TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Ensaios: Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 6

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE MARKETING I

ESTUDO DE CASO - EMPRESA AMBEV_________

AMBIENTE DE MARKETING

QUESTÕES

MACROAMBIENTE (ANÁLISE do Ambiente de Marketing)

1) Demográfico. Quais os principais fatos e tendências demográficas que apresentam oportunidades ou ameaças à empresa?

R: No estudo demográfico, o Marketing tira dados importantes para as empresas, seja com relação a população, raça, localização, entre outros dados. Podendo ser vistos como uma grande oportunidade, o conhecimento do tamanho da clientela, da necessidade, do poder aquisitivo. Porém a algumas ameaças, essas mudanças devem ser acompanhadas de perto pelos gestores de marketing, sendo que a empresa deve estar pronta para as mudanças no ambiente demográfico.

2) Econômico. Quais são as tendências de renda, preços, poupança, juros, inflação e crédito no futuro?

R: O consumidor precisa de renda para comprar, sem renda o mercado para, por isso é preciso fazer um estudo detalhado das tendências do mercado com relação a renda das famílias. O Autor Marcos Cobra (1992, p.132) fala sobre o ciclo dos negócios que são respectivamente: a prosperidade (quando há elevado crescimento do mercado), a recessão (quando a um aumento no desemprego e um declínio no poder de compra), depressão (quando a taxa de desemprego é extremamente alta e o poder de compra é baixo), e pôr fim a retomada (quando a economia passa do estágio de recessão para a prosperidade). A inflação tende a aumentar os preços, podendo ocorrer em qualquer momento dentro do ciclo dos negócios. Esse aumento diminui o poder de compra dos consumidores, tendo em vista o controle da inflação o governo toma algumas medidas tais como o aumento na taxa de juros. As variáveis que possuem papel direto com o mercado são sem dúvida, a renda, os preços, juros, inflação, poupança, e crédito. As empresas que fabricam produtos ligados diretamente a essas variáveis devem estar sempre atentas, e com estudos cautelosos, para conseguir uma fatia no mercado.

3) Ecológico (Natural). Qual tem sido a política da empresa quanto ao meio ambiente?

R: As empresas devem estar conscientes da escassez que está sendo prevista por estudiosos, seja recursos materiais, custo de energia, níveis alarmante de poluição, as mudanças nas leis ambientais visando a preservação do que ainda resta. Com tudo isso os gestores devem planejar ações que visam adaptar a essa realidade no mercado.

4) Tecnológico. Que mudanças estão acontecendo? Perspectivas? Politica de P&D? Quais os bens substitutos dos seus produtos?

R: As mudanças tecnológicas atingem os produtos rapidamente a necessidade de mudanças e inovações, o processo de fabricação está passando por diversas mudanças, devido ao alto índice de tecnologia agregada aos produtos. O mudanças visam a qualidade de vida das pessoas. O marketing deve fazer pesquisas rápidas e corretas sobre o mercado, o instantâneo será a chave do sucesso, ser rápido, com respostas que atraem o mercado consumidor.

5) Político. Quais as novas leis /legislação sendo propostas neste segmento? Qual o panorama político municipal,estadual e federal?

R: O mercado é regularizado por leis, sendo o marketing influenciado por essas leis, e pelo ambiente político. A legislação sofre constantes mudanças, e essas influenciam diretamente na maneira como se deve trabalhar o mercado consumidor.

6) Cultural. Que mudanças no estilo de vida e valores do cliente tem influído na empresa?

R: Os indivíduos são influenciados diretamente por crenças e tradições. Os valores culturais de um povo quando atingidos de maneira a favorecer a empresa, faz com que ela se torne paste daquela comunidade, surgindo uma grande oportunidade do marketing intervir e se adaptar ao estilo de vida dos cliente.

MICROAMBIENTE

1) Mercados. Tamanho, crescimento, distribuição geográfica dos mercados? Quais são os principais segmentos?

R: Cada tipo de mercado independente ou não do seu tamanho, necessita de estratégias para que se tornem uma oportunidade. Quando é descoberta o mercado que está em alta, deve –se identificar os compradores com comportamentos de compras homogêneos, criando assim um segmento de mercado. Os principais segmentos de mercado são: segmentação psicográfica, e segmentação com base em estilo de vida ou em valores.

2) Clientes. Como os clientes atuais e potenciais avaliam a empresa e seus concorrentes a respeito da reputação, qualidade dos produtos, serviços, força de vendas, preço e distribuição?

R: Os clientes estão sempre procurando produtos para suprir suas necessidades, assim uma empresa que está preparada para atender as suas necessidades e utilizando de uma boa pesquisa para estar sempre atualizada a novas necessidades, ou com uma boa gestão de marketing. A qualidade dos produtos e vista como um dos principais pontos na decisão de compra sendo que o preço nessa nova fase do mundo globalizado está quase que padronizado.

3) Concorrentes. Quem são? Quais seus objetivos/ estratégias/ forças e fraquezas?

R: As empresas na atualidade utilizam de informações sobre seus concorrentes diretos para descobrir suas próprias fraquezas e forças. Essas informações são utilizadas pelos gestores na tomada de decisões e planejamento das vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com