TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING E EMBALAGENS: Analise da Motorola

Por:   •  3/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 6

MARKETING E EMBALAGENS

BRUNA GOUVÊA

ANÁLISE DE EMBALAGEM MOTO G 3ª GERAÇÃO

  1. Abordar os elementos do desenho de acordo com os grupos (conceituais, visuais e relacionais).

  • Conceituais: Na embalagem do aparelho celular Moto G 3ª Geração pode-se perceber a presença de formas totalmente definidas, com base em linhas retas angulares, que representam dinamismo e jovialidade, e formas triangulares que se diferenciam pela variação tonal da cor roxa (as cores mudam de modelo para modelo, por exemplo a embalagem do aparelho Moto X, possui variação tonal da cor verde), que são representados apontando tanto para baixo como para o lado, o que nos dá ideia de mobilidade tecnológica e movimento direcional. O que difere deste conjunto é o logo da marca, que é um círculo, que por sua vez remete ao movimento, evolução, globalização e universalidade, e também há as bordas da imagem do aparelho celular que são arredondadas.
  • Visuais: A embalagem possui um formato retangular, com tamanho apropriado para transportar grandes quantidades, para facilitar a organização do estoque e para acondicionar o produto, o que é sua principal função, já que a mesma não exerce nenhuma influência na compra do aparelho, pois não é exposta ao consumidor. A mesma possui um lacre de anti-violação com abertura lateral da direita para a esquerda, dispõe de duas abas que auxiliam o fechamento da embalagem, ao ser aberta a primeira apresentação que se tem é do aparelho celular.  Possui um design visualmente agradável e simplificado, mas atribuído de significados. Apresenta um fundo branco com as cores dos elementos relacionando-se entre si (variação tonal do roxo), com ênfase no produto e na marca, que possuem destaque na embalagem. As formas triangulares por sua vez, tornam-se uma textura representada que se associa com a textura também representada do aparelho. A embalagem do aparelho é envolta com uma plastificação fosca e com acabamento especial de verniz localizado no símbolo da marca.
  • Relacionais: Tudo se relaciona também com a proposta da empresa Motorola Mobility de acesso as grandes massas, tornando-se popular com grande custo x benefício em seus produtos. A cor roxa tem como significado poder, nobreza, luxo e ambição, dando indicio de que mesmo sendo um produto de preço inferior (em alguns casos) aos concorrentes possui sofisticação e luxo, o que direciona o cliente à uma visão ambiciosa e também conduz os clientes ao sucesso com dinamismo, dinamismo este que está representado através dos elementos triangulares e que tornam a empresa e o produto capazes de se moldar conforme a necessidade do consumidor. Os triângulos ainda trazem o significado de mobilidade tecnológica que é o que a empresa assegura, garantindo a conectividade e segurança das informações do seu público, dando suporte e acesso as diferentes plataformas usados pelos mesmos. Ao total, tudo acaba associando-se com o símbolo da empresa Motorola Mobility que traz conceitos como movimento, evolução e globalização.
  1. Falar sobre como a forma é percebida quanto aos contrastes (linha, peso, tamanho, textura, cor, posição espacial).

A embalagem remete a jovialidade e direciona o cliente a tecnologia, sucesso e dinamismo.

  • Linha: As linhas são bem definidas e retas, bem como a embalagem que possui formato retangular. O que difere deste conjunto é o logo circular e as bordas arredondas do produto.

  • Peso (posição espacial e planos): O logo da marca e a imagem do aparelho celular acabam admitindo mais peso que os outros elementos, pois eles se situam na parte inferior do campo visual e aparecem em primeiro plano. Já os elementos triangulares aparecem na parte superior direita e em segundo plano o que lhes confere menos peso.
  • Tamanho: A imagem do produto é o maior elemento de toda a composição, o que lhe confere ênfase. O logo também possui tamanho adequado e também tem grande ênfase pois está localizado ao lado do aparelho celular e aplicado sobre o fundo branco, o que proporciona mais destaque. Os elementos triangulares fazem uma conexão com a imagem do produto, remetendo a tecnologia.
  • Textura: Esta embalagem apresenta os dois tipos de textura: a original e a representada. Sua textura original traz uma plastificação fosca com acabamento especial de verniz localizado no logo da marca. E a textura gráfica é feita com as linhas delineadas formando os elementos triangulares. A imagem do aparelho celular também apresenta a textura gráfica de uma escada espiral, que relaciona com as formas triangulares através das cores e das linhas retas e angulares.
  • Cor: A embalagem em si apresenta um fundo branco, dando destaque ao logo e ao aparelho celular. Todos elementos presentes relacionam-se através das cores, no caso a variação tonal da cor roxa, que tem um significado muito forte nesta composição, pois representa o luxo que o produto oferece.
  1. Abordar o tamanho da embalagem no âmbito qualitativo e quantitativo.
  • Tamanho quantitativo: A embalagem possui as seguintes medidas:

Comprimento:14 cm; Largura: 8,5 cm e; Altura: 5,4 cm.

  • Tamanho qualitativo: A embalagem tem fácil percepção do produto e da marca, que ficam bem destacados no contexto. O tamanho qualitativo não influencia na escolha do consumidor, pois a embalagem tem função de acondicionar o produto e seus acessórios.

  1. Fale sobre o tipo de equilíbrio da embalagem e qual o seu tipo.

A embalagem possui um equilíbrio axial assimétrico, pois quando dividida verticalmente e horizontalmente o lado vertical direito pesa com mais informações ressaltando o produto e sua mobilidade, já o lado esquerdo, tem uma zona de respiro entre as formas triangulares e a marca.

  1. Fale sobre as relações de figura e fundo, profundidade e direção.

Temos em primeiro plano o aparelho celular, que admite perspectiva e está sobre a textura gráfica dos triângulos, que se porta como fundo e não dispõe de profundidade. O logo acaba admitindo um peso muito grande, pois está em primeiro plano e isolado, justamente em uma embalagem clean o que apresenta uma força atrativa maior. Esta embalagem apresenta o conceito da linha do horizonte, em que há a tendência de apoiar os objetos na parte inferior da composição e por sua vez acabam se posicionando em primeiro plano.  A leitura se dá na vertical na diagonal da esquerda para a direita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com