TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA

O objetivo proposto pelo professor Alexandre Marchi, foi para as agências analisarem o merchandising no PDV de um dos estabelecimentos/lojas do Shopping Piracicaba.

Trabalho realizado no dia 20 de Abril de 2015 no Shopping Piracicaba, localizado na cidade de Piracicaba-SP.

Nos da Agência New Vision escolhemos a loja Pica Pau brinquedos, que esta no mercado a mais de 50 anos trabalhando no segmento de brinquedos infantis.

Foi à primeira loja que chamou a atenção da agência, por ter pouco movimento de clientes, por conhecermos um dos funcionários tivemos fácil acesso, e ao entrar na loja chegamos à conclusão que teríamos vários pontos positivos e negativos a discutirmos.

A New Vision recebeu autorização para poder exercer o trabalho pela gerente da loja Geisa Geoto. Foi liberado fazer imagens e a análise.

PDV PICA-PAU BRIQUEDOS

LOGO/FACHADA

Está localizado em um lado só da fachada, possui tamanho pequeno, esta no alto da vitrine e elas não tem uma cor chamativa são cores opacas “sem brilho”.

Por ser uma loja infantil indicamos mais cores alegres com “brilhos”, algo que desperte o interesse nas crianças e até nos adultos. O logo pode ser centralizado na vitrine acima da porta de entrada podendo ser visualizado pelas pessoas em certa distância de até umas três lojas atrás.

VITRINE

Os brinquedos expostos em um lado da vitrine da loja estão bem organizados, sendo de uma marca só (Marvel) que conta uma historia do filme Os Vingadores. Os personagens do filme de brinquedos que estão em alta por ter o 2º filme estreado recentemente estão em destaque na frente, uma ótima ação de MKT para chamar atenção das pessoas pela vitrine.

O outro lado da vitrine estava desorganizado, não seguia uma historia ou um personagem, os brinquedos estavam misturados e mal colocados. E: Os personagens da Turma da Mônica estavam montados em circulo e no meio estava um Tigrão que faz parte da historia do Ursinho Pooh.

ENTRADA DA LOJA

Na entrada da loja está seguindo uma atração para as crianças de baixa idade entre 1 a 5 anos, os brinquedos são de interesse atual dessa faixa etária. Os brinquedos estão empilhados até uma altura de crianças de 5 anos, onde elas possam alcançar e ter acesso para retirar o brinquedo do local. Um dos brinquedos é a personagem principal do desenho Peppa Pig.

ATENDIMENTO

Os vendedores abordam os clientes, porém não são educados e simpáticos. A gerente foi educada e simpática, mas ela fica no caixa que é localizado no fundo da loja é o último contato que o cliente vai ter e são somente os clientes que comprarem que vão até ela para realizar o pagamento.

É o vendedor que faz a cara da empresa/loja se eles atenderem com má vontade, é o cliente sair insatisfeito do local é empresa ficara mal falada em um grande grupo de pessoas, pois a propaganda boca-boca é a mais eficaz que temos.

Os vendedores tem que ser mais gentis, demonstrarem alegria e satisfação ao atender um cliente, assim o próprio ficaria mais à vontade e talvez mais entusiasmado para a compra. Por ser uma loja infantil seria ideal contratar pessoas com espirito “brincalhão”, “alegre”.

DECORAÇÃO

O nome da loja não condiz com a decoração, que esta focalizada para o tema de dinossauros. Porém é uma decoração diferenciada por ser em estilo 3D.

Notamos que é uma decoração “assustadora” para algumas crianças, e um tema bastante masculino por se uma loja unissex.  Apesar das paredes serão claras pintadas na cor branca, à decoração deixou o ambiente sóbrio por serem dinossauros “grandes” saindo da parede ou pendurados e as cores deles são escuras (preto cinza marrom ou verde escuro). Não existe nenhuma decoração ou brinquedo do Pica-Pau, sendo que ele é o “representante” da marca Pica-Pau brinquedos.

PREÇOS

Todos os brinquedos da loja tinham preços, tanto nos da vitrine quanto dentro da loja em prateleiras. Porém não tinha boa visualização, por se colocados em etiquetas pequenas diretas no produto, algumas etiquetas estavam viradas dificultando ainda mais a visualização de preços.

Em relação á valores, comparada com os concorrentes é a loja com melhor preço.

AMBIENTE

Sem música ambiente, sem cheiro/essência, sem lugar para sentar (cadeira, sofá), e não tinha um playground para entreter as crianças enquanto os pais realizam compras na loja.

LIMPEZA/MANUTENÇÃO/SEGURANÇA

As vitrines e chão estavam sujos, com marcas e machas.

Luzes queimadas.

Sem sensor na porta, qualquer um poder sair com brinquedos nas mãos, sendo com intenção ou sem intenção nenhuma.

PRATELEIRAS/PRODUTOS

Não é aproveitado total espaço das prateleiras, dissociação de gêneros (brinquedos desorganizados). Falta de estocagem em todos os departamentos, alguns produtos ficam escondidos, falta de preço nas prateleiras (display). Expositor vertical desorganizado, nenhum produto estava em promoção extra, se tivesse alguma promoção estava sem identificação. Alguns produtos estão desorganizados e sujos. Ex: Bicicletas com pó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com