TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING E PÇUBLICIDADE

Exames: MARKETING E PÇUBLICIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

Marketing

O conceito de marketing é uma filosofia de negócio que estabelece que o propósito fundamental é atender aos desejos e necessidades dos clientes. Talvez a expressão mais direta e forte dessa filosofia de negócios venha novamente de Peter Drucker, que disse que “Marketing é primeiramente uma dimensão central do negócio inteiro. É o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente”.

Marketing é uma filosofia que levou literalmente séculos para se desenvolver. Muitos tratamentos da evolução do marketing descrevem quatro orientações do século XX para a prática do marketing: a orientação da produção, a orientação do produto, a orientação das vendas e, finalmente, a orientação do marketing, que inclui o seu conceito.

Embora haja uma abundância de evidências históricas de que as firmas ao longo deste século tenham enfatizado a produção e as vendas agressivas visando à satisfação do cliente, há poucas evidências consistentes de que a maioria das firmas estivesse orientada dessa forma durante “eras” inteiras. Um retrato mais fundamentado e profundo da evolução do conceito de marketing é fornecido pelos historiadores modernos de marketing. Uma visão bem-documentada da evolução é fornecida por Ronald Fullerton:

1. A Era dos Antecedentes. Um longo período de gestação do marketing iniciou-se na Bretanha no século XVI e durante o século XVII na Alemanha e também na América do Norte. Os primórdios do capitalismo eram evidentes e os mecanismos facilitadores – bancos, bolsas de valores, papel-moeda começaram a surgir. As primeiras versões de instituições distribuidoras também apareceram na forma de lojas fixas de varejo, propaganda, armazéns de depósito e vendedores viajantes. Em reúno, essa era testemunhou os primórdios da determinação da demanda e do estímulo à demanda.

2. A era Origens. Iniciada na Bretanha em 1750 e nos Estados Unidos e na Alemanha em torno de 1830, essa era incluiu o início da Revoluçao Industrial. As enormes melhorias na produção e no transporte, combinadas com a urbanização da população, geraram as origens dos mercados de massa. A promoção de todos os tipos era evidente e os produtos eram projetados para atrair compradores potencias. A concorrência também se intensificou enormemente.

3. A era do Desenvolvimento Institucional. Iniciada em 1850 na Bretanha e em 1870 nos Estados Unidos e na Alemanha, a maioria das principais instituições e muitas das práticas modernas de marketing surgiram pela primeira vez durante essa era. A propaganda, a pesquisa de mercado, a melhor distribuição física e a expansão do varejo estavam todas sendo usada para estimular a demanda pela produção em massa.

4. A era do Refinamento e da Formalização. Essa era vai dos anos 30 até o presente. A prática do marketing continuou a se desenvolver, sendo que os refinamentos mais importantes ocorrem no varejo, na distribuição física e na análise de mercado. Foi durante reconhecidas nas organizações, sendo o conceito de marketing formalmente articulado.

Mas o conceito de marketing é mais do que uma mera parte da iteração seguinte da evolução do marketing. Representa também uma forma de fazer negócios numa base diária. Na American Express alocam-se recursos para entender as preferências de seus associados atuais e potenciais. A empresa faz pesquisas anuais para testar e refinar novas idéias de marketing, pois sabe quais características – seguro automático para aluguel de veículos, linhas telefônicas de serviço funcionando 24 horas por dia, garantidas gratuitas de produtos – realmente fazem a diferença para clientes. Ela divide o mercado de cartões de crédito em grupos, com base na renda e no estilo de vida, e depois atribui serviços a cada um deles - serviço de recepção por limusines nos aeroportos para seus associados portadores de cartões de “platina”, seguro extra de viagens para cidadãos mais idosos e preocupados com segurança e descontos em revistas para estudantes. Cada aspecto das operações da empresa é examinado atentamente para assegurar que as necessidades dos clientes estejam sendo atendidas.

De modo a implementar verdadeiramente o conceito de marketing como uma filosofia dentro de uma organização, a alta gerência deve assumir um enorme compromisso em termos de tempo e dinheiro. Entender os desejos do cliente e elaborar um esforço de marketing que atenda àqueles desejos pode parecer um caminho simples para o sucesso.

Se uma empresa realmente deseja assumir um compromisso com o conceito de marketing e a orientação de satisfação completa do cliente, então, segundo H Michael Hayes, deve tornar as seguintes providências:

1. A gerência de cúpula deve definir o propósito da organização inteira como sendo a satisfação do cliente.

2. A satisfação do cliente precisa ser definida em termos específicos e precisos.

3. A alta gerência deve assegurar o compromisso para com o conceito de Marketing.

O valor da bem - sucedida concentração na satisfação do cliente através do conceito de marketing fica manifesto na capacidade competitiva superior e no sucesso duradouro.

Objetivo de marketing

O objetivo de marketing é a meta ou alcance, em um determinado mercado, que uma empresa espera atingir, como aumentar a sua participação de mercado de 9% a 12% em dois anos. Esses objetivos conduzem a direção do negócio, pois mantê-los sem saber auaís são os objetivos é como dirigir um carro sem saber para onde ir. Alguns negócios alcançam certo grau de êxito, embora optem por não estabelecer os objetivos de marketing, e, por sorte, mantêm um modelo de negócio de sucesso. Mas por que alguém deveria confiar na sorte? Se uma empresa estabelece os objetivos de marketing, a probabilidade de sucesso aumenta, pois as tomadas de decisão terão um enfoque maior.

Os objetivos de marketing deveriam ser compatíveis com os objetivos gerais dos negócios de uma empresa. Eles não podem Sr estabelecidos exclusivamente pelo departamento de marketing. Ao alcançar os objetivos de marketing, a empresa alcançará seus objetivos mais amplos. Por exemplo, aumentar a participação de mercado de 9% para 12% ajudará o negócio a alcançar sua meta de crescimento.

Para serem efetivos, os objetivos de marketing precisam ser quantificados e medidos, e as metas devem ser estabelecidas dentro de um determinado período. Nesse critério, a Nestlé deu um exemplo de objetivo de marketing ao estabelecer a meta de aumento de 9% nas vendas de Kit Kat até o fim do ano seguinte.

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com