TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing 1º desafio 3º semestre

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO PELOTAS

3º SEMESTRE

TERENA DUARTE MENDES        RA 9133257277

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

GESTÃO EM MARKETING

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

PROFESSOR-TUTOR EAD LEANDRO GOMES

PELOTAS/RS

30/04/2015

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

2. SUMÁRIO EXECUTIVO..............................................................................................04

3. SITUAÇÃO ATUAL............................................................................................................05

4. ANÁLISE DE OPORTUNIDADES..................................................................................06

5.OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS, PROGRAMAS DE AÇÃO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO........................................................................................................7,8

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................09

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................10

        

        

        

        1. INTRODUÇÃO:

        Este desafio consiste na elaboração de um plano de marketing para a inserção da marca Pratice Designer, marca de extensão da empresa Pratice Eletrodomésticos, que possui mais de quarenta anos no mercado nacional e cinco anos em outros países da América Latina, e atualmente está se inserindo no mercado europeu, que possui como objetivo o lançamento de um produto inovador (processador PD5588), na cidade de Milão (Itália). Através de pesquisas de mercado a cidade foi constatada com o melhor público-alvo, devido a vários fatores positivo como cultura, poder aquisitivo, estabilidade econômica, turismo e etc, porém é indispensável que todas as possibilidades, sendo elas positivas ou negativas, sejam estudadas, trabalhadas e estruturadas, para maximizar as potencialidades, oportunidades e minimizar as fraquezas e ameaças do desafio de lançar uma marca que pretende ser a principal referência em eletro portátil. Para isto, iremos agregar valor ao nosso produto e serviço, oferecendo praticidade, qualidade, satisfação e fidelização do cliente.

        

        2. SUMÁRIO EXECUTIVO:

Nome da empresa: Pratice Eletrodomésticos Ltda

Endereço: Rua XV de Novembro, nº657-Pelotas-RS

CNPJ: 90.153.267/0001-01

A empresa consiste em: 6.200 funcionários

Área de atuação: mercado de eletro portátil.

Departamento de RH: Diretora Claudia Menezes

Departamento de Marketing: Diretor Ricardo Gouveia

Lançamento de produto, eletro portáteis “Pratice Designer”: Processador de alimentos PD5588 compacto 2 em 1, com recipiente de 4,0L, com fio de 2 metros, com potência de 1500 W, disponível em quatro cores...

        A Pratice Eletrodomésticos é uma empresa sólida, com mais de quarenta anos no mercado nacional. Há cinco anos começou a operação de filiais (centros de distribuição) na Argentina, Uruguai, Chile e Equador. As primeiras lojas foram instaladas nos Shoppings de lojas internacionais, a mesma estratégia foi usada em Portugal e na Espanha, e hoje, conta com uma rede de vinte lojas de varejo, com participação de mercado (market share), com pretensão de expansão do produto para Milão, Itália.

        Para que a expansão seja bem sucedida, nosso plano é identificar as oportunidades e minimizar os riscos através da análise SWOT e do mix de comunicações em marketing, atingindo nosso objetivo, ser a primeira opção em eletro portátil para clientes que necessitam de flexibilidade e praticidade.

O produto é o elemento-chave da oferta ao mercado. O planejamento do mix de marketing começa com a formulação de uma oferta que proporciona valor aos clientes-alvo. Essa oferta se torna a base sobre a qual a empresa constrói relacionamentos com os clientes. (KOTLER, ARMSTRONG, 2007, p. 200. Grifo do autor)

        3. SITUAÇÃO ATUAL:

        O mercado alvo, Milão, foi escolhido devido ao grande número de mulheres que atualmente não são apenas donas de casa, mas trabalhadoras que não abrem mão da praticidade e da agilidade na preparação de alimentos saudáveis, usufruindo assim momentos agradáveis junto à família. A cultura Italiana é muito forte, no sentido de reunir a família e apreciar os dotes culinários da anfitriã. Também estão em foco o comércio atacadista, restaurantes e clubes, devido a grande movimentação nos restaurantes da cidade, atraídos pelo turismo.

[...] o comportamento do consumidor é, em grande parte, um comportamento aprendido. As pessoas adquirem a maioria das suas atividades, valores, gostos, comportamentos, preferências, significados simbólicos e sentimentos por meio do aprendizado. A cultura, a família, os amigos, a mídia de massa e a propaganda proporcionam experiências de aprendizado que afetam o estilo de vida que as pessoas buscam e os produtos que consomem. (HAWKIS; MONTHERBAUGH; BEST, 2007, p. 144)

        Contamos ainda o benefício de o Brasil possuir acordo com vantagens comerciais nas exportações e importações com a Itália, nos tornando mais competitivos neste mercado frente aos concorrentes locais. Nosso país também é bem visto no mercado alvo, inclusive como empreendedor e inovador. A economia em Milão encontra-se estável, e o poder de compra do consumidor vem aumentando nos últimos três anos, o que facilitará ainda mais a inserção do produto no mercado, abrangendo toda a área gastronômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com