TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

Por:   •  18/3/2016  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Manutenção Hoteleira (pp. 73-88).Quinto capítulo. ASSALY,Franklin. Administração Hoteleira: Desafios e Tendências para o Século XXI.

“Normalmente, cada hospede já vem com uma expectativa em relação ao hotel [...]. A  satisfação dessa expectativa dependerá em grande parte da política de manutenção adotada pelo empreendimento hoteleiro.” (p.73)

“Comumente no Brasil, as empresas fazem basicamente a manutenção corretiva, ou seja, a manutenção  é realizada após a  quebra dos equipamentos, com custos elevados, e serviços emergenciais, que nem sempre são executados de maneira correta.” (p.73)

“se  os recursos disponíveis forem utilizados racionalmente por meio de um bom plano de manutenção, colabora-se coma proteção do meio  ambiente, evitando desperdícios de água, energia e gás. Outra medida é desenvolver e participar de programas de reciclagem de materiais.” (p.74)

“O responsável pelo departamento é o gerente de Manutenção, que possui, como subordinados, um chefe de manutenção e, como colaboradores, os auxiliares técnicos de cada especialidade.” (p.74)

jj[pic 1]

Solicitação de Serviços de Manutenção

“Comumente, o contato entre os departamentos do hotel e a manutenção é realizada por meio de um documento: a Solicitação de Serviços de Manutenção (SSM)”. (p.76)

“Todos os departamentos do hotel enviam as suas SSMs para a Manutenção, que gerenciará os serviços a serem executados e as condições para realizá-la. Depois de uma triagem inicial, serão dadas as ordens de serviço de manutenção.” (p.77)

“No caso de um serviço emergencial, qualquer departamento poderá  fazer uma solicitação por telefone e, posteriormente, formaliza-la por meio de emissão da SSM [...].” (p.77)

Ordens de Serviço de Manutenção

“Após a emissão da Ordem de Serviço  de Manutenção, o setor de Manutenção providenciará o material necessário para a execução dos serviços.” (p.78)

“A manutenção deve providenciar a cada funcionário uma caixa de ferramentas com os matérias necessários para os serviços inerentes a sua função, devendo ainda disponibilizar a todos um quadro de ferramentas geral, além dos equipamentos de proteção individual.” (p.78)

[pic 2]

 “Caso ocorra um atraso na solução de uma solicitação de serviços, a manutenção, para evitar maiores transtornos, deverá informar a previsão de realização do serviço ao solicitante que, em comum acordo, encontrará uma alternativa.”(p.79)

Rotina diária

“Diariamente, a manutenção deverá efetuar as regulagens e ajustes nos equipamentos e instalações que compõem a edificação e o sistema operacional, considerando-a ocupação d hotel.” (p.80)

“A manutenção desenvolverá e executará os programas de manutenção preventiva por meio dos roteiros de inspeção, também chamados de check list.” (p.80)[pic 3]

Responsabilidade do Departamento

  • “prestar assistência  técnica a todos os departamentos do hotel;” (p.84)
  • “treinar e orientar os usuários das maquinas e equipamentos;” (p.84)
  • “controlar a garantia dos equipamentos e serviços de terceiros;”(p.84)
  • “emitir relatórios específicos e periódicos de suas atividades.”(p.84)

Tipos de Manutenção

Manutenção Corretiva

“É a manutenção realizada após a ocorrência de uma falha. Neste tipo de manutenção, não se torna possível prever os serviços, a serem executados,  atuando-se de forma aleatória e inconsistente.” (p.85)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (345.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com