TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING das empresas Sicredi-Zona Sul

Projeto de pesquisa: MARKETING das empresas Sicredi-Zona Sul. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um estudo das estratégias competitivas utilizadas pelas empresas. Parte-se do ambiente de incerteza e mudanças vivido na atualidade, bem como dos novos paradigmas colocados pela revolução da tecnologia da informação, para enfocar-se a estratégia como resposta adequada para a sobrevivência das empresas. Apresentamos um diagnóstico empresarial na área de marketing das empresas Sicredi- Zona Sul , pois hoje não basta ser o melhor, o sucesso de uma instituição consiste em ser diferente, único, estar atento as mudanças constantes do mercado e agradar os consumidores, oferecendo o que eles mais desejam. Para esse ciclo ser completo as empresas tem que observar alguns processos para que seu sucesso seja completo e duradouro. Conhecer os caminhos que as empresas trilham para alcançar a excelência é muito interessante e de profundo aprendizado, conforme vamos conferir a seguir com as entrevistas efetuadas junto ao departamento de marketing das referidas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1: ENTREVISTA

Dados Empresa 1

Nome: Sicredi Zona Sul

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, 503 bl A

Bairro: Três Vendas

Cidade: Pelotas - RS

Setor que atua: Financeiro

Porte: médio

Nome pessoa responsável por marketing da empresa: Cláudia Regina

ROTEIRO:

1-A empresa possui um banco de dados de clientes?

2- Como a empresa determina os preços dos produtos?

3-Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

4- A empresa monitora seus concorrentes?

5- A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

6-A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado?Que tipo? Que resultados obteve?

Respostas das questões

Empresa Sicredi

01- Sim

02- Como é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, segue as normas de precificação do mercado financeiro brasileiro.

03- Comunicação e marketing (divulgação de produtos e serviços – mídia externa: spot, VTs, outdoor’s, anúncios e mídia interna (PDV) – cartazes, banners, adesivos, folderes, flyers

Relações Públicas: Reuniões de prestação e contas, de formação e de prospecção

04- Sim

05- Sim, em nível nacional, sob a responsabilidade e coordenação da área de marketing do Banco Cooperativo Sicredi.

06- Sim, a empresa faz periodicamente pesquisas com o cliente final, para avaliar qual o grau de satisfação quanto ao seu produto. Com esse tipo de pesquisa a empresa já obteve grandes melhorias, pois com as informações dadas foi debatido com os clientes as melhorias a se fazer.

ETAPA 2: Análise das informações coletadas

Análise das informações, analisar criticamente as informações, descrevendo como a empresa desenvolve suas atividades de Marketing.

A Cooperativa Sicredi é uma empresa de porte médio com visão nacional, as atividades do marketing são bem divulgadas, visto que usam vários meios, como mídia externa, spot, outdoors; mídia interna, banners, cartazes, adesivos, folders, também divulgam no jornal: O Catavento – Top Sicredi. Todos os preços são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil e segue as normas de precificação do mercado financeiro nacional. A Empresa tem um banco de dados de todos os clientes onde são feitos trabalhos para identificar a satisfação dos clientes em nível nacional, possuem um monitoramento de seus concorrentes por meio de um sistema interno. Sobre empréstimos, a empresa busca recursos via linhas de financiamentos disponíveis no mercado financeiro e também via Governo Federal e repassado aos associados. A parte contábil e analise de patrimônio são feitos por uma área especializada e compartilhada no Planejamento Anual e conforme os dados apresentados são repassados recursos para a área do marketing alocar. A Sicredi realiza suas atividades de marketing de maneira bem abrangente; a integração com a missão da empresa, a diversidade dos produtos, a identificação dos posicionamentos a serem adotados, a definição dos fatores de atratividade dos produtos, as oportunidades e ameaças encontradas, os pontos fortes e fracos da empresa nesses produtos perante a concorrência, a magnitude da estratégia de cobertura e por fim, os objetivos estratégicos e os meios de manipulação do marketing operacional; indiscutivelmente os administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com