TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Briefing

Trabalho Universitário: Marketing Briefing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 15

BRIEFING

PRODUTO

• Nome:

Danoninho

• Descrição:

Danoninho éo petitsuisse da Danone, um queijo fresco, não maturado, adicionado de minerais e vitaminas, e polpa de frutas.

Histórico (empresa e produto):

História da Danone

Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento. Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogênito. Em 1923 o produto começou a ser comercializado em farmácias. O negócio prosperou pela Espanha e, em 1929, Daniel Carasso resolveu estabelecer a marca na França, montando uma fábrica em 1932. Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos, onde fundou a Dannon Milk Products Inc em 1942, vendendo iogurte na cidade de New York. Nesse período, as fábricas francesas e espanholas tinham ficado com pessoas de confiança e, quando Daniel voltou à França em 1945, reassumiu o controle da empresa. Em 1947 revolucionaram o mercado ao introduzir o iogurte de morango em garrafas nos Estados Unidos. Os iogurtes aromatizados, conhecidos como “Fruity”, foram lançados no mercado em 1953, mesma época em que a empresa adotou o slogan “Danone, the desert of happy digestions”. Em 1958 a empresa construiu sua segunda fábrica na cidade de Paris. Nesse mesmo ano a empresa, deu os primeiros passos para uma fusão, quando os iogurtes Danone eram acondicionados nos depósitos da empresa Gervais (produtora francesa de queijos). No começo da década de 60, a Danone e a Gervais iniciaram várias atividades em conjuntos, culminando com a fusão em 1967. A nova empresa chamada Gervais-Danone, começou a investir na diversificação de produtos criando vários departamentos. Em 1970 introduziu no mercado o cremoso Danette, uma sobremesa a base de chocolate. Foi nesse mesmo ano que a empresa desembarcou no Brasil, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. Nesta década a empresa inaugurou várias fábricas pelo mundo, iniciando uma grande escalada rumo ao sucesso. Em 1972 ocorreu um dos lançamentos mais importantes da empresa, estreava no mercado o Petit Suisse (conhecido no Brasil como Danoninho). Em 1973 a empresa se uniu a BSN, uma empresa de engarrafamento. A nova empresa se chamou BSN Gervais Danone, que passou a se chamar Groupe Danone em 1994. Em 1981, a empresa vendeu seus negócios de engarrafamento, dedicando-se exclusivamente ao setor alimentício. No ano de 1986 entrou no mercado de biscoitos e bolachas ao adquirir a General Biscuit, que era proprietária da marca LU, fundada em 1846 pela família Lefevre-Utile. Em 1988 foi lançado o Dannon Light nos Estados Unidos e a linha BIO com Bifidus Activo, iogurtes que ajudavam a regenerar a flora intestinal e contribuíam para uma melhor digestão. A linha ACTIMEL foi introduzida em 1995 revolucionando o mercado de produtos saudáveis. Continha um fermento lácteo que ajudava a reforçar e defender o organismo de forma natural. Atualmente esta linha de produto é vendida em mais de 20 países com enorme sucesso.

História do Danoninho

Tudo começou na França quando a tradicional Danone, que já possuía vasta experiência na fabricação de iogurtes, resolveu lançar no mercado um novo produto direcionado ao público infantil. Foi então, que em 1972, estreou o delicioso petit suisse, lançado com o nome de DANONE PETIT GERVAIS AUX FRUITS. O processo de produção dessa nova guloseima consistia na pasteurização, na fermentação e concentração do leite de vaca, até que se tornasse um queijo fresco, não maturado. Após essa fase, eram adicionadas minerais, vitaminas e a polpa de fruta. Comparado à composição nutricional do iogurte com polpa de fruta regular o petit suisse contem três vezes mais cálcio, além de ser enriquecida com nutrientes para complementar a dieta infantil. Sucesso na França, não demorou muito para o produto ser lançados em outros países da Europa. Neste período, o delicioso produto também foi introduzido no mercado brasileiro em 1973 com o nome de DANONINHO, um diminutivo para Danone. Como acontecera em outros países, o produto rapidamente se tornou um sucesso, sendo presença constante nas lancheiras escolares, apesar das primeiras embalagens ainda não possuírem um design infantil para atrair os pequenos. Rapidamente o produto se tornou um forte aliado das mamães, um complemento diário saudável na alimentação equilibrada que, através da fórmula crescimento, ajudava o filho a crescer. Nos anos seguintes, DANONINHO foi o primeiro petit suisse a adicionar cálcio, ferro e zinco em sua formulação, a trazer sabores diferentes (frutas sortidas, banana e maçã verde), novas embalagens (como o potão) e novas aplicações para o consumo, como a versão líquida e a congelada. A linha chegou a lançar sabores estranhos como aveia com banana; aveia, cevada e milho; flocos de milho com mel; e até de beterraba e cenoura. No Brasil, Danoninho inaugurou a categoria de petit suisse em 1973, três anos depois da chegada da Danone ao país. Foi o primeiro petit a adicionar cálcio, ferro e zinco em sua formulação, a trazer sabores diferentes e novas aplicações. Já em Portugal foi a empresa portuguesa Longa Vida, que iniciou a comercialização deste tipo de produtos durante os anos setenta, adotando o nome de Suissinho.

• Aparência física:

O produto se parece com um queijo fresco fermentado não maturado diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio.

• Embalagem:

Elas eram verdes com rótulo branco, tendo apenas uma ilustração de salada de frutas, e acompanhadas de um pequeno texto com instruções de como a criança poderia criar brincadeiras utilizando os copinhos do produto. Além do delicioso sabor, a mudança da cor da embalagem para vermelha, um slogan criativo, um jingle inteligente e posteriormente um mascote divertido, também contribuíram para que DANONINHO se transformasse em um ícone de seu segmento no Brasil e um dos principais produtos do portfólio da empresa francesa.

• Preço e tendência:

SUPERMERCADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com