TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING estudo

Projeto de pesquisa: MARKETING estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

A importância desta atividade e essencial para que conheçamos uma instituição da área da saúde (Hospital Cristo Rei) e construamos a partir dela um plano de marketing podendo ser plenamente aplicados a área da saúde, contribuindo para o desenvolvimento das instituições e o aprimoramento no relacionamento entre profissionais e pacientes. A área da saúde vem se aprimorando no que diz respeito à melhora no atendimento e relacionamento com todos aqueles que buscam o atendimento nas unidades hospitalares.

Marketing de relacionamento é a tecnologia da informação, com o objetivo de prover meios eficazes e produtivos de atender, reconhecer e cuidar do cliente, em tempo real, transformando estes dados em informações que quando filtradas e analisadas pela organização, permitem que o cliente seja “identificado” e cuidado por todos os envolvidos no processo de atendimento pessoal.

Quando falamos em marketing de relacionamento pensamos na relação cliente e negócio, e para que essa relação possa ter bons resultados é necessário aplicar estratégia do marketing atração que é oferecer valor ao cliente. O marketing de relacionamento vem para qualificar e desenvolver os hospitais públicos e privados, e o desenvolvimento do próprio sistema. O paciente deve ser o foco da organização, buscando constantemente no sentido de compreender, saber o que pensa sentir se estão satisfeitos com o serviço prestado, a base do atendimento e a construção do relacionamento ao longo prazo. Nas instituições da área da saúde, onde as pessoas buscam soluções dos seus problemas, a vulnerabilidade há a necessidade de encontrar pessoas que se preocupem e solucione seus problemas. E quanto mais a empresa se dispõe em informações e benefícios, maior é sua capacidade de identificar privilegiar seus clientes. Os conceitos e as técnicas de marketing aplicadas na instituição, trás pontos positivos, e possíveis falhas já que o paciente é o principal propagador dos serviços prestados pelo hospital.

As adaptações são necessárias, para identificar as necessidades das pessoas/ consumidor que procuram a área de saúde, é necessário verificar do que a instituição dispõe, ou seja, pessoas materiais e equipamentos, e adequar a demanda existente. É importante que a equipe de saúde esteja motivada, e tenha em mente os objetivos da instituição e compreenda a importância do consumidor e a necessidade de atendê-los naquilo que buscam, e tentar superar suas expectativas. Para isso é necessário atende-los com qualidade e viabilidade, pois o consumidor / cliente busca e entende que o poder está em suas mãos, ou seja, se satisfeito voltará, se insatisfeito fará propaganda negativa.

As empresas que não buscarem se adaptar no conhecimento e conceitos de marketing passará por dificuldades para manter seus clientes. Basta verificar que quando um cliente e bem atendido ele se desperta para o que de bom este novo fornecedor pode lhe oferecer.

INTRODUÇÃO

O hospital em que foi desenvolvido o estudo é uma instituição filantrópica de direitos privados, sem fins lucrativos. Sendo o remanescente das receitas apuradas investindo no próprio hospital, na aquisição de novos equipamentos e melhorias estruturais. Com o intuito de manter o alto nível de serviços, o Hospital e Maternidade Cristo Rei investem na modernização e ampliação de sua infra-estrutura, na aquisição de novos equipamentos e na capacitação de sua equipe multidisciplinar. Para fazer frente a essa permanente atualização, buscando os conceitos e conhecimentos de marketing, com o mesmo rigor e com a mesma qualidade se estende a gestão dos recursos, o que também possibilita ao Hospital e Maternidade Cristo Rei atuar e surpreender positivamente o cliente, excedendo suas expectativas no atendimento e na qualidade dos produtos fornecidos ou serviços prestados.

Fundado em 1995, o Hospital e Maternidade Cristo Rei, localizado na quadra 501 sul, Avenida Lo 13 conj. 02 Lt 02 CEP- 77016010 dispõem de 120 funcionários e atende no mínimo 350 pacientes/ mês, dispõe de 50 leitos com estrutura completa para atendimento de emergência, maternidade, internação em diversas áreas clinica e cirúrgicas e unidades de tratamento intensivo, neonatal e pediátrico, com novos projetos de implantação da UTI de adultos.

O modelo assistencial adotado pelo hospital conta com o corpo clinico especializado em diversas especialidades, que busca a humanização do atendimento e proporciona uma melhoria da comunicação entre o paciente, o medico assistente, o medico especialista, a equipe multiprofissional e a família.

Neste modelo os profissionais possuem um maior nível de interação, promovendo maior resolutividade o que possibilita que o paciente se mantenha internado pelo menor tempo possível, como e o objetivo da moderna medicina.

Este modelo assistencial é tido como referência para outras instituições e os pacientes vêm demonstrando um maior nível de satisfação em reação aos serviços prestados pela instituição.

Para garantir a continuidade da excelência no atendimento, o hospital teve a iniciativa pioneira de adotar um programa de forma de gestão pela qualidade.

DIAGNÓSTICO

Ao realizarmos a visita à instituição na entrevista realizada com o coordenador do serviço, pode se concluir que a rede de serviços de saúde se preocupa muito em manter um relacionamento com os clientes. A construção de um site interativo, onde o cliente possa se conectar e terá o alcance de suas mãos, informações e possibilidades de praticar ações on-line que esteja necessitando como, por exemplo, marcar consultas, verificar resultados de exames, já está em processo de conclusão. O Hospital e Maternidade Cristo Rei têm investido nos últimos cinco anos em Qualidades, tanto em local físico quanto em atendimento aos clientes a fim de fidelizá-los ao retorno dos mesmos. Uma infra-estrutura bem localizada no Posto de enfermagem, com salas de emergências bem equipadas, salas de espera e investindo principalmente em palestras e cursos para o atendimento direto a seus clientes, proporcionando na linha de frente uma estrutura, com profissionais capacitados para um atendimento de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com