TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing E Mídia

Projeto de pesquisa: Marketing E Mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

1 MARKETING E SEUS OBJETIVOS

O Marketing, proveniente da palavra “Market” (em inglês, “comprar”), é um conjunto de atividades e ferramentas, cujo objetivo é divulgar um conceito, seja sobre uma marca, uma pessoa, um grupo, um produto, serviço, entre outros.

Os estudos e as ferramentas do Marketing possibilitam um maior conhecimento do mercado e das empresas, proporcionando o surgimento de tendências e nichos essenciais para o sucesso de uma marca. Parte dessas tendências relaciona-se diretamente com os meios de comunicação, pois conhecer o público alvo e saber a melhor maneira de atingí-lo é indispensável para a obtenção de resultados positivos.

Dessa maneira, este trabalho apresenta uma das principais ferramentas utilizadas na área de marketing, cuja maior característica trata-se do relacionamento com o público: a Mídia Social.

1.1 O profissional de marketing

O departamento de marketing, ou mesmo o próprio profissional, deve agir como um guia e liderar os outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e suprimento de produtos ou serviços para seus clientes. É imprescindível que haja comunicação. O pessoal do marketing tem uma visão mais ampla do mercado e das necessidades do cliente, mas não deve agir sozinho no desenvolvimento do produto ou do serviço ao cliente. Deve haver uma comunhão de ideias. O marketing deve estar envolvido sempre que se discute o desenvolvimento de um novo produto ou uma função relacionada ao cliente.

É muito importante que o departamento ou profissional de marketing considere os comentários de muitas pessoas dentro da empresa. Não apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises úteis sobre o que o cliente quer e sobre novas ideias que podem ter escapado ao restante da empresa. Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus representantes do serviço ao cliente devem conhecer bem as opiniões e necessidades dos mesmos. Um serviço de excelência dependerá do envolvimento dos clientes diante do desempenho da empresa.

Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo marketing devem estar em linha com a visão e a missão da empresa. O alto escalão administrativo deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais de comunicação. Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da empresa no mercado falharão. É simples assim.

Deve ser incentivada entre todos os funcionários a ideia de que marketing é um esforço de equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing.

Para ilustrar isto, suponha que uma empresa que atua no ramo de vendas de eletrodomésticos tenha os melhores vendedores, que tratam com total respeito e agilidade as pessoas que por ali passam, porém, exista na mesma loja o funcionário do caixa, que não indica para o cliente a melhor forma de pagamento, que não procura agilizar o atendimento, enfim, não possui o mesmo foco que o vendedor. Normalmente, a cooperação entre os departamentos e o apoio do primeiro escalão para reforçar os procedimentos necessários é fundamental.

O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso, ele representa a empresa com voz uma voz ativa.

1.2 O Mercado de Marketing

O mercado do marketing está sempre em mudanças e cada vez mais há a necessidade de inovar. "Se você inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem escolhas" destaca Kotler (2011).

Estamos na era da informação. Segundo Kotler e Sawhney (2001), a era da informação é nada mais que a era da democracia da informação, onde o público está cada vez mais informado e muito mais exigente.

O marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com