TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Digital e suas Ferramentas

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

UNISA- Universidade de Santo Amaro

Francilene Gomes Pessoa

Rosangela D. Oliveira Delmiro

Pesquisa de Mercado

SÃO PAULO

2018

Francilene Gomes Pessoa

Rosangela D. Oliveira Delmiro

Pesquisa de Mercado

Trabalho de conclusão de disciplina apresentado ao curso Mba Executivo em Marketing e Vendas da Universidade de Santo Amaro.

                                                 As ferramentas de pesquisa marketing

                           digital e como funcionam?


Professora: Fabiola Barrella

SÃO PAULO

2018

1. Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar quais são e como funcionam as diferentes ferramentas de marketing digital.

Usaremos como base, conhecimentos aprendidos em sala de aula e pesquisas que foram fundamentais para o complemento das informações.

2- Marketing Digital

É a utilização de técnicas de marketing através de meios digitais (Internet), envolvendo diferentes canais on-line e off-line e métodos que permitem gerar resultados para marcas, empresas, pessoas, criando assim, sua identidade digital.

As ferramentas mais usadas para dar a visibilidade de páginas e consequentemente atrair mais consumidores são os banners de displays em portais, links patrocinados e a otimização de páginas. Modalidades como mobile marketing, o social medias marketing e o e-mail marketing são altamente utilizados com o intuito de estabelecer relacionamentos, novas ativações, promoções, etc.

O marketing digital tem o objetivo de atrair desconhecidos utilizando-se de ferramentas de SEO ou ainda links patrocinados, tornando-os visitantes do seu negócio, e quando este realiza uma conversão conforme a estratégia estabelecida passa ser um Lead, ou seja, um cliente em potencial.

3- Ferramentas Digitais

O que diferencia o Marketing digital das opções tradicionais são os meios e as diversas ferramentas que auxiliam na administração e quantificação dos seus resultados em todos os canais.

As ferramentas ajudarão a filtrar as informações mais importantes, entender o desenvolvimento da estratégia, a gerar relatórios e fazer o acompanhamento. Porém isso só será possível entendendo exatamente quais são os seus objetivos para cada estratégia de Marketing.

4- Tipos de Ferramentas de Marketing

4.1 Ferramentas de SEO

Utilizadas para a otimização da estrutura do site em conformidade com os padrões vigentes considerando o comportamento dos motores de busca e refinamento de palavra-chave para a questão orgânica.

As principais ferramentas de administração de palavra-chave são:

SEMrush

Ahrefs

Ubersuggest

Todas elas apresentam estatísticas, sugestões e relevância de palavra-chave, bem como custo e concorrência quando falamos de links patrocinados.

4.2 SEO Técnico

As ferramentas de SEO técnico possuem variadas funções para checar a autoridade de domínio (seu e do seu concorrente), averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados entre outras funções.

As principais ferramentas de SEO técnico são:

Screaming Frog

MozBar

Yoast

Google XML Sitemap

Todos elas são rastreadores de sites, que permitem checar URLs e buscar elementos essenciais para analisar SEO local.

4.2 Backlinks

As ferramentas de Backlinks são importantes para checar a qualidade dos links que você recebe e fazer uma análise dos que devem ser removidos ou redirecionados.

As principais ferramentas da Backlinks são:

Google Search Console

SEMrush

Ahrefs

Todas elas tem a finalidade de detectar possíveis falhas na estrutura dos links tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

5- Ferramentas de Análise

As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso ou da falha da estratégia e dos resultados obtidos.

5.1 Análise de Métricas

Além das ferramentas que já tem um dashboard próprio para análise, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas podem e devem ser usadas de forma estratégica para compreender o funcionamento do todo e também das diferentes partes da estratégia.

Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.

As principais ferramentas de análise são:

Google Analytics

Search Console

Kissmetrics

Esse tipo de ferramenta apresenta um painel de controle com diversas possibilidades de monitoramento, garantindo que se possa analisar o tráfego total por onde chegam os seus clientes, quais as atividades no seu site e muito mais.

5.2 Análise de Concorrência

Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com isso.

Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, Backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.

As ferramentas mais utilizadas são:

SEMrush

Buzzsumo

As ferramentas descritas tem a capacidade de identificar rapidamente qual conteúdo está funcionando bem em um setor e quem são os principais influenciadores que estão gerando tráfego para o seu site.

6- Ferramentas de Design

Quando falamos em marketing digital logo nos vem à cabeça a preocupação com design. Fundamental no cotidiano em qualquer esfera, no marketing digital isso se torna ainda mais evidente, pois o apelo visual pode trazer grandes benefícios para seu site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com