TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Directo

Casos: Marketing Directo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  4.513 Palavras (19 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 19

elaboração de um trabalho, sobre o qual o tema a desenvolver o marketing direto. Identificaremos e analisaremos esta ferramenta de comunicação de Marketing a uma respectiva empresa por nós selecionada. Holmes Place, uma empresa de excelência na área do Fitness, direcionada não só para o bem-estar físico, mas também psicológico e espiritual, pareceu-nos extremamente interessante para a realização deste trabalho devido o seu crescimento no mercado e qualidade nos serviços.

Todas as empresas têm necessidade de se relacionar com o mercado, um dos instrumentais que dispõem as organizações para orientar sua relação com ele é o conjunto de atividade de Marketing.

O Marketing direto permite uma resposta direta, isto é, que o mercado seja identificado e que a empresa alcance-o e fale com ele. Quanto mais próximo dos consumidores a empresa estiver, maior probabilidade de sucesso. Permite captar nomes de potenciais clientes e obter informações relevantes dos clientes, converter esses potenciais clientes em ativos e os ativos em cativos através de uma comunicação continua.

Iremos fazer uma abordagem teórica sobre o Marketing Direto e sua importância para as organizações, abordagem prática sobre uma empresa real o Holmes Place, a nível de comunicação, como conquista de clientes, e consequentemente a fidelização daqueles já existentes.

Ana Pereira - 61505 Elisabete Lucas - 65580 Jandira – 61386 Comunicação e Publicidade

6

1. MARKETING DIRETO

Segundo Kottler Philip, Keller Kevin Lane (2005 pag.532) “ A comunicação de Marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores, direta ou indiretamente, sobre os produtos e marcas que comercializam. Num certo sentido, a comunicação de marketing representa voz da marca e é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores”1.

O Marketing Direto faz parte do mix de comunicação é um dos componentes mais importantes da comunicação de marketing. É um sistema interativo de Marketing que usa uma ou mais médias de propaganda para obter uma resposta mensurável ou uma transação em qualquer localização. O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente. Deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes2.

O Marketing Direto possui três características em comum:

 Personalizado- A mensagem pode ser preparada para atrair a pessoa a quem é endereçada.

 Atualizado- A mensagem pode ser preparada rapidamente.

1 Kottler Philip, Keller Kevin Lane (2005 pag.532)

2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_direto

Ana Pereira - 61505 Elisabete Lucas - 65580 Jandira – 61386 Comunicação e Publicidade

7

 Interativo- A mensagem pode ser alterada, dependendo da resposta da pessoa.

1.1 Principais objetivos do marketing direto

 Pesquisa mercado;

 Identificação de clientes potencial;

 Conquistar novos clientes;

 Fidelização de clientes;

 Divulgação da marca e dos seus produtos ao público-alvo definido;

 Rentabilização da Força de Vendas;

 Obtenção de resultados mensuráveis;

 Maximização do lucro.

1.2 Processos do Marketing Direto

 Processo de um passo

O consumidor responde a um anúncio que saiu nos media e recebe o produto pelo correio. Uma brochura promocional relacionada com a compra pode vir incluída no produto.

 Processo de dois passos

O potencial consumidor primeiro tem que ser qualificado antes de encomendar o produto. Ex: As companhias de seguros usam este tipo de processo quando pedem um exame físico antes de concederem o seguro.

Ana Pereira - 61505 Elisabete Lucas - 65580 Jandira – 61386 Comunicação e Publicidade

8

 Opção negativa

O cliente subscreve um plano oferecido por empresas que vendem livros ou discos e recebem regularmente produtos que não encomendaram. A mercadoria inicial é oferecida com um brinde ou desconto

1.3 Principais formas de utilização do marketing direto

O marketing direto é constituído por venda pessoal, marketing de venda direta, marketing de catálogo, telemarketing, marketing de televendas, marketing de terminais multimédia (quiosques), novas tecnologias de marketing direto digital e marketing online.

 Direct Mail – Segundo Kotler e Keller (2006, p. 609) “o marketing de mala direta consiste em enviar uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa num endereço específico”3.

Pode ser personalizado, é flexível, e possibilita realização prévia de testes de mensuração das respostas. O envelope deve conter o endereço do cliente e o nome da empresa ou logotipo no envelope. O Direct Mail também objetiva produzir clientes potenciais, fortalecer relacionamentos e informar sobre as últimas ofertas de serviços mais recentes.

 Telemarketing - É um veículo de propaganda de resposta direta e, por isso, torna-se poderoso. O poder do telemarketing restringe usá-lo de forma discreta, pois evidencia melhores resultados quando mantém diálogos úteis com aqueles que já são clientes potenciais qualificados.

3 Kotler e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com