TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Por:   •  2/9/2020  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Resenha Crítica de Caso

EDUARDO EMANNUEL PAIVA PEREIRA

Trabalho da disciplina

NEGÓCIOS DIGITAIS

                                  Prof. MARCELO VASQUES DE OLIVEIRA

Fortaleza - Ce

2020

O artigo gera um extenso debate sobre direitos autorias um verdadeiro trade-off, de um lado empresas querendo manter suas receitas e direitos de outro uma multidão ansiando para que tais liberações alimentasse novas produções e mais trabalhos.

No texto tem-se que temática ocupa palco de discussões e do debate político com o fenômeno da economia digital, a rápida digitalização gerou um novo problema, ocasionado pela facilidade com que pessoas comuns copiavam e distribuíam matérias protegidos.

Assim nasce a SOPA (Lei de combate à Pirataria Online) a grande pauta da lei é a questão que a DMCA, discutida na ONU e assinada pelos Estados Unidos, não tinha pontuado em relação a pirataria que sites e empresa que hospedam deveriam procurar conteúdos ilegais ou de propriedades de terceiros hospedados sem as devidas autorizações.

O efeito colateral dessa adoção foi geração de questionamentos sobre a corresponsabilidade.

 Até onde iria a responsabilidade de empresas que não interferem diretamente nos negócios que os clientes fazem online? Empresas como Paypal seriam penalizadas em que medida por ter inserido o seu meio de pagamento em um site que porventura tinha um conteúdo pirateado?

Outra questão levantada até onde iria a jurisdição americana? A lei vigorava nos EUA mas serviços como o famoso thepiratebay, atuavam na suécia.

Os pontos levantados pela adoção da SOPA, basicamente foram;

  1. Ameaça aos sites legais
  2. Presunção de Culpa
  3. Liberdade de Expressão e Invasão de Privacidade
  4. Ameaça a Inovação
  5. Impacto na Internet

O enrijecimento ao combate contra pirataria advindo com o pacote trazido pela SOPA, poderia atingir em cheio pequenos negócios que são complementos isentos da questão de pirataria, por ser uma lei que ocasiona fortes impactos e vai na contramão do conceito original de internet será necessário um esforço por parte dos adeptos da lei.

A Disney poderia rever o modelo de negócios e propriedades criando uma nova forma de receitas, em um mundo digital soluções precisam ser encontradas de formas inovadoras, planos de assinaturas estratégias de marketing voltadas para reconhecimento padrão de todos os produtos Disney e permear a cultura da empresa que seja replicada juntamente com um ente proprietário no mundo digital. Acredito que para marca ações que demonstram uma força e poder politico não comunica bem com os consumidores.

Apesar dessa forma rude e dura da Disney tratar a questão com a dura lei SOPA, não se pode nem suscitar  o relaxamento ou enfraquecimento do ponto central que é de fato a questão de direitos autorais, empresas vem remodelando seus negócios e conseguiram aumentar suas receitas e fazer com que consumidores reavaliem custos de aquisição de produtos digitais piratas, por exemplo a Microsoft que redesenhou uma serie de monetização dos seus produtos e teve resultados surpreendentes com adoção dos seus softwares por vias originais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com