TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA SOBRE SERVIÇO DE EMPRESAS

Tese: MATEMÁTICA SOBRE SERVIÇO DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

A finalidade deste trabalho, é organizar as informações sobre uma série de fatores e entraves referentes ao confronto de elementos e valores propostos, ressaltando, que através de subsídios e contextualização integrados que se focalizarão as causas e efeitos substanciais, provenientes de ações vividas no contexto empresarial como um todo, focalizando principalmente a Importância do Orçamento na Gestão Financeira, onde tomou-se como base os conhecimentos adquiridos em sala de aula através das diversas formas de aprendizagem, do Curso de Ciências Contábeis – Unopar, Pólo Garanhuns/PE.

Dentro desta perspectiva, evidencia-se a relevância do trabalho de pesquisa em pauta, uma vez que será um estudo de caráter científico baseado em fundamentação teórica e conceitual de pesquisadores e estudiosos de problemas semelhantes (estudo de caso), que resultará num documento de sustentação e norteador de mecanismos, facilitador do processo de desenvolvimento do conteúdo, que foi explanado sobre: O Conceito de Orçamento e sua Importância na Organização; Orçamento Mestre e sua divisão; Orçamento Operacional e Financeiro; Funções Contábeis; Enquadramento Tributário no Brasil e Percentual e Principais Causas de Mortalidade das Empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com os objetivos e informações fornecidas com a finalidade de fixar conteúdos, destaca-se a seguir os pontos primordiais a serem estudados a seguir, realizando uma produção de texto científico, seguindo as informações tutoriais do período, desenvolvendo as atividades, com os seguintes enfoques:

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A Matemática mais antiga é considerada aquela que se desenvolveu a partir das necessidades intrínsecas do ser humano como seus primeiros esforços na sistematização dos conceitos de grandeza, forma e número. Diante disso, podemos contemplar o surgimento do conceito de número no homem primitivo, quando ele tinha apenas a idéia de identificar um elemento, um par de elementos ou, muitos elementos.

“Podemos observar que as descobertas matemáticas estão relacionadas com os avanços obtidos pela sociedade, tanto intelectuais como comerciais. Se no princípio a matemática era essencialmente prática, visto que as sociedades eram rudimentares, com o desenvolvimento destas sociedades a matemática também evoluiu, passando de uma simples ferramenta que auxiliava aos problemas práticos para uma ciência que serviu como chave para analisar o mundo e a natureza em que vivemos”. (BERUTTI, 2004, p. 76)

A matemática é uma ciência presente em nosso cotidiano que contribui com a humanidade para compreender, organizar e desenvolver melhor o mundo e suas relações sociais e econômicas.

A Contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimônio. Controlar aquilo que possuía, gastava e devia. Os primeiro sinais de Contabilidade puderam ser observados no inicio da civilização, onde os pastores já procuravam controlar a sua riqueza, mesmo sem conhecer os números. Era uma forma bem rudimentar de controlar o inventário. Uma gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático de função por meio da utilização da análise custo/volume/lucro.

Assim, a Contabilidade é uma ciência factual social e a Matemática, uma ciência formal. Entretanto, apesar de serem ciências diferentes, o surgimento e a evolução delas se confundem.

A Contabilidade e a Matemática são ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números, que no caso do texto estudado, utiliza-se principalmente a porcentagem expostas pelos dados estatísticos extraídos de pesquisas, proporções, funções e matemática financeira.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Muitos empreendedores têm como principal ou único cliente (real ou potencial) as próprias entidades governamentais. Estes empreendimentos possuem uma taxa de risco ainda maior, pois estão bem mais vulneráveis a mudanças. Para tanto, diversificar a rede de clientes passa a ser uma importante ferramenta para aumentar a atratividade de seu negócio.

A análise do ambiente externo proporciona os subsídios necessários para que a proposta de valor seja avaliada em cada um dos possíveis cenários definidos. Todos os aspectos ambientais que compõem a análise do ambiente externo disponibilizam subsídios importantes para uma revisão da proposta de valor em relação a cada um dos possíveis cenários definidos. (SEBRAE, 2004, p. 31)

No entanto, o objetivo de relevar os fatores ambientais das organizações, visa principalmente à realização de uma análise e um mapeamento no qual o negócio será desenvolvido e, em função de um ambiente, definir a forma de atuação da empresa. A etapa da análise do ambiente é fundamental para o planejamento do negócio e, de uma maneira geral, o que diz respeito ao posicionamento, onde através dele é que serão identificados todos os fatores ou forças competitivas, que podem vir a influenciar no seu sucesso, bem como a maneira pela qual ele irá interagir com esses fatores, e a forma de minimizar suas interferências negativas e maximizar as positivas. Ainda nesta etapa do planejamento, é possível perceber os mercados nos quais os produtos/serviços oferecidos terão maior receptividade e enfrentarão menores dificuldades, quer seja pela força da concorrência e de substitutos potenciais quer pelo poder de clientes e fornecedores. Essas atividades realizadas na etapa de posicionamento permitem identificar as motivações dos clientes potenciais para adquirir os produtos e serviços oferecidos. Com os subsídios obtidos, principalmente pela análise da concorrência e do poder de compradores e fornecedores, o modelo de receita começa efetivamente a ser definido.

Uma forma de obter uma orientação estratégica muito útil está no preenchimento da “análise SWOT”, que nada mais é do que um retrato da situação num dado momento, sendo possível corrigir o que está errado e em seguida, avaliar como aproveitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com