TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

Pesquisas Acadêmicas: MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A motivação está envolvida no sentimento de realização e de reconhecimento profissional que a pessoa manifesta ao realizar tarefas que tenha um significado importante para sua carreira. Dentro da empresa, as pessoas são motivadas quando sentem que são reconhecidas pela valorização do que fazem. Esse reconhecimento varia desde gratificações, promoções e elogios. Um funcionário que não se sente motivado na empresa em que trabalha não terá um bom desempenho e não estará colaborando para o crescimento da empresa. Ao contrário do funcionário que recebe elogios e gratificações e que a partir disso sente vontade de estar sempre buscando melhorias. Os seres humanos são motivados quando têm necessidades, essas podem ser básicas, psicológicas e de auto-realização. As necessidades básicas são aquelas imprescindíveis para se manter. As psicológicas são um estado interno de satisfação

causado pela falta de algum bem necessário ao bem estar, enquanto que as de auto-realização são quando a pessoa tem a necessidade de ser reconhecida. Nem todos tem essa necessidade de auto-realização.

Palavras-Chave: Empresa, Motivação, Trabalhador.

Falar sobre motivação é entender o porquê as pessoas se comportam de uma determinada maneira. É um impulso de pensamento que as move para a realização do que elas consideram um objetivo positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba desejo, vontade, sonho, esperança entre outros. No mercado de trabalho a motivação acontece quando os funcionários “vestem” a camisa da empresa em que trabalham e, a partir de então, ele recebe como sobrenome o nome dessa empresa. É o mesmo que acontece no futebol, por exemplo. A equipe tem um técnico, que passa as instruções para os jogadores. O capitão coordena o time e mantém o controle dentro do jogo. E o resultado depende da colaboração de todos. A partir do momento em que todos vestem a mesma camisa e lutam para alcançar uma meta, eles já estão motivados.

O objetivo desse artigo visa mostrar o quão importante é as empresas utilizarem da motivação para o melhor desempenho dos seus funcionários e com isso aumentar a sua produtividade. Um dos aspectos da motivação é valorizar os funcionários e saber da importância que eles

representam na empresa. Por mais que as máquinas sejam importantes e a tecnologia esteja cada vez mais avançada, é imprescindível a presença das pessoas, nem que seja somente para manusear e controlas as máquinas.

Antes de falarmos sobre a importância da motivação dentro das empresas vamos abordá-la de um ponto de vista geral para podermos entender melhor o seu significado e sua grande importância para um indivíduo.

MOTIVAÇÃO: CONCEITO

A motivação está envolvida no sentimento de realização e de reconhecimento profissional que a pessoa manifesta ao realizar tarefas que tenha um significado importante para sua carreira. Segundo o dicionário brasileiro GLOBO, motivação quer dizer: ato de motivar; exposição de motivos. Diante destas definições, podemos dizer que motivação é um motivo que leva a uma ação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com