TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Artigos Científicos: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 8

MARKETING:

WEB AULA 01:

Unidade 1 – A Função Gerência de Produtos e Conceitos deMarketing de Relacionamento e de Serviços

Sem a existência do produto (aquilo que uma organização oferece ao mercado) não teríamos como decidir os outros elementos. Ou seja, sem o elemento produto, os outros componentes do marketing mix não existiriam. É com base nisto que Ferrell e Hartline (2005, p. 183) citam que "[...] o produto ocupa o núcleo da estratégia de marketing".

Atenção! O conceito de valor não pode ser confundido com o valor pago por um produto. Para compreender o que vem a ser valor, é necessário partir para a análise dos motivos que levam os clientes a fazerem suas escolhas no momento de uma compra.

Quando a soma dos benefícios é superior aos custos incorridos em uma compra, dizemos que ela trouxe valor para o cliente. Dessa forma, as empresas devem buscar o aumento dos benefícios e/ou a diminuição dos custos para que os clientes, ao finalizarem uma compra, percebam que fizeram a melhor escolha, uma escolha de valor. produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade".

quando compramos um produto, estamos comprando o benefício que ele nos traz, compramos a solução de um problema!

RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO

Novas realidades de marketing impõem às empresas, hoje, novas atitudes. Muitas companhias lutam por share (fatia de mercado) em mercados já esgotados, trazendo, como consequência, custos mais altos para a atração de novos clientes. E como dinheiro não está sobrando para ninguém, é bom escolher a estratégia correta, pois, conforme Kotler e Keller (2006), atrair um cliente novo custa cinco vezes mais do que manter um cliente antigo satisfeito.

CRM: “[...] é um subconjunto da estratégia de fidelização. É a parte relativa à infra-estrutura e sistemas de informação do conjunto de ações para habilitar uma empresa a não perder clientes”.

O objetivo do CRM é aumentar a inteligência na comunicação com clientes, no estabelecimento de prioridades de atendimento e na criação de propostas de valor e ofertas que tenham relevância face às necessidades de cada cliente. O CRM requer uma estratégia de fidelização que, de fato, alavanque a infraestrutura exigida para a geração de resultados via valorização da clientela.

segmento de mercado consiste em um grande grupo de compradores potenciais, que é identificado a partir de suas preferências, necessidades, desejos, percepções de valores, poder de compra, localização geográfica, atitudes e hábitos de compra, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica.

Por exemplo, uma empresa automobilística pode identificar 4 segmentos gerais de compradores:

• Aqueles que desejam basicamente um meio de transporte;

• Aqueles que buscam alto desempenho;

• Os que querem luxo;

• Os que buscam segurança.

• um nicho é uma parcela pequena de grupo, com características bem definidas e necessidades que não estão sendo satisfeitas totalmente. Em geral, os nichos são identificados, subdividindo-se em segmentos.

• Por exemplo, no segmento de automóveis, existem vários nichos: carros novos, carros importados, carros antigos, carros usados, carros batidos, carros blindados etc.

Lovelock e Wright (2001, p. 82) descrevem que quando os clientes percebem determinados riscos na compra dos serviços, eles geralmente utilizam alguns métodos para tentar reduzi-los, como:

• Buscam informações com amigos ou conhecidos;

• Procuram garantias e fianças;

• Tentam experimentar o serviço antes de efetivar a compra;

• Examinam as informações dos concorrentes;

• Verificam sinais tangíveis ou outras evidências físicas;

• Comparam ofertas de serviços pela internet;

• Confiam na reputação da empresa.

• Tabela 02: Riscos percebidos na compra e uso de serviços

Hoffman e Bateson (2003) relatam que o risco é percebido mais facilmente pelos clientes em relação aos serviços por ser mais difícil de estabelecer uma padronização. Portanto, o cliente não consegue saber exatamente o que irá receber antes que o serviço seja executado.

WEB AULA 2:

Portfólio de produtos e serviços de uma empresa é o conjunto de itens oferecidos ao mercado, com o objetivo de atender determinadas necessidades dos consumidores e gerar receita e lucro para empresa.

2. CICLO DE VIDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

2.1 O CONCEITO DE CICLO DE VIDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O conceito de ciclo de vida de produtos e serviços pressupõe quatro afirmações:

• Os produtos e serviços têm uma vida limitada.

• As vendas dos produtos atravessam estágios distintos, sendo que cada um apresenta desafios, oportunidades e problemas diferentes.

• Os lucros sobem e descem em diferentes estágios do ciclo de vida.

• Os produtos e serviços requerem estratégias de marketing, financeiras, de produção, de compras e de recursos humanos diferentes a cada estágio de seu ciclo de vida.

A maioria das curvas de ciclo de vida pode ser dividida em quatro fases: introdução crescimento, maturidade e declínio.

2.2 FASES DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

1. Introdução: Características: lançamento do produto ou serviço no mercado, propaganda de informação e indução, lenta elevação de vendas, lucros reduzidos. Ações: comunicação ao mercado e indução à experimentação, acompanhamento do grau de satisfação, análise da concorrência, correção de falhas.

2. Crescimento: Características: acentuada elevação nas vendas, redução de investimento em comunicação, propaganda de convencimento e aquisição, economia de escala, aumento das ações da concorrência. Ações: aumento dos canais de distribuição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com