TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING E ANÁLISE DE MERCADO

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.480 Palavras (14 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 14

COLÉGIO ESTADUAL RODRIGUES ALVES

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

- ÁREA DE GESTÃO –

JOSIEL DE PAULA ALVARO

PLANO DE MARKETING E ANÁLISE DE MERCADO

Cachoeirinha

2015


JOSIEL DE PAULA ALVARO

PLANO DE MARKETING E ANÁLISE DE MERCADO

Trabalho de conclusão do curso apresentado ao Colégio Estadual Rodrigues Alves, como requisito parcial para a obtenção do Certificado de Técnico em Administração – Área de Gestão.

Orientadora: Profª. Teresinha Joseti Santos Camargo

Cachoeirinha

2015


JOSIEL DE PAULA ALVARO

PLANO DE MARKETING E ANÁLISE DE MERCADO

Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao Colégio Estadual Rodrigues Alves, como requisito parcial para obtenção do Certificado de Técnico em Administração – Área de Gestão.

Apresentado em___ de ______________ de 2015.

BANCA EXAMINADORA:

____________________________________

Professor(a):

____________________________________

Professor(a):

____________________________________

Professor(a):


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                4

1 MARKETING                5

  1. Origem e evolução do marketing        5
  2. Caracterização do marketing        6
  3. Tipos de marketing        6

  1. ANÁLISE DE MERCADO        8
  1. Análises de mercado e competidores        8
  1. Análise do setor        9
  2. Descrição do segmento de mercado        9
  3. Análise da concorrência        10
  1. Análise de produto         10

  1. MANUTENÇÃO E CONQUISTA DE CLIENTES        12
  1. Valor da marca        12
  2. Atendimento e manutenção de clientes        13

RELATÓRIO        ..........        14

CONCLUSÃO                15

REFERÊNCIAS        16



INTRODUÇÃO

Para um produto ser inserido no mercado evitando as chances de dar prejuízo é necessário que o empresário busque um profissional que faça uma análise de mercado eficiente, tendo em vista a localização, perfil dos clientes e poder aquisitivo dos habitantes da localidade. É importante que este atenda as necessidades da região e, mais do que isso, que os consumidores deste produto venham a divulgá-lo para mais pessoas.  Pois já tendo os consumidores da marca conquistados, naturalmente eles se tornarão fiéis à compra do mesmo e isto se a qualidade for mantida e não surgir outro melhor. Assim, também é necessário que faça um reconhecimento de possíveis competidores do seu produto, buscando nestes setores vários fatores que possam tornar este produto forte e com uma boa projeção de longa duração no mercado. O Analista de Mercado recolhe dados e  os analisa, tirando conclusões em todas as áreas, tais como a qualidade dos produtos da área onde vai atuar, setor, segmento do mercado, concorrência, atendendo requisitos exigidos para que o produto obtenha sucesso. Depois do cliente conquistado é necessário ter um enorme cuidado com o mesmo, pois ele é uma fonte que vai fortalecer a marca, pós-venda deve buscar atender e dar todo suporte ao cliente para que ele se torne fiel ao produto ou a novos produtos ou serviços a serem lançados.

 É de fundamental importância para o empresário estas informações obtidas na análise, pois junto aos seus gestores, terá noção de onde deve investir e como investir seus recursos de acordo com a parte financeira da empresa, tornando assim um investimento sustentável para todos.  

A análise de mercado ajuda a influenciar na diferenciação das marcas e concorrentes dando a eles uma direção de investimento.


  1. MARKETING
  1. Origem e evolução do Marketing

O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando ocorreu o maior avanço de industrialização mundial, que fez com que houvesse uma acirrada competição entre as empresas e maior disputa pelos mercados. O simples processo de produção e de vendas de produtos com qualidade, e de serviços, já não era insuficiente para o alcance de receitas e lucros vislumbrados pelas empresas. O cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando qual das alternativas disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício. As organizações, reconhecendo que a decisão final sobre a compra dos produtos estaria nas mãos dos clientes, começaram a criar e desenvolver  técnicas como pesquisa de mercado, comunicação das qualidades e benefícios dos produtos em veículos de massa, expansão e diversificação dos canais de distribuição, adequação de produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejo do seu cliente. Muitas pessoas pensam em marketing apenas como o processo de vendas ou propaganda. Tal fato se deve porque todos os dias ocorrem bombardeios de comerciais de televisão, anúncios de jornais e revistas, mala-direta, outdoors, e telemarketing-ativo. Alguém está sempre tentando vender alguma coisa. Na realidade, a questão de vendas e propaganda é apenas um pequeno pedaço deste complexo universo chamado marketing. A Administração Mercadológica dentro de sua perspectiva, focalizando-o como função empresarial, integra o conjunto de funções desempenhadas na empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras. Desta forma, a função de marketing engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial. Na intenção de suprir as necessidades de clientes e das empresas, nasceu o Marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com