TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Marketing 1 Semestre

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 15

 

 

 

ABSTRACT

 This document presents a brief study on the automaker by car Toyota. It is a functional organization: the top can control different sectors of work and workers are multifunctional, trained to do other services in addition to their own. Have the Internet, press, newspapers, advertisements, magazines, emails, telephone, and television, SAC, among others for communication. In internal communications internal marketing has a very well worked. Use MS Word, MS Excel, MS PowerPoint and other informatics tools you use to manage their information.

Keywords: Toyota, Automotive, Manufacturing, Assembly.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

RESUMO ................................................................................................................................... 9 ABSTRACT ............................................................................................................................. 10 INTRODUÇÃO        

SUMÁRIO        

1.1 A EMPRESA        

1.1.1  Uma visão mais ampla        

1.2 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO        

1.3 TOYOTA ALIADA À TECNOLOGIA        

1.4 PRODUTOS E SERVIÇOS        

1.5 CONCORRÊNCIAS NO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO        

1.6 ALIANÇA ESTRATÉGICA        

2.1 RECURSOS E INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO        

2.1.1 Infraestrutura de TI        

2.2 CLIENTE EXTERNO        

2.3 CLIENTES INTERNO        

2.4 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO        

2.5 COMPROMETIMENTO COM O MEIO AMBIENTE        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS:        

Figuras        

CAPÍTULO I

1.1 A EMPRESA

A Toyota (TMC) que atua no ramo automobilístico é conhecida mundialmente como a empresa que mais investe em inovação. Está presente em mais de 170 países, sendo que o Japão, a América do Norte e a Europa são os principais mercados.

Figura 1 - Sede da Toyota Motor, inaugurada em fevereiro de 2005. 

[pic 1]

Fonte: M Live, 2014.

Atualmente a Toyota comporta mais de 320.800 funcionários, onde cada um deles conhece exatamente os valores da empresa. Na Toyota, um dos princípios que move os funcionários é a certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia. A busca obsessiva de qualidade, o qual é um ponto fortíssimo da empresa japonesa que se adéqua ao tipo de emprego vitalício é uma das principais características da Toyota. Privilegiando também, o trabalho em grupo.

Os funcionários recém-contratados passam por um treinamento de cinco meses, sendo um mês é dedicado à cultura da Toyota, dois meses em uma fábrica para ver como os carros são produzidos e o restante dentro de uma concessionária, porque segundo eles é preciso conhecer de perto o gosto do consumidor. Desse modo, todos seguem juntos com a mesma visão da empresa e em rumo ao alcance de novos patamares.

1.1.1 Uma visão mais ampla

A empresa acredita que sua vantagem competitiva resulta na maneira como trabalham seus parceiros. Por esse motivo a Toyota investiu em um programa de aprendizado de conhecimentos com seus fornecedores. Montando uma infraestrutura com consultores especializados para prestar assistência a seus fornecedores, assim, facilitam a transferência de conhecimentos explícitos (que podem ser passados facilmente) e táticos (aprendizado na prática, os mais complicados de decodificar) para sua própria rede de fornecedores.

A forma de organização adotada pela Toyota é uma organização funcional, onde superior pode comandar diferentes setores de trabalhos, além disso, os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, são treinados a fazerem outros serviços além do seu próprio. A empresa é constituída da seguinte forma: Presidência e vicepresidência, diretoria, gerencia, chefia/coordenação, técnica/Supervisão, administrativo, operacional, terceiros, aprendizes e estagiários.

Tem como Presidente do conselho Takeshi Uchiyamada; Presidente, membro do conselho Akio Toyoda (neto do fundandor Sakichi); como Vice-Presidente Executivo membro do conselho Satoshi Ozawa, Mitsuhisa Kato, Yasumori Ihara, Nobuyori Kodaira, Masamoto Maekawa e Seiichi Sudo; contando com mais 8 membros na administração, 7 na Auditoria, Fiscalização e Conselho e mais 15 na Alta Diretoria e Superintendências (três deles também ocupando cargo de diretores), e com mais de 30 Diretores Gerentes.

Figura 01 - Akio Toyoda, presidente da Toyota mundial.

Fonte: Diário do Nordeste, 2014.

A maior parte das empresas fornecedoras da Toyota é terceirizada, no entanto investem para se localizarem próximas às fabricas da Toyota diminuindo os custos decorrentes de transporte de carga, além de ter uma agilidade na entrega das encomendas. Para a Toyota, é essencial trabalhar com fornecedores que estejam alinhados à sua política ambiental e sustentável, além de contribuir para a diminuição dos impactos da atividade produtiva ao meio ambiente. Desta forma, para ser um fornecedor em potencial, as empresas devem atender a requisitos restritivos, como eliminar o uso de substâncias banidas em seus produtos, não utilizar metais pesados na composição de peças e materiais e, caso seja considerado um fornecedor significativo, obter a certificação ISO 14001 ou apresentar um documento que demonstre seu interesse em obtê-la.

1.2 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Para Maximiano os dois princípios mais importantes do sistema Toyota são:  

Eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade. E que para o bom funcionamento desses dois princípios, o sistema Toyota depende do comprometimento e envolvimento dos funcionários, por isso, a administração participativa tornou-se o terceiro elemento importante do sistema Toyota.

(MAXIMIANO, 2006) 

No campo da administracao com qualidade, os orientais criaram em 1962 pelo Dr. Kaoru Ishikawa seu proprio metodo de sistema, chamado circulo de controle de qualidade (CCQ). Assim, a Toyota foi a primeira empresa a aplicar esse método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com