TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA TERRA TEM PALAMEIRAS

Dissertações: MINHA TERRA TEM PALAMEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO:

“Minha terra tem palmeiras,/Onde canta o sabiá;/ As aves, que aqui gorjeiam,/ Não gorjeiam como lá”. ( Gonçalves Dias – Canção do Exílio – 1843)

As aves cantam, a terra produz, a natureza nos devolve tudo o que fazemos por ela.

O Maranhão possui uma vasta e diversificada flora.

Sendo o uso de plantas para a cura doenças uma prática muito antiga, os moradores do município de Lago do Junco se utilizaram delas para suprir a necessidades dos remédios, e assim, melhorar também a qualidade de vida.

Implantou-se o Horto e a Farmácia fitoterápica, em parceria com a prefeitura municipal, a paróquia São José e as lideranças locais, resultado do desenvolvimento do fórum de 1999.

Além das plantas medicinais, as quebradeiras de coco de Ludovico, também conquistaram seus direitos de entrar nas áreas dos cocais sem ter que pagar para os donos das terras, criando assim a Cooperativa de Quebradeiras de coco de Ludovico.

Esta é a Terra Fértil de um povo guerreiro onde:

“Nosso céu tem mais estrelas,/ Nossas várzeas têm mais flores,/ Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida mais amores.”

O texto de Gonçalves Dias, nos leva à reflexão de tudo o que se pode fazer para extrair da terra o sustento, a cura, a educação, a prosperidade de uma comunidade.

“Sou bravo, sou forte,/ Sou filho do Norte;/ Meu canto de morte,/ Guerreiros, ouvi.”

Para que se conseguisse sucesso neste empreendimento, foi preciso muita luta e determinação.

Explorar um ramo da indústria e do comércio utilizando-se das fontes oferecidas pela Natureza, foi uma grande conquista destes bravos empreendedores que contam assim, sua História de Sucesso.

Não chores,meu filho/Não chores,que a vida,/É luta renhida: Viver é lutar.

A vida é combate,/Que os fracos abate,/Que os fortes, os bravos só pode exaltar

2- DESENVOLVIMENTO

A comunidade de Lago do Junco passou de uma situação de indicadores sócio econômicos inferiores aos de outros municípios do Maranhão, com um baixo índice de desenvolvimento humano, devido o pouco investimento nas áreas de educação e saúde, para uma situação de melhoramento, tornando-se uma comunidade lucrativa e sustentável.

Para a realização do Projeto, o município teve apoio de grandes parcerias como: Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Maranhão, Governo Federal e SEBRAE, que contribuíram com capacitação de profissionais e verbas, e também o envolvimento e comprometimento da comunidade que foi a maior beneficiada.

Quanto à medicação fitoterápica, grande pare dos moradores possuíam ervas em casa, as quais eram usadas na comunidade: erva cidreira, camará, batata de “purga”, capim limão, boldo, bacurau, hortelã, folha de laranja, malva do reino, e mais...

A intervenção dos programas de apoio se fez necessário, pois foi percebido pelos agentes que a comunidade desenvolvia de forma inadequada o cultivo e a manipulação das plantas medicinais.

A importância da orientação técnica nos procedimentos realizados e a oportunidade de ir ao encontro do interesse do poder público local em incorporar medicamentos fitoterápicos em sua farmácia básica foram destacadas.

3- CONCLUSÃO - (ANÁLISE)

O sonho de colher o que se plantou transforma toda a realidade de um povo que luta para atingir seus propósitos, e quando isso acontece, a glória é de todos.

A Farmácia do Verde teve um sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com