TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING E ANALISES COMPARATIVA DE EMPRESAS

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

         

            SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANDREA APARECIDA MARIANO

DANDARA NATHALY WEIS MIRA

GRACIELA MONTOVANI DOS SANTOS

JOILSON ROCHA DE OLIVEIRA

MARCOS FIGUEREDO DA SILVA

THAIS DE OLIVEIRA RODRIGUES

 MARKETING E ANALISES COMPARATIVA DE EMPRESAS

[pic 4]

Umuarama

2014

[pic 5]

ANDREA APARECIDA MARIANO

DANDARA NATHALY WEIS MIRA

GRACIELA MONTOVANI DOS SANTOS

JOILSON ROCHA DE OLIVEIRA

MARCOS FIGUEREDO DA SILVA

THAIS DE OLIVEIRA RODRIGUES

MARKETING E ANALISES COMPARATIVAS DE EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso bacharelado em administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Marketing, Pesquisa de mercadfo, Negociação, Metodologia Cientifica.

Prof.Gislene Fregoneze; Henry Nonaka; Marcos Marques; Elisete Zampronio; Rodrigo Trigueiro.

                                                      Umuarama

2014

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................10


INTRODUÇÂO

Cada empresa possui sua própria forma de gestão, com características particulares, que é intimamente influenciada pelos princípios, crenças e valores dos proprietários da organização, e que é capaz de viabilizar as melhores condições de atuação para os seus colaboradores. Quando da existência de um conjunto de conceitos e princípios coerentes entre si e de sistemas de reconhecimento para estimular e tentar garantir os desempenhos considerados adequados, possibilitam-se regras de relacionamento entre os acionistas e os gestores da empresa, as quais estarão evidenciando todas as necessidades deles no tocante à condução eficiente e eficaz dos negócios da empresa.

Uma vez a empresa constituída, o Marketing é o principal elo de coordenação das relações da empresa com o mercado e com o cliente.     Esta relação compreende as necessidades e tendências do mercado, atendimento e serviços ao cliente, suprimento e distribuição ao mercado, comercialização, serviço de pós-venda, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, comunicações com o mercado, monitoramento com ambiente, do mercado e da estrutura de oferta. A pesquisa trata de um estudo comparativo entre duas empresas de ramo diferentes, porém de setores diferentes, que possuem produtos e processos, o que traz à tona a reflexão a respeito da formação de custo, gerenciamento do processo como um todo, necessidades de mercado e processos.


DESENVOLVIMENTO

MARKETING E ANALISES COMPARA|TIVAS DE EMPRESAS

                       Entrevista 1: Empresa Tuaren Jeans

A empresa Tuaren Jeans esta no mercado a mais de trinta anos. Porém com a filial na cidade de Umuarama- PR há um ano e oito meses, seu setor é comercio varejista de confecção para atacado e varejo tendo um porte médio. A pessoa entrevistada é Cleiton Tanaka gerente geral da empresa. A empresa possui um banco de dados, com dados cadastro dos dados pessoais, e-mail, celular para futuros contatos bem como um pós venda.

        Sobre o valor do produto a empresa já recebe um preço definido de sua matriz que é quem produz o produto. O preço é definido visando priorizar a qualidade do produto bem como dar acesso a classe B e C da sociedade assim sendo, acessível por amplo público da cidade. Sobre outro valor há exceção caso, seja necessário se fazer alguma promoção.

As atividades de comunicação são realizadas através de via jornal, outdoor, TV e panfletagem são lógicos que com a TV os resultados são melhores.

        A empresa não tem nenhum sistema para monitorar seus concorrentes. Como seus produtos são de ótima qualidade e um preço acessível para todas as classes sociais então eles não tem o porquê de se preocuparem com os outros lojistas. Sistematicamente não são realizados pesquisas. Mas existe um pós venda realizado através de e-mails e mensagens no celular para saber sempre o que o cliente mais gosta o que prefira que tenham na loja para melhor atendê-lo

        Em sua pequena história na cidade de Umuarama foi realizado uma pesquisa terceirizada diretamente com o público, uma pesquisa de rua e o resultado foi satisfatório com relação ao atendimento ao cliente, e com relação a qualidade do produto. Foi realizada essa pesquisa com o intuito de dar mais liberdade ao cliente expressar sua opinião pelo motivo que ele ficaria mais a vontade com uma pessoa de fora da empresa.

        Um dos problemas enfrentados pela empresa primeiramente é de encontrar pessoas com vontade de trabalhar nesse ramo em nosso mercado hoje é uma raridade. Outra questão são as vendas dos produtos que cada um tem um código de barras para sua identificação do qual não pode ser removido da peça caso a troca seja necessária, bem como no ato da troca faz-se necessário à apresentação do cupom fiscal da compra do produto pelo motivo que sem o mesmo não é possível desfazer a venda estornando o produto para o estoque da empresa, caso esse cupom fiscal não seja apresentado à troca não pode ser realizada. Neste caso as questões estratégicas podem ser apresentadas da seguinte maneira:

Primeira a Missão Corporativa da Empresa, pois é com esta missão que se define para onde serão direcionados os esforços diários dentro da companhia e como eles têm problemas na contratação do pessoal para trabalhar este é o momento correto para avaliar, treinar e selecionar melhor uma equipe para não tem problemas futuros.

Segunda questão estratégica é a Análise e Determinações da situação da Empresa nesta fase podem entender como a situação da empresa deve ser analisada e bem determinada não se pode buscar objetivos que estejam fora do alcance e escopo da empresa é preciso conhecer bem a situação atual para poder dar o próximo passo com segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com