convivendo com a dúvida na hora de escolher uma operadora que atenda o consumidor e ofereça os serviços de boa qualidade. Fazendo uma busca observa-se que são apresentados relatos de transtornos e reclamações na maioria das operadoras, ligações que não se completam, pacotes cortados em curto período de tempo, falhas de conexões e muitos casos onde os consumidores não recebem as ligações onde os mesmo estavam com o aparelho celular ligado. Isto tudo é fruto da busca das operadoras por um aumento de consumidores, visando os lucros e esquecendo da qualidade dos serviços oferecidos. Como aconteceu neste caso, foi procurado o poder judiciário devido ao número de reclamações dos consumidores diante da má qualidade dos serviços prestados pela empresa OI, essa insatisfação possui respaldo, como já dito anteriormente, no CDC, onde dispõe que as empresas devem fornecer serviços de qualidade, seguros e contínuos. Não tem o que discutir sobre o desrespeito da empresa com os seus clientes ao fornecerem um serviço precário e ineficiente, motivo pelo qual, casos como este configuram inúmeras causas processuais em nosso poder judiciário.

Questão 2 (5,0 pontos)

Faça a leitura da seguinte reportagem (acesse o link): QUELEM, Naiobe. Problemas contra o Código de Defesa do Consumidor se destacam neste ano. Correio Braziliense. 27 dez. 2010. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/12/27/interna_cidadesdf,229501/problemas-contra-o-codigo-de-defesa-do-consumidor-se-destacam-neste-ano.shtml>. Acesso em: 17 set. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com