TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE VALORES MOBILIARIOS BRASILEIRO

Trabalho Escolar: MERCADO DE VALORES MOBILIARIOS BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  5.006 Palavras (21 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 21

MERCADO DE VALORES MOBILIARIOS BRASILEIRO

6.0 – RELAÇÕES COM INVESTIDORES.

As Relações com Investidores podem ser definida como parte da administração estratégica de uma companhia que envolve atividades em que a comunicação irá contribuir positivamente para a justa avaliação da companhia.

Os objetivos do departamento de RI de maneira relativamente simples: Fornecer boa informação para analistas e investidores, ampliar e cativar a base acionaria, identificando os investidores mais adequados ao perfil da companhia, moldar a mensagem da companhia de uma forma que claramente represente seu valor e enviar informações qualificadas sobre as respostas do mercado para a alta administração.

O RI, portanto, é um meio de acesso ás informações estratégico, tanto do lado dos investidores quanto da companhia.

O profissional de RI precisa estar muito bem informado. Ele deve conhecer as estratégias e entender do setor e da legislação para informar aos agentes do mercado de capitais.

As áreas de RI devem estruturar-se para acompanhar as exigências do mercado, que as obrigam a ir além de itens econômicos, financeiros, contábeis e registros gerenciais de produção e comércio.

6.1 – A ATIVIDADE DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES.

A evolução da área de RI acompanha a crescente relevância que o mercado de capitais tem exercido na agenda econômica do País. Integra um movimento que já valorizou a área de RI nas companhias em boa parte do mundo e tem feito com que as companhias brasileiras também ampliem o espaço ocupando por essa atividade dentro de sua estrutura.

Cabe ao profissional de RI: Levar as informações da companhia para seus públicos estratégicos e trazendo para a companhia o necessário retorno (feedback) que irá mostrar as demandas e necessidades desses públicos. O resultado é o melhor atendimento das solicitações do mercado.

Sua eficácia depende da disseminação da cultura de companhia de capital aberto junto ao publico interno desde a alta administração ate o “chão de fábrica”, passando também pelos clientes, consumidores, parceiros e fornecedores terceirizados.

RI podem significar um diferencial de qualidade para a reputação corporativa da companhia aberta. Programa de RI possa esclarecer os eventuais “ruídos” de comunicação entre a organização e seus diversos públicos.

6.1.1 – O PAPEL DENTRO DA COMPANHIA.

Ao mesmo tempo em que aumenta a percepção das companhias a respeito da importância do mercado de capitais e da adoção dos melhores padrões de governança corporativa, cresce o papel estratégico e a responsabilidade do RI dentro da estrutura da companhia.

O RI deve considerar investidores e analistas seu alvo de mercado e trabalhar para conquistar sua confiança.

A área de RI deve estar presente no dia-a-dia das companhias abertas e dos agentes do mercado. A importância hierarquia e a valorização da área de RI estão vinculados aos objetivos de transparência e boas praticas de governança como elemento de geração de valor.

A definição das atividades de RI e o grau de responsabilidade atribuído aos profissionais da área de acordo com as características corporativas:

Atribuições básicas da área de RI:

• Atuação como porta-voz da companhia na comunicação com o mercado e com a imprensa econômica;

• Relacionamento com os órgãos reguladores, entidades e instituições do mercado, bolsas de valores e mercados de balcão;

• Ampliação da base acionária;

• Avaliação contínua das respostas do mercado à atuação da companhia e promoção de reflexão interna com outras áreas da companhia;

• Contribuição para definir a estratégia corporativa e ideias que agreguem valor;

• Desenvolvimento da cultura de companhia aberta junto ao público interno;

• Integração do programa de comunicações entre as diversas áreas da companhia;

• Planejamento e execução da divulgação de informações obrigatórias e voluntárias;

• Acompanhamento das avaliações/análises feitas sobre a companhia, bem como das condições de negociação dos valores mobiliários da companhia;

• Coordenação e acompanhamento dos serviços aos acionistas e respectivas assembleias;

• Reuniões públicas e individuais com analistas de investimento, acionistas e investidores potenciais.

6.1.2 – DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE CAPITAL ABERTO.

Tarefa prioritária da área de Relações com Investidores, a disseminação da cultura de companhia de capital aberto entre os diversos níveis de publico interno é reconhecida internacionalmente como a base da pirâmide para o sucesso no mercado de capitais. Direciona o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo, ajudando a fixar os conceitos de companhia ética, responsável e transparente.

Tanto o publico interno quanto o externo precisa ter convicção a respeito, das boas praticas de governança e de seus benefícios para a companhia e para o conjunto dos investidores.

Boa parte das demandas é apresentada pelos próprios investidores.

O trabalho de RI deve estar muito próximo ao dos departamentos jurídico, contabilidade, controladoria, assessoria de imprensa, de relações publicas, recursos humanos e da alta administração.

As companhias que chegam à bolsa com ofertas publicam inicias de ações funcionam como vitrine do mercado acionário para os investidores. Estão incluídos também os seus colaboradores, pois varias companhias destinam uma fatia do total de ações para esse investidor de varejo.

Ao se tornarem acionistas, os funcionários passam acompanhar o desempenho dos papeis da companhia, entendem melhor o processo de formação de preço das ações em relação aos resultados da companhia.

A importância de uma companhia aberta será possível alinhar o conjunto da companhia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com