TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING FGV ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  3/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Janeiro/2022

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: MARKETING

Turma: 0122-2_3


Introdução

O processo de planejamento e definição do plano de marketing deve contemplar as etapas a serem detalhadas pelas pessoas que vão desenvolve a aplicabilidade do planejado,  diante processo de tomada de decisão não é uma tarefa simples, tendo-se em vista que são as escolhas feitas hoje refletem o futuro da empresa, por isso, os gestores precisam utilizar das informações confiáveis, com o grande desenvolvimento dos mercados que cada vez se tem exigido mais profissionalismo na gestão das empresas, independente do porte de seus empreendimentos nas redes sociais (CARVALHO, 2018).

Dentro das organizações, o planejamento é considerado a primeira etapa em um processo de gestão pois nele são elencados diversos aspectos que requerem planejamento numa organização.  No constante processo da busca pela maximização dos resultados as empresas perceberam a importância do planejamento de marketing atrelado ao plano estratégico. Além disso, a modernização dos mercados cada vez mais exigentes as empresas precisam de uma maior capacidade preditiva para estabelecer novos projetos que atendam ao curto e longo prazo da organização.

As empresas através do marketing procuram satisfazer os desejos dos consumidores, fornecendo aos seus clientes os produtos ou serviços que desejam, de forma a encantar e fidelizar os mesmos, visando alcançar os objetivos da empresas através de relacionamentos concretos, logo consequência impactará no aumento das receitas (TAVARES, 2017).

Marketing é um conhecimento que se aprimora na identidade e explanação de pretensões do mercado para que depois, consista na satisfação das necessidades identificadas, e assim ser definida também como a arte de informar, orientar e direcionar as ideias do plano inicial que visa conquistar clientes (ALMEIDA; SETTE, 2010).

A energia um dos principais pilares do padrão de vida das sociedades moderna sem ela não é possível fazer quase nada hoje em dia, para atender suas demandas energéticas cada vez mais as pessoas estão buscando por fontes alternativas. Além disso, a energia é fator essencial para o desenvolvimento social e empresarial pois ela tem a capacidade de ampliar o rendimento do trabalho humano (SACHS, 2012).  

Com o uso de recursos não renováveis, toda a fonte de energética tende ao esgotamento por isso, se vê cada vez mais fontes de energia sendo desenvolvidas e apresentadas a sociedade a fim de não chegar ao limite e dizer que acabou o que certamente criaria um problema energético mundial. Segundo (GOLDEMBERG & LUCON, 2007) com a busca por alternativas energéticas se tornou vital para promover a sustentabilidade das organizações, bem como elevação das vantagens competitivas, para suprir necessidades econômicas e, também, produzir menor influência ambiental negativa surgindo o painel solar que apresenta uma grande eficiência já consolidada no mundo, e cada vez mais presente nas residências atuais.  

Desenvolvimento

A Raio do Sol energia solar está situada no sudoeste do estado do Paraná, especializada em comércio e instalação de painéis solares, sua missão: comercializar produtos de alta tecnologia, gerando lucratividade e satisfação a nossos clientes, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Visão: ser reconhecido como uma empresa confiável, tornando-se referência no mercado, com a fidelização dos clientes Pesquisa, desenvolvimento e criação de soluções. Valores: satisfação do cliente, transparência; ética, comprometimento, excelência na gestão, criatividade; aprendizado contínuo, valorização e respeito aos colaboradores. Foi fundada em 01 de abril de 2017, visando atender pessoa física e jurídica e seu slogan é líder em soluções renováveis.

Pontos fortes Energia infinita, baixo custo de manutenção, mercado crescente e também os pontos fracos. Mão de obra sem capacitação, falta de planejamento estratégico, falhas na comunicação interna.  Oportunidades: Expansão para outros estados, fidelização de clientes, verticalização de fornecedores.  Ameaças; Crise econômica e política, Novos concorrente entrantes, falta de componentes no mercado, alta do dólar.

 Quando se fala em macroambiente, pode-se dizer que a tecnologia é um dos grandes aliados da empresa, sendo que cada atualização e lançamento agrega um maior valor nos seus produtos, trazendo o diferencial para a sua organização que busca empregar tecnologia de ponta ao seus clientes. Más por outro lado se trata de um mercado que depende da economia oscilante do dólar, pois praticamente dos os itens comercializados na empresa chega através de importação, sem contar a instabilidade política que 2022 passará por ser um ano de eleições. E por fim se tem as forças socioculturais que muitas vezes são contraria más quanto ao posicionamento da empresa por se tratar de sustentabilidade e energia limpa não se houve falar mal do equipamentos.

Microambiente os fornecedores devem ser os maiores aliados dentro desse mercado, pois se trata de um mercadoria de alto valor agregado e normalmente não se trabalha com tanto estoque e quando se tem uma demanda elevada a programação de recebimento de produto deve ser a mais eficaz do mercado, fazendo com que se tenha um diferencial dos demais, durante a pandemia devido a demanda crescente chegou a uma espera de 6 a 8 meses para a realização de entrega dos produtos e instalações aos cliente. Sem contar que o número de concorrentes dobrou por ser um mercado que está tomando maiores proporções.

 Ao tentar definir a marca Raio do Sol pode-se afirmar que muitas pessoas ainda não tem o conhecimento do nome, pois está a 5 anos no mercado, certamente se tem um posicionamento dentro do mercado de Mallet e da região, estadual e nacional outras grandes do setor energético disputam e brigam pelos holofotes. Os objetivos são conquistar 150 novos clientes urbanos e 80 com propriedades rurais. Seu foco sempre será o cliente, juntamente com a entrega de um produto e serviço de qualidade, pois o mesmo busca a redução da sua conta de energia e a Raio do Sol pode ajudar da melhor forma possível, com profissionais capacitados e treinados para melhor atende-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (347.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com